Radio Web InformaSom

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Piloto macaense é o novo líder no Estadual de Motocross

No último final de semana, 13 e 14 de setembro, os pilotos macaenses Fabiano de Lima Bastos e Jorge Luiz, ambos patrocinados pela FESPORTE através do Bolsa Atleta, e apoio da equipe Gordo Racing, competiram duas provas importantíssimas do cenário estadual, em cidades diferentes. O campeonato Estadual de Motocross, realizado pela FEMERJ em Casimiro de Abreu e a Liga Estadual da mesma modalidade, realizado pela LEMERJ em Iguaba.
As provas foram realizadas no mesmo final de semana, o que prejudicou e muito a vida dos pilotos macaenses, que tiveram que se dividir entre as duas competições. Fabiano de Lima, o "Naftalina" se concentrou no campeonato Estadual enquanto Jorge Luiz foi defender Macaé na Lemerj. Ambos venceram, cada um em sua categoria.
Pelo Campeonato Estadual, Fabiano competiu nas categorias Intermediaria e Sênior 30. Um dos destaques foi a pista da cidade, que depois de horas de chuva se tornou a pricipal dificuldade para os atletas superarem. “A pista estava muito difícil, com muita lama. Muitos pilotos se deram mal, pois com o piso enlameado as motos perdem totalmente a aderência", explicou "Naftalina". A lama levou dificuldade a muitos pilotos, porém para o macaense as condições da pista não foram tão prejudiciais. Fabiano já treinou muito em pistas de areia, e segundo o piloto a dificuldade é bem parecida. "Não podemos usar o freio. Temos que acelerar o máximo possível e reduzir a velocidade pelo freio motor. Quem acelera muito na lama fatalmente não consegue frear na curva e acaba fora da pista", explicou o macaense, que tem apoio da academia Equipe Atlética.
Na categoria Sênior 30, Fabiano deu show, apesar de largar na quinta colocação. Logo na primeira curva, o macaense superou dois adversários, fazendo uma bela ultrapassagem sobre seu rival, o piloto Vinicius Rachid, heptacampeão estadual, pulando para terceira colocação. Já nas voltas seguintes, Fabiano passou dois pilotos de uma só vez assumindo a primeira colocação na corrida, onde se manteve até o final.
Na categoria Intermediária, o macaense também fez bonito, largando na segunda colocação, Fabiano assumiu a liderança logo na segunda volta, passando o piloto da equipe Suzuki-Petrobras, que mesmo com uma estrutura maior tem perdido constantemente para Fabiano. Com a ultrapassagem, Fabiano assumiu a liderança e venceu com folga sua segunda corrida.
Com os resultados, o macaense assumiu de vez a liderança do Estadual 2008, que tem a previsão de mais duas provas até o final do ano.
Enquanto isso, na cidade Iguaba Grande, o também macaense Jorge Luiz, fazia bonito pela quinta etapa da Lemerj. Jorge Luiz encarou muito dificuldade na lama, assim como Fabiano. E também soube tirar vantagens do piso escorregadio. Pela Categoria Amador, Jorge Luiz, que tem apoio da Churrascaria Carne Seca e Aureo Center, largou na sétima colocação e foi buscando melhores colocações volta após volta, até chegar ao segundo lugar.
Ainda com chances de chegar à primeira colocação, Jorge Luiz forçou uma ultrapassagem mas foi atrapalhado por um piloto retardatário, perdendo contato com o líder da prova e terminando a mesma na segunda colocação. Já pela categoria MX2, largaram 22 motos e o macaense era o quarto colocado. Ainda nas primeiras voltas Jorge Luiz assumiu a liderança da prova e com muita inteligência soube administrar e aumentar sua vantagem sobre o segundo colocado, terminando a prova na primeira colocação e com mais de 100 metros de vantagem sobre o segundo colocado.
A próxima prova está marcada para o dia 21 de setembro em Carapebus pelo campeonato da Lemerj, onde os macaenses competiram juntos pelas melhores colocações da prova e do ranking.

Nenhum comentário: