Radio Web InformaSom

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Campeonato Carioca sem os grandes jogando em Macaé

Dificilmente o Estádio Moacyrzão estará pronto para a disputa do Campeonato Estadual de 2009. Esta foi a conclusão do presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Rubens Lopes da Costa Filho, que esteve na manhã desta terça-feira (21) em Macaé, verificando o andamento das obras de reconstrução do novo Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e constatou um atraso no andamento da mesma.
Com isso, o Estádio não estará pronto para receber o "grandes" clubes do Rio de Janeiro, e como no ano passado, o Macaé Esporte terá que jogar no Maracanã, São Januário e Engenhão. Rubens Lopes esteve acompanhado na visita ao Estádio, do vice-presidente de Empreendimentos da FERJ e engenheiro, o Sr. José Luis Martinelli. Mas existe a expectativa da prefeitura de entregar a primeira etapa das obras ainda este ano, com um lance de arquibancadas para cinco mil torcedores.
As obras estão em ritmo acelerado, e o Estádio deverá ser entregue em dezembro, um mês antes da estréia do Macaé Esporte no Campeonato Carioca. Segundo o secretário executivo de obras, Mário Bucker, um lado está quase pronto para receber as arquibancadas. "No setor norte (beira rio), o serviço de bate-estaca foi concluído e agora estamos na fase final de concretagem dos blocos para terminarmos a fundação. Enquanto isso, no setor sul (Rodovia Amaral Peixoto), começamos o estaqueamento", explicou o secretário.
As obras estão sendo realizadas em duas etapas. Na primeira, o Moacyrzão receberá um lance de arquibancada pré-moldada no setor norte, com capacidade para cinco mil pessoas. Ela terá 20 metros de largura por 126 de comprimento e ganhará também cobertura metálica. Esta primeira etapa deveria estar concluída no final de outubro. Segundo Bucker, sob as arquibancadas do setor sul ficarão as áreas destinadas à parte dos vestiários para os jogadores e os bares para atender aos torcedores. Neste mesmo setor, que fica para a Rodovia Amaral Peixoto, serão construídas lojas comerciais. Já as cabines de rádio e televisão ficarão do lado oposto.
Com esta obra, a prefeitura de Macaé atende as exigências do Estatuto do Torcedor, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) que, através do seu presidente Rubens Lopes, inicialmente acenou com a possibilidade do Macaé Esporte receber as partidas contra os quatro grandes clubes do estado em 2009. Mas com o atraso nas obras, essa possibilidade pode ficar inviável.
Outra justificativa pelo atraso foi as pequenas modificações no projeto anterior. "Além da arquibancada pré-moldada com capacidade para cinco mil torcedores de cada lado, deveremos colocar dois lances de metálicas atrás dos gols, fazendo com que o estádio tenha a capacidade total de 14 mil pessoas. O projeto sofreu pequenas modificações, uma delas foi para atender à NBR-9050, norma que trata da acessibilidade a espaços públicos". Informou Bucker

Nenhum comentário: