Radio Web InformaSom

terça-feira, 4 de março de 2008

Castaño foi o campeão no Circuito de Surf

O surfista João Castaño faturou neste domingo (2) o primeiro lugar na categoria Open da primeira etapa do Circuito Macaense de Surf e confirmou no mar o favoritismo conquistado no sábado (1º), durante a fase classificatória.
Com ondas de até oito pés, chegando a dois metros de altura, o mar da Praia do Pecado permitiu durante toda a competição uma perfeita integração entre homem e natureza, mas não foram suficiente para a realização de grandes manobras.


Mesmo assim o surfista Castaño foi competente para chegar à semi-final da Open com a melhor média do dia no somatório das duas ondas - 16.85. O grande adversário do Castaño foi Jaime Fernandes, que ficou em segundo lugar na Open após conseguir boas manobras. Uma manobra que marcou o bom desempenho de Castaño foi pela esquerda, com uma rasgada e em seguida um cut back. Essa onda valeu 6.75 pontos e consolidou a liderança do atual número um do ranking macaense, na primeira etapa do circuito 2008.


No domingo, com o mar mais alinhado e ondas médias, Castaño manteve a concentração e levou o título. A outra manobra que somou pontos para a vitória do surfista foi uma batida jogando a rabeta da prancha em uma onda de 1,5 metro. Castaño, que tem apoio da Fesporte, busca patrocínio para disputar o mundial.


Na categoria Máster (a partir de 35 anos), Márcio Castro conquistou o primeiro lugar com 11 pontos. Já na final da categoria Sênior (surfistas a partir de 28 anos), o primeiro lugar ficou para o campista Jovan Silva, com 11.40 pontos. “Vim de Campos como atleta convidado, a condição do mar neste domingo estava difícil, com manobras mais difíceis, de serem acertadas”, opinou. As categorias Open, Máster e Sênior tiveram baterias de 20 minutos.


A nova geração também fez um show nas médias ondas da Praia do Pecado, nas duas baterias Mirins de três componentes cada. E a garotada com menos de 15 anos mostrou boa leitura da onda, garantindo que há vida longa para o surf em Macaé. O destaque ficou com Élson Nieira Silva, que atingiu 7.50 pontos e ganhou uma prancha como prêmio. Vale registrar que uma das principais promessas do surf macaense, Mateus Faria, está competindo pelo Brasileiro, na Bahia e não disputou esta etapa em Macaé.


A Secretaria Executiva de Esporte e Lazer e a Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) da prefeitura deram todo o suporte à estrutura do evento. O presidente da Associação de Surf de Macaé, Miguel Ângelo, salientou a importância da presença do público que prestigiou o evento, o apoio da prefeitura e o desempenho dos atletas. “Além dos atletas que hoje competiram aqui, temos o Cristiano Silva, que está em Grussaí disputando a 2ª Etapa do Circuito Estadual de Surf Profissional”, lembrou.


A supervisão técnica do evento foi feita pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), que trouxe para Macaé a comissão técnica formada por árbitros e headjudices (coordenadores técnicos responsáveis pela nota final). A arbitragem do Circuito Macaense de Surf ficou por conta de Paulo Coutinho, Cláudio Albert, Walter Paes e Marcelo Piu (todos da Feserj), além de André Valério e Maurício Sabino, da ASM. Na locução, Gilberto Pereira (Feserj) e Leonardo (Macaé). Os headjudices foram Paulo Dolabella e Frederico Baltazar.




Resultado da primeira etapa do Circuito Macaense de Surf


Open: 1º Lugar – João Castaño 12.00; 2º Lugar – Jaime Fernandes 10.50; 3º Lugar – Jovan Silva 5.25 e 4º Lugar – Bruno Agostinho 5.10 Máster : 1º Lugar – Márcio Castro 11.00; 2º Lugar – Jaime Fernandes 8.25; 3º Lugar – Miguel Ângelo 5.45 e 4º Lugar – Hercules Zarour 4.50 Sênior: 1º Lugar - Jovan Silva 11.40; 2º Lugar – Márcio Castro 11.25; 3º Lugar – Zenobi Silva 10.10 e 4º Lugar – Jaime Fernandes 8.50 Mirim: 1º Lugar – Élson Nieira Silva 7.50; 2º Lugar – Hiverton Valantim 4.25; 3º Lugar – Anderson Valantim 2.80 e 4º Lugar – João Marcos Madeira 2.25

Nenhum comentário: