Radio Web InformaSom

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Liga Macaense de Desportos resiste ao tempo

Esta semana foi de comemoção para o aniversário de criação de duas entidades esportivas. Em 29 de setembro de 1978, foi criada a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) como resultado da Fusão da Federação Carioca de Futebol (FCF), do Estado da Guanabara com a Federação Fluminense de Desportos (FFD), do antigo Estado do Rio de Janeiro. O Dr. Otávio Pinto Guimarães que comandava a FCF foi o 1º Presidente após a oficialização da Fusão. A FERJ comando o futebol carioca há 30 anos.
Na mesma data, porém no ano de 1942, foi criada a Liga Macaense de Desportos, mantendo uma rica história do futebol amador em Macaé. E nesta terça-feira (30), aconteceria uma grande festa como nos anos anteriores premiando atletas e homenageando os desportistas. Mas para não caracterizar evento político às vésperas das eleições municipais e com as categorias de base definindo os campeões, a festa foi apenas adiada pois tem que ser comemorada. Foi através da LMD que surgiu o Macaé Esporte, atualmente na elite do futebol profissional do Rio de Janeiro.
O esporte mais popular do município, assim como em todo o Brasil, o futebol foi trazido à Macaé por um sapateiro conhecido como Alberto Campista. Na segunda década do século XX, esta modalidade esportiva era improvisada (como as “peladas” de hoje) em um campo coberto de um extenso capinzal, entremeado por algumas árvores, na praça Visconde de Rio Branco (atualmente Washington Luiz), onde ficava a banca do sapateiro. Em 1914, com o aumento do número de adeptos, fundou-se o primeiro clube de futebol da cidade, o Macahé Foot-ball Club. O ano de 1919 registra um marco no futebol macaense, quando foi fundada a Liga Desportiva Macaense (LDM) pelo desportista Eduardo Luz, fazendo parte dela os seguintes clubes: Macahé, Fluminense, Americano, Guarany, Botafogo e Andaraí.
A entidade funcionou até 1923, em função do desaparecimento de vários filiados considerados pequenos, tais como Botafogo e Andaraí, ficando somente em atividade o Americano. Neste período de existência da LDM, o Macahé conquistou os campeonatos de 1919, 1920, 1921 e 1922. Com o desaparecimento da LDM, de 1923 a 1928 não houve a realização de campeonatos municipais. Nos anos de 1927 e 1928 o futebol macaense foi dirigido por uma liga “barbante”, que se denominava Liga Macaense de Esportes (LME). Despida de vínculo oficial, não organizou qualquer competição oficial. Na época, Ypiranga, Americano, Fluminense e Macaé realizavam apenas partidas amistosas.
No ano de 1929, mais precisamente no dia 24 de março, os desportistas Fábio Franco, Alarico Maciel, Almir Maciel, Luiz Corrêa de Castro, Arquimedes Marques e Bento Costa Júnior se uniram e fundaram a Associação Macaense de Esportes Atléticos (AMEA), entidade que dirigiu o futebol em Macaé até o ano de 1933, sendo o campeonato paralisado de 1934 a 1937, visto que a associação havia encerrado as suas atividades. Seu último presidente foi o saudoso Afrânio Barreto. Durante os anos em que o futebol macaense foi dirigido pela AMEA, foram campeões os seguintes times: Americano (1929, 1930 e 1932) e Fluminense (1931 e 1933). Corria o ano de 1938 e, no dia 13 de agosto, Fluminense, Americano, Ypiranga e Macaé fundaram, na Rua Dr. Júlio Olivier, nº 10, uma nova entidade que se denominou Associação Macaense de Esportes Atléticos, que aqui podemos considerar a segunda fase da AMEA. Ela patrocinou os campeonatos de 1938 a 1942, com a participação dos clubes fundadores mais o Grêmio Duque de Caxias, do Forte Marechal Hermes. Os campeões da segunda fase da AMEA foram: Americano (1938), Fluminense (1939), Ypiranga (1941 e 1942).
No entanto, por força do decreto federal nº 3.199, de 14 de abril de 1941, que regularizava, orientava, incentivava e fiscalizava a prática do esporte em todo o país, a AMEA passou a se denominar a hoje Liga Macaense de Desportos (LMD), fundada em 30 de setembro de 1942 e teve como primeiro presidente o desportista Lacerda Agostinho. Vale ressaltar que nesta época apenas o Ypiranga FC tinha vínculo direto com a Federação Fluminense de Desportos (FFC) e, abrindo mão deste vínculo, passou a integrar a nova entidade.

Nenhum comentário: