Radio Web InformaSom

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Americano disputará a Copa do Brasil em 2009

O Nova Iguaçu conquistou a Copa Rio derrotando o Americano, depois daquelas polêmicas arbitragens contra o Quissamã e a goleada no Volta Redonda. Mas anunciou esta semana que não disputará a competição nacional, pois foi eliminado na fase anterior da Segundona Carioca deste ano e perdeu o estímulo, já que não vai ter um time de Primeira Divisão e acha arriscado investir na Copa, que pode acabar em apenas dois jogos. O Americano pode herdar esta vaga e retornar após dois anos, ganhando maior visibilidade no cenário do futebol brasileiro.
Este é o primeiro passo do alvinegro campista em voltar a ser o grande destaque do Interior Fluminense, aumentando a expectativa dos 207 sócios que reelegeram o presidente Luiz Cesar Gama, com a nova gestão 2009 até maio de 2011, empossada na última sexta-feira.
Segundo Cesar Gama, o cartola do Nova Iguaçu, Janio Moraes comunicou a decisão de não disputar a Copa do Brasil, por telefone. Ainda falta oficializar a desistência junto a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, para que a vaga seja repassada ao Americano, vice-campeão da Copa Rio. Anguns atletas que pertencem ao clube estão em plena atividade, disputando o Estadual da Terceirona, numa parceria com o São João da Barra, que no sábado (1) derrotou o La Coruña por 2x1 e assumiu a liderança do Grupo VI.
O Americano voltará a esta competição nacional após dois anos, onde participou de 2002 à 2006. Na memória do torcedor campista está gravada a campanha de 2005, quando chegou às oitavas-de-final e foi eliminado pelo XV de Campo Bom, clube gaucho, na época treinado pelo Mana Menezes, o mesmo que recolocou Gremio e Corinthians na elite do futebol brasileiro.
Desde a sua fundação em 1914, o Americano Futebol Clube se tornou uma marca definitiva no futebol do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Recordista em campeonatos municipais, com 27 títulos de campeão campista, o alvinegro do Parque Tamandaré ainda foi bicampeão fluminense em 1969 e 1970, ganhou cinco Taças Cidade de Campos, chegou ao vice-campeonato da Taça Guanabara por duas vezes (1981 e 2005), conquistou dois turnos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, em 2002 (Taça Guanabara e Taça Rio de Janeiro), além de levantar dois títulos de expressão nacional, sendo campeão Brasileiro da Terceira Divisão (Módulo Azul, hoje Série C) e o Campeonato Brasileiro de Seleções, representando o Estado do Rio de Janeiro, ambos em 1987.
A partir dos anos 80, o Americano passou a realizar vitoriosas excursões ao Exterior, figurando como as mais importantes as de 1981 e 1994, ambas realizadas pelo Oriente Médio. O clube campista se orgulha em ter revelado inúmeros atletas para a Seleção Brasileira e até os dias de hoje tem jogadores espalhados pelo Brasil e no exterior, formados no Parque Tamandaré.
Com a queda do América em 2007, o Americano é o único time do Rio de Janeiro (fora os quatro grandes), que nunca foi rebaixado para o estadual da Segunda Divisão . No entanto, por muito pouco, o time de Campos não se juntou ao desespero do time rubro. A décima terceira colocação nesta temporada em nada lembra o desempenho em anos recentes, quando o clube chegou até ao vice-campeonato, em 2002. Para o presidente César Gama, a decadência é reflexo natural da dependência dos clubes pequenos do poder público, algo que os deixa reféns.
Segundo o presidente, esta decadência tem uma explicação. "A Lei Pelé é a principal responsável por isso. Antigamente os clubes viviam de vendas de um ou outro jogador por temporada. Hoje em dia, nem jogador de 15 anos quer fazer vínculo longo. Entre os jogadores negociados pelo Americano na última década estão os laterais-esquerdos Léo, do Benfifica, e Wederson, do Fenerbahce.

Castelo vence no Louzadão
Em jogo isolado pelo Estadual da Terceirona Carioca, neste domingão, no Estádio Nielsen Louzada, em Mesquita, o Castelo Branco derrotou o Sampaio Corrêa por 2 x 1, e assumiu a liderança do Grupo V, com três pontos; seguido por Campo Grande e Quissamã, com um e o lanterna Sampaio Corrêa, que não pontuou na rodada de abertura da penúltima fase.

Nenhum comentário: