Radio Web InformaSom

terça-feira, 11 de maio de 2010

Maracanã do surf brasileiro bombou altas ondas

A Praia de Itaúna confirmou a fama de Maracanã do surf brasileiro e bombou altas ondas de 6 pés sólidos no primeiro dia do Coca-Cola Saquarema Pro. E a previsão é de que as ondas continuem grandes como na terça-feira em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Um total de 144 surfistas de 16 países lotou as inscrições para a etapa nível 6 estrelas do ASP World Star, que oferece premiação máxima de 145.000 dólares e vale 3.000 pontos no ranking de acesso para a elite mundial.
Os dois surfistas que venceram as provas realizadas na semana passada foram as atrações no primeiro dia do Coca-Cola Saquarema Pro. Eles não tinham programado participar do evento e tiveram que entrar na primeira das duas rodadas de 24 baterias.
O jovem paulista Marco Aurélio, campeão da etapa de Ubatuba (SP) no domingo, já entraria mesmo na fase inicial porque está iniciando sua carreira profissional. Já o norte-americano Gabe Kling, que venceu o Prime dos Estados Unidos no sábado em Trestles, seria um dos 48 cabeças-de-chave da segunda fase se tivesse feito inscrição no prazo.
Diferente de Gabe Kling, que estreou no Coca-Cola Saquarema Pro com vitória sobre Sidney Guimarães, o também brasileiro Alan Donato e outro norte-americano, Jason Harris, o paulista Marco Aurélio dançou logo em sua primeira participação na terça-feira.
Ele que deu um show nas direitas de Itamambuca, não conseguiu mostrar o seu surf nas esquerdas poderosas de Itaúna e ficou em último lugar na disputa que classificou o paulista Caio Ibelli em primeiro e o pernambucano Bernardo Pigmeu.
Essa foi uma das poucas baterias 100% verde-amarela em Saquarema, apesar da maioria dos inscritos ser do Brasil, com um total de 91 participantes. Dos outros quinze países representados no Coca-Cola Saquarema Pro, o maior contingente estrangeiro é da Austrália, com 13 surfistas, seguido pelos Estados Unidos (11), África do Sul (9), Havaí (5), França (2), Nova Zelândia (2), Chile (2), México (2), Espanha (1), Inglaterra (1), Indonésia (1), Ilha Reunião (1), Uruguai (1), Peru (1) e Trinidad Tobago.
O cronograma prevê a realização de um máximo de vinte baterias por dia, com as quatro últimas da primeira fase ficando para abrir a quarta-feira no “Maracanã do Surf”, como é conhecida a Praia de Itaúna, em Saquarema.
A bateria que inaugurou a segunda edição do Coca-Cola Saquarema Pro foi vencida pelo recordista de vitórias em etapas do WQS na América do Sul, Peterson Rosa. Foram oito títulos conquistados pelo paranaense, sendo um no Peru e sete no Brasil, o último deles em 1999.
As condições difíceis do mar dificultaram a ação dos competidores, com poucos surfando duas ondas boas nas baterias. Na manhã da terça-feira, a maior nota foi um 8,33 recebido por Gabe Kling, só que ele não conseguiu superar os 14,20 pontos registrados pelo carioca Eric de Souza no segundo confronto do dia. O americano chegou perto, somando 14,16 pontos nas duas notas computadas. Eric recebeu duas notas na casa dos 7 pontos, a maior valeu 7,17 e a segunda 7,03.
Outro carioca que estreou com vitória no Coca-Cola Saquarema Pro foi Pedro Henrique, mas com um placar bem mais baixo, 8,50 pontos no total. Ele mora em Saquarema e disputou a quinta bateria da terça-feira, com o catarinense Beto Mariano impedindo uma dobradinha local ao superar mais um surfista da cidade, Eduardo Rollins, além do neozelandês Rowan Aish.
O Coca-Cola Saquarema Pro é realizado pela Adding Eventos com o patrocínio da Coca-Cola e da Oriente Construção Civil e apoio do Ministério do Turismo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Saquarema e da Unimed Araruama.

Nenhum comentário: