Radio Web InformaSom

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Melhor Circuito Municipal de Bodyboarding é o de Macaé

Essa é a opinião dos atletas que participam das competiçõe realizadas nas Praias de Macaé. No último final de semana aconteceu o Circuito Macaense de Bodyboarding na Praia dos Cavaleiros, uma das melhores para a pratica desta modalidade, com mais de 70 atletas de todo estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Circuito Macaense, chegou ao seu 9º ano consecutivo e conquistou o título simbólico de melhor campeonato municipal do Brasil.
Devido à excelente estrutura física que é normalmente montada na praia, o quadro técnico profissional com supervisão da Federação Estadual e Confederação Brasileira de Bodyboard, o sistema de julgamento informatizado e a excelente premiação, que nesta etapa ofereceu mais de 5 mil reais em produtos para os primeiros colocados.
As ondas estavam com ótimo tamanho, e apesar de algumas boas esquerdas, o evento foi predominado por ondas para direita que quebravam com melhor perfeição e rampas, proporcionando manobras radicais que levantaram o público presente, que inclusive participou ativamente das brincadeiras promovidas pelo evento, oferecidos pela Só Moto Center, Jonatahn Tatoo e Herba Life.
A categoria iniciante masculino superou as expectativas dos organizadores e contou com um número recorde de inscritos, devido principalmente ao sucesso das escolinhas gratuitas realizadas nos principais pólos da região, Rio das Ostras e Macaé, que juntas formam mais de 300 praticantes todos os anos. A final mostrou exatamente os frutos deste investimento com um duelo dominado pelos atletas rio-ostrenses e macaenses.
Quem venceu na inicniate foi o macaense Guilherme Soares, faturando uma prancha da Atol surf shop, além de roupas da backdoor e acessórios. Em segundo lugar ficou o rio-ostrense Bruno Araujo, que também levou prancha para casa, camisas de lycra e bermudas da marca Freeride. Na terceira colocação ficou Gabriel Lazaro, também de Macaé e em quarto lugar Leonardo Ferreira de Rio das Ostras.
A categoria mirim foi marcada por um duelo entre macaenses e cariocas. Os macaenses chegaram à final com dois atletas da categoria iniciante, enquanto o Rio de Janeiro tinha além de João Ricardo, o favorito Paulo Mauricio, atual líder do Circuito Estadual.
Mas o esporte pregou mais uma surpresa. Lucas Fittaroni, atleta revelação em 2008, mostrou que continua evoluindo e marcou a melhor nota da bateria, um 7,83 que lhe deu a vitória. Em segundo lugar ficou Guilherme Soares, também de Macaé, ambos já classificados para a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro, confirmado para Macaé entre os dias 26 e 28 de setembro. Em terceiro lugar ficou o carioca João Ricardo e na 4ª colocação Paulo Mauricio, atual líder do estadual 2008.
Entre as meninas, Macaé tinha na final a supremacia em número de atletas, três contra um. Mas a chance de conquistar uma das vagas para o brasileiro inspirou a atleta de Barra de São João, Talita Oliveira. A única atleta “estrangeira” da bateria não deu chances às macaenses e foi à única atleta a superar os 50% de aproveitamento, marcando 11,83 pontos dos 20 possíveis. Em segundo lugar ficou Tatiana Rodrigues, precisando de 6,84 para vencer. Carol Rodrigues ficou na 3ª colocação e a mais nova bodyboarder da cidade, Juliana Garcia, da Escola Municipal / AMB de Bodyboarding completou o pódio na 4ª colocação.
A novidade do evento foi a realização da categoria dupla, onde um atleta experiente deveria formar dupla com um atleta iniciante, visando equilibrar as disputas, promover a união entre os competidores e dar mais experiência de competição aos iniciantes que seguiram a risca a tática passada pelo seu companheiro mais experiente.
A categoria contou com a participação dos atletas profissionais, Daniel Motta (RJ), Erisberto Abrantes (ES), e da macaense Jéssica Becker, recém chegada da Europa onde conquistou brilhantes resultados e hoje é 7ª melhor atleta profissional do mundo. Após marcações acirradas, manobras ultra-radicais e a superação de atletas iniciantes que surfaram tão bem quanto os mais experientes, quem venceu foi a dupla formada pelo atleta capixaba Erisberto Abrantes e Lucas Fitaroni. Beto, como é conhecido, fez a melhor nota do campeonato com um aério alucinante e Lucas Fitaroni conseguiu uma boa onda, contribuindo e muito para a vitória de sua equipe.
Em segundo ficou a dupla formada pela macaense Jéssica Becker e pelo niteroiense João Luiz, atual líder do estadual em sua categoria. Na principal categoria do evento, a amador masculino, o atual campeão estadual, o rio-ostrense Israel Eduardo venceu do inicio ao fim. Israel começou a bateria com duas notas regulares, um 5,0 e um 6,67, e quando os adversários ameaçaram sua vitória, Israel ainda tirou da cartola uma excelente nota, um 8,67 que lhe assegurou na primeira colocação faturando a vaga para o brasileiro de Macaé, prancha, pé-de-pato, camisa de lycra, roupas oferecidas pela backdoor, bac bodyboard shop e free ride além de suplemnetos alimentares oferecidos pela Herba Life, mais nova parceira da AMB.
Em segundo lugar, faturando também uma vaga para o brasileiro, ficou o macaense Werneck Almeida, que achou boas ondas para direita e com o resultado assumiu a liderança isolada do Circuito Macaense 2008. Em terceiro lugar ficou o macaense André Andrade, provando porque é o mais novo atleta top do bodyboarding macaense e na quarta colocação o campista Dênis Correa, representando muito bem o norte fluminense nesta grande final.

Exemplo de Solidariedade
Durante uma das semifinais da categoria mirim, o atleta macaense Lucas Fitaroni, revelação de 2008, deu um exemplo de dignidade, companheirismo e solidariedade. Faltando pouco mais de um minuto para o término da bateria que liderava, Lucas abandonou a competição para prestar o primeiro socorro a dois banhistas que se afogavam dentro da área de competição do evento. Lucas emprestou a prancha para que os dois banhistas segurassem e os tirou de dentro da vala, até que o atleta Joe Rodrigues e Fellipe Santiago entraram no mar para completar o resgate e tirar os banhistas da água.

O evento contou com o patrocínio da Prefeitura de Macaé, através da FESPORTE e apoio das marcas Backdoor e Freeride, das lojas Bac Bodyboard Shop e Atol surf shop, da Quality sinalização computadorizada, da Só Moto Center, do Jonathan Tatoo, Herba Life, www.surfvibe.com.br e da Meeting Empreendimentos Esportivos. A próxima etapa do Circuito Macaense de Bodyboarding está marcada para os dias 29 e 30 de novembro na praia do Pecado. Antes disso, nos dias 26, 27 e 28 de setembro será realizado também na Praia do Pecado a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding com mais de 15 mil reais em prêmios e a participação dos maiores ídolos do bodyboarding brasileiro e mundial. “Buscamos fazer o melhor, mas sabemos que ainda há algo a melhorar.” Comentou Malik Lazaro, presidente da AMB, que aproveitou para anunciar que no Circuito Macaense de 2009 serão incluídas as categorias Profissional, Máster e Drop Knee.

Nenhum comentário: