Radio Web InformaSom

sábado, 21 de agosto de 2010

Show de cidadania em Cadeiras de Rodas

Na tarde de quinta-feira (19), cerca de 50 alunos do SESI, entre 8 e 12 anos, e mais 20 crianças do projeto Prata da Casa, assistiram uma bela apresentação do Macaé Basquetebol Paraolímpico, com um show de cidadania. O coordenador e técnico do MBP, Antonio Carlos Magalhães "Pulga", já havia ministrado uma palestra aos alunos do SESI, quando falou sobre as pessoas com deficiências, suas profissões, preconceitos, tipos deficiências e sobre como todos podem “ajudar”, através de comportamento, atitudes e até mesmo através da fiscalização própria.
As crianças aprenderam por exemplo, a alertar seu pais quando os mesmos estacionarem seus carros nas vagas destinada às pessoas portadoras de deficiência. Concluindo a palestra da última segunda-feira, os alunos do SESI e projeto Prata da Casa, foram apresentados à equipe de basquete, e aprenderam sobre as diferenças entre as cadeiras de roda comum e as cadeiras de competição e no final da apresentação todos experimentaram jogar basquetebol sobre as cadeiras de rodas, o que segundo o professor Antônio Carlos Magalhães foi o momento mais divertido da apresentação.
Foi preciso uma pausa nas apresentações, que desde 2006 já passou em diversos locais do município, devido a preparação da equipe paraolimpica de basquete para os campeonatos que virão pela frente. Ainda este mês acontecerão uma série de jogos amistosos, o primeiro deles acontecerá neste sábado (21), em Campos, ONG sem Fronteiras. Na semana seguinte a equipe vai a Niterói e na semana subseqüente a equipe pretende receber uma dessas equipes na Princesinha do Atlântico.
As próximas competições já estão definidas. Em outubro a equipe disputa o campeonato estadual, em Volta Redonda. E em novembro será a vez de estrear na elite do basquetebol nacional, jogando o campeonato brasileiro da Primeira Divisão, vaga conquistada com o título nacional da Segundona do ano passado. No entanto a equipe continua aberta para novas apresentações seja em escolas, universidades e empresas. Para agendar uma visita basta entrar em contato com a Fundação de Esporte de Macaé, através do telefone (22) 2273-4109 ou pelo e-mail: acm.pulga@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: