Radio Web InformaSom

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jéssica no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009

A macaense Jéssica Becker, atual vice-campeã mundial, conquistado em 2008 desembarcou em Santa Catarina para a disputa da segunda etapa mundial deste ano. Atual top 4 do ranking após a conquista do 4º lugar na etapa do Havaí. No ranking a diferença de Jéssica para Neymara Carvalho (tetra-campeã mundial) é de apenas 90 pontos, vale lembrar que a etapa de SC ditribuirá 1500 pontos para a primeira colocada, o que deixa as duas brasileiras praticamente empatadas.
Como já era previsto, a terça-feira amanheceu sem ondas na Praia do Estaleirinho e o início do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 foi adiado para as 8 horas desta quarta-feira (22) em Balneário Camboriú. A segunda etapa do Circuito Mundial da International Bodyboarding Association (IBA) será disputada por cerca de 130 competidores de 13 países e tem prazo até domingo para ser encerrada. A competição foi inaugurada numa solenidade com o hino nacional e hasteamento das bandeiras, logo após um minuto de silêncio para Katherine Melo e Fabio Amorim, o Bola, conhecido locutor que trabalhou no evento do ano passado e faleceu em janeiro deste ano.
O campeonato é realizado em homenagem a Katherine Melo, que disputava o Circuito Mundial e em 2006 perdeu a luta contra o câncer no intestino. “Esse é um evento que mexe bastante com as emoções de muita gente que conviveu com ela, principalmente eu e minha família, até porque este era um sonho dela, fazer com que o bodyboarding se tornasse um esporte auto-sustentável, que o atleta pudesse viver dele, então estamos tentando fazer pelo menos um pouco do que ela sempre pensava em fazer”, conta seu irmão Renato Melo, grande idealizador do evento.
Os atletas também prestigiaram a solenidade de abertura do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, como o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, que surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria nestas duas etapas seguidas do Brasil, em Balneário Camboriú nesta semana e em Salvador (BA) na próxima. O motivo é a falta de um patrocinador forte que possa bancar suas viagens no Circuito Mundial. Ele também tem seis vice-campeonatos no currículo e é um dos maiores nomes do esporte, junto com o havaiano octacampeão mundial, Mike Stewart.
Tâmega justifica a sua decisão: "Meu patrocinador lá de fora cortou minha verba de viagens e para mim não dá mais, como vou continuar se não tiver como viajar”, lamenta Guilherme Tâmega. “Se for para competir pensando em dinheiro para cobrir os custos, para mim não funciona. Então, resolvi mesmo anunciar que vou abandonar as competições nestas duas etapas do Brasil, porque em seguida vem um intervalo no circuito, aí caso consiga algum patrocínio para o restante da temporada tudo bem, mas por hora minha decisão mesmo é parar. Já tentei tudo que é empresa e nada, então a esperança agora é de algum apoio do Rio de Janeiro, ou do Governo ou da Prefeitura, que pode ser possível. Mas, definitivamente, se não tiver patrocínio, eu não vou correr os campeonatos atrás do dinheiro para pagar as despesas das viagens necessárias para disputar o circuito". O carioca participou da primeira etapa da temporada 2009 no Havaí e ficou em terceiro lugar em Pipeline.
As brasileiras também começaram bem, com a atual campeã mundial Neymara Carvalho e a vice Jessica Becker sendo finalistas, terminando na terceira e quarta posições, respectivamente. Ao contrário de Guilherme Tâmega, Jessica está animada para tentar o seu primeiro título mundial esse ano e para isso quer um bom resultado no Katherine Melo Bodyboarding Pro.
Ela é de Macaé, no Rio de Janeiro, mas sua família tem raízes no Sul do Brasil. “É a primeira vez que venho aqui para a Praia do Estaleirinho, apesar de que minha família é daqui do Sul, de Curitiba, tem casa aqui do lado, Itapema (cidade vizinha a Camboriú), então é super legal meio que voltar às origens. Fico feliz com isso”, disse Jessica Becker, 20 anos, que chegou perto do título mundial em 2008. “Pois é, bateu na trave, dez pontos de diferença para a Neymara só e vamos ver. Comecei o ano com o pé direito, uma final em Pipeline, campeonato super importante como esse aqui, de 1.500 pontos, então vamos torcer para que dê boas ondas para o evento rolar bonito”.
O Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 é realizado pela FOG Marketing e Eventos com patrocínio do Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina; da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes; apoio do Hotel Plaza Camboriú, Sky Beach, Marauto Rentacar, Parque Unipraias, Sindisol, Convention & Visitors Bureau, Fibratur e a Gol como transportadora oficial do evento; divulgação da Ric Record e Rádio Jovem Pan; organização da IBA, CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), FECAB (Federação Catarinense de Bodyboarding), ACAMBODY (Associação Camboriú de Bodyboarding) e apoio do Instituto Anjos do Mar.

Nenhum comentário: