Radio Web InformaSom

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estão brincando com o Volta Redonda

O Volta Redonda, que estava confirmado na elite do futebol carioca, baseado no regulamento do Estadual, vai ter que voltar a campo para disputar com a Cabofriense, que já estava rebaixada, e conseguiu virar a mesa. O presidente da FERJ, Rubens Lopes convocou uma reunião do Conselho Arbitral da Primeira Divisão, e nesta segunda-feira (13) os clubes pequenos, através do voto, decidiram "rasgar o regulamento". Com três votos de diferença ( 70 a 66) votos, mesmo terminado em 14º lugar geral na tabela de classicação, o Voltaço terá que disputar dois jogos extras.
Votaram favoráveis ao Volta Redonda e respeitando o regulamento, o Botafogo, Flamengo, Fluminense, e Vasco, além de Friburguense e Tigres do Brasil. Os demais, se uniram a Cabofriense. Apesar do peso maior nos votos dos quatro grandes, os outros dez pequenos somaram os pontos suficientes para garantir a vitória da Cabofriense.
O primeiro jogo está marcado para o dia 22 (quarta-feira), no Correão, em Cabo Frio, e o segundo no dia 25, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. Mas a diretoria do Voltaço promete recorrer da decisão até ultima instância. "Isto que fizeram é uma vergonha. Tem muita gente safada no meio do futebol. O regulamento dizia uma coisa mas, chegaram aqui dentro com um discurso totalmente diferente. Os clubes não cumpriram o regulamento e o resultado é isto que está aí", conclui o dirigente Mauricio.
Essa decisão deveria ser tomada pela Federação através de um ato administrativo baseado no que está escrito. O Arbitral serviu apenas para colocar os clubes pequenos ainda menores e enfraquecer o futebol do interior. O Volta Redonda é o clube que mais beneficia a Federação Carioca e os próprios clubes, principalmente nas competições nacionais, e agora está sendo o mais prejudicado. Se o Voltaço não reverter esta decisão, o reflexo virá na Copa Rio, e ficará evidente que o Campeonato está realmente desacreditado.
O regulamento não deixa dúvida: Parágrafo único - Ao término do Campeonato, caso ocorra empate em pontos ganhos entre mais de duas associações colocadas nas penúltima e última colocações na tabela, serão submetidas ao descenso as duas que obtiverem o menor número de pontos ganhos nas partidas extras a serem realizadas entre elas, em sistema de ida e volta, jogadas apenas entre as de mesma colocação.
Não é a primeira vez, que algo acontece em prol do futebol de Cabo Frio. Teve um Estadual da Segundona, em que a competição foi paralizada quando estava sendo disputado o Quadrangular Final. Os outros três concorrentes, inclusive o Macaé na época, foram desmontando seus times devido a demora e só a Cabofriense permaneceu treinando e bancando seus jogadores. Quando a bola voltou a rolar, o time cabofriense foi campeão com duas rodadas de antecedência.

Nenhum comentário: