Radio Web InformaSom

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Surf Adaptado será atração na praia de Itaúna


Esta sexta-feira (14) começou com muito sol, o vento sudoeste deu uma trégua e a praia de Itaúna voltou a ter altas ondas. Foi a senha para a definição dos 24 melhores surfistas do Coca Cola Saquarema Pro 2010 - etapa nível 6 estrelas do ASP World Star, que oferece premiação máxima de 145.000 dólares e vale 3.000 pontos no ranking de acesso para a elite mundial.
Foram disputadas 14 baterias, sendo as duas que ficaram da segunda fase e mais 12 do terceiro round. Neste sábado, com chamada marcada para às 7h30, serão realizadas as oitavas e quartas de final. As semifinais e finais estão programadas para o domingo.
Dos 144 surfistas que começaram a briga pelo título, apenas 24 ainda têm chances de subir ao lugar mais alto do pódio, sendo 17 brasileiros. O atual campeão da etapa, o catarinense Neco Padaratz avançou, levando a melhor em sua bateria, seguido pelo também brasileiro Heitor Alves.
Outro top que também se destacou foi Jadson André. O potiguar que há semanas atrás derrotou Kelly Slater na final de Imbituba (SC), quebrando um jejum de 12 anos sem vitória brasileira na competição, venceu a primeira bateria do terceiro round, sem muitas dificuldades. Ele teve média de 15,34, a melhor do dia e uma excelente nota – 8,17.
O brasileiro William Cardoso também não ficou atrás. Ele levou a maior nota do dia, um 9,33, e venceu a sexta bateria. O local Raoni Monteiro também garantiu sua classificação.
Os gringos também mostraram que não estão para brincadeira. O australiano Nathan Hedge venceu a segunda bateria, deixando Pablo Paulino em segundo. O norte-americano Gabe Kling e o baiano Rudá Carvalho foram eliminados.
Na décima bateria o peruano Gabriel Villaran estragou a festa dos brasileiros e despachou nada menos do que Alejo Muniz e o local Leo Neves. Wiggolly Dantas conseguiu a segunda posição e manteve vivas as chances de brigar pelo título.
Outro estrangeiro que merece destaque é o havaiano John John Florence. O surfista de apenas 16 anos, que marcou a melhor nota de quinta-feira, um 9,63, voltou a apresentar um surf consistente e também não tomou conhecimento dos brasileiros, vencendo com facilidade a penúltima bateria desta sexta-feira.
Ele somou 14,23 contra 9,50 do segundo colocado, o brasileiro Rodrigo Dornelles. Charlie Brown Jr e Jorge Spanner foram desclassificados.
Na última bateria do dia, o bicampeão da etapa do Arpoador, no Rio de Janeiro, o carioca Simão Romão foi eliminado, terminando na quarta colocação. O sul-africano Travis Logie ficou em primeiro e o brasileiro Jihad Khodr, em segundo.
Demonstração de Surf Adptado
No domingo (16), momentos antes das finais, a Adaptsurf estará realizando uma demonstração de surf adaptado. A bateria será composta pelos surfistas adaptados Henrique Saraiva (sócio-fundador da ONG Adaptsurf), surfando de kneeboard (surf de joelhos) e Andre Souza (aluno e atleta da Adaptsurf), paraplégico, surfa deitado em uma prancha 60 adaptada.

O Coca Cola Saquarema Pro tem o patrocínio da Coca Cola e Oriente Construção Civil, com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro,da Prefeitura de Saquarema e da Unimed Araruama. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Surf de Saquarema.
Além da programação esportiva, a organização também está promovendo atividades extras para entreter o público. Serão realizados três shows. O primeiro será nesta, sexta-feira (14), com Julio Serrano e Sandálias Surf Band, a partir das 16h; o segundo no sábado com duas bandas, entre elas a Red Trip, de Dudu Azevedo e para terminar, no domingo, Ronam Horta e os Legumes Psicodélicos.

Nenhum comentário: