Radio Web InformaSom

quinta-feira, 4 de março de 2010

Macaenses dominaram as ondas na Praia do Pecado

Com a Laje do Pecado funcionando no sábado (27) pela manhã, com séries de cinco pés sólidos e perfeitos, o campeonato de surf começou em grande estilo. A ondulação prevista se confirmou e os atletas deram um show nas ondas clássicas do pico em Macaé. O fundo de pedra que proporciona um drop na “caçapa” de tirar o fôlego, a Laje conectava com o fundo de areia pós verão com swell de sudeste perfeito e os surfistas não aliviaram na Princesinha do Atlântico.
Atletas de Macaé, Saquarema, Cabo Frio, Quissamã, Campos, Rio das Ostras, Búzios, Niterói, São João da Barra e Rio, prestigiaram o evento consagrado como referencial no estado.
A Associação de Surf de Macaé mostrou mais uma vez sua capacidade em reunir tanto atletas de ponta como praticantes usuais numa competição de alto nível técnico respaldada pela comissão técnica da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ utilizando o sistema Beach & Bite (o mesmo do circuito mundial da ASP), o que garante uma certificação aos resultados e permite ao público e principalmente aos atletas entendimento do rolou na disputa dentro d’água.
Grandes nomes do estado, como o surfista local Matheus Faria e o atual campeão Junior estadual João Paulo Zampier, deram um show a parte no evento.
Matheus garantiu cinco dos dez melhores scores da competição com um surf seguro, potente e radical, tanto para a direita quanto para a esquerda (considerada complicada até pelos experts do pico), e consagrou o surf macaense com suas atuações impecáveis, talvez fruto de uma recente viagem ao Peru.
João Paulo surfava confortável com uma linha de gente grande o que levantou a torcida na areia com seus snaps alucinantes em alto estilo. A grande surpresa do evento foi o local, afastado das competições, Jaime Fernandes que levou as categorias Open e Master com uma escolha de ondas impecável e fez a tristeza de seus adversários descartando notas altas e solidificou sua atuação com um surf que os juízes gostam de ver: troca de bordas com controle e velocidade na parte crítica das ondas da série.
A categoria Senior foi vencida pelo local João Castaño (campeão do circuito 2009) nos últimos segundos da final numa onda de inside, porém de grande potencial em que deu duas pauladas e garantiu o lugar mais alto do pódio, frustrando o surfista Fontenelle Roberto, atleta de Búzios que viu a vitória escapar nos instantes finais da bateria.
Destaque também pelas atuações dos atletas locais Felipe Schmidt, Marcio Castro e Artur Souza que fizeram bonito. A categoria iniciante apesar de poucas inscrições (talvez a galerinha tenha ficado assustada com o anúncio do grande swell) mereceu destaque, pois não se intimidou e detonou pra valer com Mateus Manhães desferindo porradas na junção do beach break fortes e completando com os braços para o alto.
O público apesar do tempo nublado compareceu e prestigiou mais um evento da ASM nas areias da Praia do Pecado. O evento teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé através da Fundação de Esportes – FESPORTE, ATOL Surf Shop e apoio da COAN Alimentação, Íris Mídia, Meeting Sports, Gráfica Silva Santos e Sim Service.
Classificação Final
Categoria Open: 1º Jaime Fernandes, 2º João Paulo Zampier, 3º Artur Souza e 4º Matheus Faria. Sênior: 1º João Castanõ, 2º Fontenelle Roberto, 3º Felipe Schmidt e 4º Marcos “Barão” Zarour. Máster: 1º Jaime Fernandes, 2º Fontenelle Roberto, 3º Marcio Castro e 4º Cristiano Lock. Categoria Junior: 1º Mateus Faria, 2º Artur Souza, 3º João Paulo Zampier e 4º Jonatan Vasconcelos. Categoria Iniciante: 1º Matheus Manhães, 2º Bruno Miranda e 3º Daniel Manhães.

Nenhum comentário: