Radio Web InformaSom

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Circuito de Surf na Praia do Pecado

A Praia do Pecado receberá os maiores surfistas de todas idades na disputa da quinta e última etapa do Circuito Macaense de Surf. A etapa promete um show nas ondas com inumeras manobras radicais, e até tubos, a principal manobra do surf. Além das manobras, será definido o ranking dos melhores atletas da cidade que representarão Macaé em competições nacionais e regionais.
De acordo com o presidente da Associação de Surf de Macaé, Miguel Ângelo, as categorias petit (até dez anos), mirim (até 13 anos), júnior (até 18 anos), sênior (de 28 a 36 anos), máster (acima de 36 anos) e open, a principal e mais disputada, estão no circuito. As inscrições (R$ 25 mais uma lata de leite em pó) podem ser feitas no local da competição ou no Shopping 300, no Atol Surf Shop.
Segundo o presidente da ASM, a competição segue os padrões internacionais. "O circuito é promovido dentro dos padrões internacionais e vai permitir que Macaé seja representada em todas as categorias de surf nas competições de todo o país e da região". A Associação de Surf é a realizadora do evento, em parceria com a prefeitura e o governo do estado.
Miguel Ângelo ressalta que a competição será formada por baterias de quatro surfistas. “O sistema de julgamento, da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, utiliza o mesmo padrão de informatização de competições internacionais”, pontua, acrescentando que todo o suporte do evento, ou seja: equipe técnica, juízes, locutores - obedece o mesmo modelo. Serão computadas as três melhores ondas de uma bateria de dez. “O critério de julgamento é baseado em o atleta surfar as melhores ondas, executando as manobras com maior grau de dificuldade”, detalha o presidente da Associação de Surf de Macaé.
Quanto maior o repertório de manobras – como o 360º e o floater – maior a chance do surfista se destacar na bateria. Os ganhadores de todas as categorias receberão uma prancha de prêmio. “A expectativa para o evento é boa, o forte vento no sentido nordeste deve acalmar, favorecendo a formação de ondas”, disse Miguel. O circuito começa às 8 horas no sábado e no domingo. Na sexta, o grupo Cambada abre o circuito com um show só de músicas que os surfistas gostam e no sábado é a vez de Surf Fly. Tudo para criar um clima de muita paz, amor e altas ondas.

Nenhum comentário: