Radio Web InformaSom

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Duque de Caxias conquistou o histórico acesso à Série B

Assim como nas fases anteriores, sempre ganhando a vaga no critério de desempate pelo numero de gols marcados e com muito sofrimento, o Duque de Caxias garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da Série B, mesmo derrotado por 3x2 pelo Confiança, neste domingo (23), no Batistão, em Sergipe. O time da Baixada Fluminense, dependia apenas de uma vitória simples, chegou a estar vencendo por 2x1 e perdeu por 3 x 2, mas foi beneficiado pelas vitórias de Rio Branco-AC sobre Brasil-RS por 4x1 e Guarani-SP sobre Águia-PA por 2x1 e terminou o octogonal no limite do G 4, na quarta posição, o suficiente.
Mesmo eliminado e em campo apenas para cumprir tabela, o time sergipano resolveu jogar duro e quase tirou a classificação do Caxias. Logo aos 2 minutos de jogo, Da Silva entrou pela direita, tentou cruzamento e a bola acabou no fundo da rede, encobrindo o goleiro Borges: 1 a 0 para o Confiança. Ainda na primeira etapa, o Confiança deixou de ampliar. Cristiano Alagoano cobrou pênalti e Borges defendeu. Aos 44, boa jogade de Alan, que cruzou para a área e Dudu, no meio dos zagueiros, subiu para cabecear e decretar o empate.
Na volta do intervalo, o Duque de Caxias entrou em campo ligado, pressionando o confiança e, aos 4 minutos, saiu o gol da virada. O experiente Edivaldo cruzou para a grande área e o último a tocar a bola foi Juninho, fazendo 2x1 para o Duque de Caxias. Com a vantagem no placar e um resultado que garantiria o acesso, o Caxias passou a tocar a bola, esperando o tempo passar.
Mas o Confiança resolveu "engrossar", buscou o empate e conseguiu revirar o placar. De novo Da Silva, armou a jogada que deixou Jádson na cara do gol para empatar o duelo em 2x2, aos 27 minutos. O time sergipano queria mais e quase acabou com o sonho do Caxias de chegar à Série B. Aos 32, numa confusa cobrança de falta, o goleirão Borges se atrapalhou com os zagueiros, espalmou a bola para cima e ela sobrou limpa nos pés de Bira, que empurrou para o fundo do barbante, marcando o gol da revirada.
Com o resultado, Tricolor não dependia apenas de si e precisava contar com vitórias de Rio Branco e Guarani. Até aquele momento o time acreano vencia o Brasil de Pelotas-RS por 3 x 0 e a fatura já parecia liqüidada, mas em Campinas-SP a situação era dramática. O Bugre, que vencia o Águia por 1 x 0, sofreu o gol de empate aos 30 minutos da etapa final e o acesso do Duque dependia de um gol: seu, em Aracaju, ou do Bugre, no Brinco de Ouro da Princesa.
E para felicidade de paulistas e cariocas, Dairo balançou a rede pela segunda vez, e o Guarani-SP derrotou o Águia-PA por 2x1, garantindo o time de Campinas e o Tricolor da Baixada Fluminense na Série B de 2009. Atlético-GO e Campinense-PB, completam o quarteto. Assim os jogadores do Duque de Caxias puderam comemorar, aliviados após a derrota. Depois do Fluminense há 12 anos, o Rio de Janeiro tem um novo clube promovido da Série C para a B do Brasileirão.
Confiança: Fábio; Jorginho (Jádson), Márcio Alemão, Bira e Ramon; Wilson Surubim (Rivaldo), Robinho, Alisson e Da Silva; Cristiano Alagoano e Fabinho (Yahoo). Técnico: Mauricio Simões. Duque de Caxias: Borges; Douglas Silva, Tinoco (Edmilson), Silva e Alan (Douglas Fernandes); Cleber, Pingo, Renatinho e Juninho (Geovani); Edvaldo e Dudu. Técnico: Marcelo Buarque. O árbitro foi Wilson Souza de Mendonça, auxiliado por Jossemmar José Diniz Moutinho e Alcides Augusto de Lira Júnior, todos da Federação Pernambucana.

Nenhum comentário: