O piloto macaense Fabiano de Lima Bastos, patrocinado pelo programa Bolsa Atleta da Fundação Macaé de Esportes (Fesporte), competiu em São José do Vale do Rio Preto, região serrana do estado, a quinta etapa do Campeonato Estadual de Motocross. O evento reuniu como de costume os melhores atletas do estado do Rio de Janeiro, todos em busca de um só objetivo: superar Fabiano, líder isolado em duas categorias do evento - Sênior 30 e Intermediária.
O macaense era sem dúvida o piloto a ser batido, a final, todos sabiam que dependendo do resultado, Fabiano poderia sair da etapa com o título der campeão estadual por antecipação. E foi o que aconteceu. Os resultados excelentes conquistados por Fabiano, combinados com as tropeçadas dos pilotos rivais, deram ao macaense a histórica marca de ser o único macaense campeão estadual em duas categorias com uma corrida de antecipação.
O tempo bom, ensolarado, e com pouco vento ajudaram os pilotos que nas últimas corridas enfrentaram condições adversas, com chuvas e terreno enlameado. Na categoria Sênior 30, Fabiano teve uma excelente largada e liderou a prova do inicio ao final, vencendo a prova e conquistando o título estadual pela categoria com uma corrida de antecipação, abrindo mais de 45 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, acabando com a hegemonia do até então heptacampeão estadual Vinicius Rachid. Já pela categoria intermediaria, o duelo entre o macaense e o piloto Ary Pascoal, da equipe Suzuki-Petrobras era intenso, recheado de rivalidade e disputas eletrizantes ao longo de todo o ano.
O piloto Ary cometeu um grave erro de conduta logo na largada, quando fechou o piloto macaense tentando derrubá-lo. Ary sabia que para levar a disputa do título para a última prova do ano, precisava não só vencer a corrida, mas também deixar, ou torcer para que o macaense não marcasse pontos. Durante a fechada desleal do piloto adversário, Fabiano conseguiu frear a tempo para não bater no seu rival, porém os outros pilotos que vinham atrás não tiveram o mesmo reflexo que acabaram "atropelando" Fabiano, que caiu da moto. Mesmo machucado, o macaense conseguiu se levantar e partir pra uma corrida de recuperação.
Durante sua recuperação, Fabiano presenciou um acontecimento curioso. Algumas voltas depois da manobra desleal realizada por Ary Pascoal, ele viu seu adversário cair sozinho. " Ele estava com mais de meia volta de vantagem sobre o segundo colocado e de repente levou um grande tombo sem explicação", relatou Fabiano. Com o tombo, seu adversário fraturou o dedo da mão e não conseguiu voltar para a corrida, deixando nas mãos do macaense a chance de chegar pelo menos na terceira colocação para garantir mais um título por antecipação.
Fabiano ficou ainda mais inspirado e volta após volta foi passando as outras motocicletas até chegar justamente na terceira colocação, subindo ao pódio mais uma vez e coroando de vez o seu final de semana com o título estadual de Motocross da categoria intermediária por antecipação. Fabiano comemorou o título e fez um convite especial. "Estou muito feliz por este resultado inédito para o Motocross macaense e agradeço a Deus e a meus patrocinadores e apoiadores que foram fundamentais durante este ano. Ano que vem competirei na categoria força livre. Aproveito para convidar a iniciativa privada para conhecer o Motocross macaense para no futuro apoiar nossos pilotos e projetos". Além do Bolsa Atleta, Fabiano conta com o patrocínio da Gordo Racing, academia Equipe Atlética e Posto São João.
Nenhum comentário:
Postar um comentário