Radio Web InformaSom

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Macaé disputou a Olimped em Volta Redonda

Representando a cidade de Macaé, a Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo disputou a Olimped em Volta Redonda e conquistou 44, medalhas, sendo 26 de ouro, 13 de prata e 5 de bronze. Apoiada pela prefeitura de Macaé, a AMADA levou 23 jovens para a Olimped pelo segundo ano consecutivo.
No salto em distância, a Amada faturou seis medalhas de ouro (Dalby Macedo, Eleandro Lopes, Marcielle Souza, Marlon Ribeiro, Ray Silva e Thiago Ferreira), três de prata (Ariael Souza, Aldemir Veiga e Darlin Aldano) e uma de bronze (Guatava Moreira).
Já no zig-zag foi um ouro (Kettelyn Silva – com bola) e um bronze (Marivan Santos – livre).
No arremesso de peso, os macaenses trouxeram cinco medalhas de ouro (Tadeu Aguiar, Luciano Proença, Lafaiete Fernandes, Marcielle Souza e Marlon Ribeiro) e uma de prata (Aldemir Veiga). Na pelota, a Amada faturou uma medalha de ouro (Milena Nascimento) e a equipe de futsal masculina B (acima de 17 anos) ficou em quarto lugar na Olimped. No cabo de guerra, foram duas medalhas de ouro. Tanto equipe A quanto a B da Amada foram campeãs. Já na natação, os macaenses faturaram três medalhas de ouro (Luciano Proença, Carlos Victor e Wellington Souza), quatro de prata (Milena Nascimento, Thiago Ferreira, Hayanna Neves e Tadeu Aguiar) e duas de bronze (Dalby Macedo e Thiago Rangel).
Por fim, o atletismo totalizou oito medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Nos 50 metros, Darlin Aldano e Marivan Santos foram ouro. A prata ficou com Kettelyn Silva e o bronze com Carlos Victor. Nos 100 metros, Dalby Macedo, Eleandro Lopes, Milena Nascimento, Alcelino da Conceição e Thiago Rangel foram campões em suas categorias. Hayanna Neves, Marcielle Souza e Wellington Souza ficaram com a prata.
Já no revezamento 4x100, a equipe A da Amada ficou com o ouro (Dalby Macedo, Thiago Ferreira, Thiago Rangel e Wellington Souza) e a equipe B faturou a prata (Aldemir Veiga, Alcelino da Conceição, Ernesto Silva e Marlon Ribeiro).
O professor de Educação Física da Amada, Jaunilson Cruz, fez um balanço da competição na Cidade do Aço. "Competimos em várias modalidades esportivas. A Olimped reuniu cerca de 4 mil atletas deficientes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. No último ano, as crianças conquistaram oito medalhas de ouro e, em 2008, foram 26. O resultado foi excelente", avaliou Jaunilson Cruz, que destacou também a emocionante solenidade de abertura. "A cerimônia de abertura contou com a presença do ex-jogador Zico e do nadador Thiago Pereira, que é de Volta Redonda". A delegação macaense foi composta ainda das professoras Alessandra Crivelari, Roseni Resende e Gláucia Correia.

Favorecer o desenvolvimento integral das pessoas portadoras de deficiência através da prática esportiva adequada à sua necessidade especial, facilitando o relacionamento com o meio social e a família. Este foi o principal objetivo da Olimped (Olimpíada das Pessoas Portadoras de Deficiência), realizada este mês, em Volta Redonda.

A Amada
A Amada é uma instituição filantrópica que visa promover a socialização do deficiente auditivo. Fundada em 17 de outubro de 2001, ela atende a uma média semanal de 70 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos deficientes auditivos. Além disso, o Centro Educacional que também funciona nas instalações da Amada tem 30 crianças matriculadas.
A associação conta com seis professores, em parceria com a Secretaria de Educação, dois fonoaudiólogos, um assistente social, dois psicólogos e outros profissionais que se dedicam integralmente ao atendimento aos deficientes auditivos. Oferece curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais); informática; serviço social, com atendimento a grupos familiares; atendimento em sala de recursos, através de psicopedagoga; reforço escolar; reavaliação do desempenho do ensino fundamental; alfabetização de adultos deficientes auditivos; fonoaudiologia; encaminhamento médico ao otorrinolaringologista e educação física (esporte e lazer).

Nenhum comentário: