Radio Web InformaSom

sábado, 27 de dezembro de 2008

Retrospectiva do futebol Amador em 2008

A Liga Macaense de Desportos promoveu o Campeonato Amador de Macaé, em seis categorias, sendo quatro na base e duas no adulto. A Coluna Tela Esportiva acompanhou todos os jogos, registrou os principais fatos e ilustrou com fotos alguns lances de puras emoções. Atletas e abnegados dirigentes superam inumeras dificuldades só pelo prazer de honrar as camisas das suas respectivas equipes de futebol.
Nas categorias de base, a garotada caprichou em toda a competição e levou muitos torcedores ao estádio Expedicionário principalmente nos jogos decisivos, realizados no mês de outubro.
O MacaeNews relembra através da Tela Esportiva, os momentos decisivos nas seis categorias. No Pré-Mirim, a Escolinha do Fla-Macaé conquistou o título de campeão ao derrotar o Nova Geração, nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti, após um emocionante empate em 1x1 no tempo regulamentar. No Mirim, o Nova Geração conquistou o bi-campeonato ao derrotar o Centro de Promoção Social Crianças do Amanhã-CPSCA, nos pênaltis por 7x6, depois de um empate no tempo regulamentar sem balançar a rede. Neste duelo, o CPSCA praticamente apenas se defendeu, mas no minuto final quase marcou o gol do título em um surpreendente contra-ataque, porém com duas importantes defesas, o goleiro Mateus salvou o Nova Geração. Na decisão por pênaltis, todos os garotos do Nova Geração converteram (Igor Cabeludo, Loirinho, Vitor, Micael, David, Érico e Adresson) e pelo CPSCA, quase todos (Mateus Matos, Bruno, Biel, Jairon e Yago), a bola chutada pelo Diego bateu na trave e não entrou. Enquanto os meninos comandados pelo Carlos Felipe comemoravam o bi, do outro lado, o competente Fabiano Barcelos consolava seus "pequenos heróis", que choravam pela perda do título inédito.
No encerramento da temporada 2008 no futebol amador macaense, em 12 de outubro, no estádio Expedicionário, foi realizada uma rodada dupla simplesmente espetacular. Na preliminar o Nova Geração conquistou o Campeonato Infantil ao derrotar a Escolinha do Fla-Macaé por 3x2 de revirada e, no jogo de fundo, o CAEC (foto) derrotou o Fla-Macaé por 3x0 no Juvenil e deu a última volta olímpica do ano em Macaé.
Depois de conquistar o bi-campeonato Mirim, o Nova Geração estava disposto a levar mais um troféu para a sua galeria na Barra de Macaé. E levou. Em um jogo emocionante, o alvirubro abriu o placar numa cobrança de escanteio. Tom colocou efeito na bola, o goleiro Yuri se atrapalhou e a "molhadinha" beijou as redes.
Mas o "Urubuzinho" reagiu, com Felipe marcando um golaço e Jonatas virando o placar. Porém aconteceu a revirada, Adriano pegou um rebote de fora da área, a bola desviou na zaga e balançou o barbante. O Nova Geração aumentou a pressão e Marcos Aurélio saiu do banco de suplentes para fazer o gol da vitória. Final 3x2, Nova Geração.
No Juvenil, os "Meninos do Poeta" entraram em campo inspirados e definiram o placar do jogo na primeira etapa, fazendo 3x0, gols de Carlinhos, Douglão e Leuri. Na volta do intervalo, o Fla-Macaé tentou reagir mas o CAEC foi superior técnica e fisicamente, administrou o resultado e apenas esperou o apito final para comemorar a conquista do título em Macaé.
Antes, na categoria Adulto, popularmente conhecida como "Principal", o Unidos da Aroeira conquistou o bi-campeonato amador macaense, ao derrotar o Atlântico do Futuro por 5x2, no estádio Expedicionário. Foi uma vitória inédita, pois antes só haviam registros de empates na história destes confrontos. E o Atlântico não conseguiu quebrar o tabu, agora é penta vice-campeão. Prometendo disputar o Estadual de Profissionais da Terceirona em 2009, o time do presidente Tilico, realizou o jogo festivo das faixas, no dia 19 de outubro, goleando o Cruzeiro, campeão de Rio Bonito, por 5x1, em Rio Bonito.
Na categoria Máster teve "virada de mesa". Depois de ser derrotado pelo Praia Campista nas semifinais, o Nova Holanda recorreu ao Tapetão da LMD, recuperou a vaga na grande final e conquistou o título de tetra campeão Macaense ao derrotar o Cajueiros pelo placar de 3x2, na manhã de domingo (7), no mês de agosto, no velho Expedicionário. Os gols da vitória foram marcados por Dengo, Gê e Gelo; Antonio Luis, o popular "Ia", fez os dois gols do Cajuzão.
Mas o duelo foi marcado pela polêmica, expulsões e muita reclamação. Com a bola rolando foram expulsos os zagueiros Danilo e Marcelo Carapebus, pelo Nova Holanda, que já entrou desfalcado pelos meias Catimbeiro e Marcelo Cavalo, cumprindo suspensão automática por terem sido expulsos na derrota por 2x0 contra o Praia Campista, na semifinal. Pelo Alviverde, o zagueiro Fumaça, também levou cartão vermelho.
E após o apito final, enquanto a rapaziada do rubronegro comemorava, a comissão técnica e os suplentes do Alviverde invadiram o campo e questionaram com o árbitro Julio Miranda, alegando que ainda restavam cinco minutos de jogo. O diretor-atleta Badeco chegou a mostrar o cronômetro, com 38 cravados. "Ele nem deu os acréscimos, então esta porcaria não vale nada". Esbravejava Badeco.
Nova Holanda: Luciano Bode; Marcelo, Marcos Cabeção, Danilo e Rogerio (Quiel); Nida, Cleber, Dengo e Carlinhos Ganjão; Gélo (Tita Carapebus) (Genaldo) e Gê (Luis Carlos Mascarado. Técnico: Sé Cajueiros: Marcinho; Renato (Leoncio), Cezario (Nelson), Didi e Fumaça; Manda, Simazinho, Lucio e Nildo (Carlinhos Reis); Ia e Xande (Capixaba). Técnico: João Grandão. O árbitro foi Julio Miranda, auxiliado por Luis Henrique Vilela e Cidenil Gregório "Xangô".
O MacaeNews cobriu também os Campeonatos em alguns municípios vizinhos à Macaé. O último campeão Amador foi o São Miguel, conquistando o título nas duas categorias em Quissamã. Em Rio das Ostras, o campeão foi o Santa Helena. Em Carapebus, o Sapecado levantou o caneco. Em Conceição de Macabu, Porto foi campeão nos Juniores; Rhodia, no Principal e Vila Nova, no Máster.
Por Roberto Marcelino

Nenhum comentário: