Radio Web InformaSom

sexta-feira, 26 de março de 2010

Agentes Caninos entre as inovações no reconstruído Moacyrzão

Começou a instalação das placas de policarbonato, um material de alta transparência e resistente a impactos, no estádio Moacyrzão. Os alambrados têm dois metros de largura por três metros de altura. Os locais de aquecimento para jogadores e árbitros terão grama sintética.
O estaqueamento da arquibancada três já foi concluído e começaram as fundações. A pavimentação externa do estádio também já começou, além das lojas, em frente à Rodovia Amaral Peixoto. Os vestiários estão na fase final de acabamento. A reabertura do estádio já por várias vezes adiado, e agora parece que vai ser entregue pronto no dia 1º de maio deste ano. Essa é a expectativa do prefeito Riverton Mussi.
O novo Moacyrzão será o segundo mais moderno do Estado, só perdendo para o estádio da Cidadania, em Volta Redonda, e ocupará uma área de 30 mil metros quadrados. Poderá ser inclusive utilizados por outros clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, quando iniciar as obras no Maracanã visando a Copa Mundo.
Agentes Caninos
O Grupamento Independente de Cães - CIG, da Guarda Municipal de Macaé, formado por dez cães, reforçará o policiamento dos jogos no Estádio Moacyrzão. Alguns destes cães podem ser vistos, nos jogos que são realizados no Expedicionário, pelo Estadual da Terceirona.
Os agentes caninos apoiarão as ações da Polícia Militar e da Polícia Federal. Entre as tarefas, estão o combate ao tráfico de drogas e a coibição de tumultos e brigas. Atualmente, os animais são usados em operações nas ruas e nas praças, principalmente em trabalhos para inibir o tráfico de drogas e na cinoterapia.
Os cães, de policiamento ostensivo, faro e de cinoterapia, são treinados todos os dias no quartel da Guarda de Macaé.
Cinoterapia
Outra atividade do CIG é a parceria com a secretaria de Saúde. Já foram firmadas parcerias com o Centro de Atenção Psicossocial (Capsi) infanto-juvenil e com o Núcleo de Saúde Mental, da secretaria de Saúde e com a Heterogênese. O Grupamento faz trabalho de cinoterapia, que é a terapia com cão, usando o animal durante as sessões de análise, devidamente acompanhados de um profissional.
De acordo com o gerente do CIG, GM Eugênio Bezerra “O tratamento de cinoterapia faz com que crianças, adultos e idosos interajam com os animais e através do contato estimula a integração social, aumenta a auto-estima e diminui a depressão”.
O gerente Bezerra informou que o policiamento ostensivo com cães é realizado em apoio às demais Unidades Policiais Militares e Civis, no âmbito de todo o Município de Macaé. Destacando-se o policiamento em praças públicas e desportivas, ações de Controle de Distúrbios Civis e Operações de Faro na busca de entorpecentes, em apoio às polícias, busca de pessoas desaparecidas e cadáveres em apoio ao Corpo de Bombeiros.
Os adestradores destacam que a vantagem do cão é que ele atua em operações de ronda como um importante auxílio em abordagens e perseguições. Também lembram que a presença do animal causa um grande impacto psicológico ao suspeito.


Nenhum comentário: