Radio Web InformaSom

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Macaé consagrou o campeões estaduais de Bodyboarding

Um macaense, uma carioca, um riostrense e um niteroiense conquistaram o título de campeões Estaduais de Bodyboarding de 2008, disputando a última etapa do Circuito, na Boca da Lagoa, em Macaé. Representando o surf macaense, Wernwck Almeida foi o campeão Amador masculino; Gabi Gouveia (Rio de Janeiro), no Amador feminino; Gabriel Ramalho (Rio das Ostras), no Mirim e João Luiz (Niterói), na Iniciante. Mais de 70 inscritos disputaram a etapa, brigando pelo título estadual e somando pontos na terceira etapa do Circuito Macaense.
Só a categoria Mirim chegou à Macaé com um campeão já definido. Gabriel Ramalho levou o título Estadual por antecipação, beneficiado pelo cancelamento de três etapas. Nas outras categorias o titulo estava em aberto, sendo disputado entre os dois primeiros do ranking, com exceção da Amador Masculino, onde os nove primeiros colocados tinham chances de se tornar campeão estadual.
O Campeonato começou a ser decidido no sábado. O niteroiense João Luiz confirmou seu favoritismo e passou fácil sua bateria, avançando para segunda fase. Já seu adversário direto ao título, o rio-ostrense Leonardo Medina, sentiu a pressão e acabou perdendo logo na primeira fase do evento, coroando assim o niteroiense como campeão estadual 2008 pela categoria iniciante.
João Luiz, mesmo com o título de campeão e a taça embaixo do braço continuou surfando com sede de vitória e avançou até a final. Já na final o niteroiense surfou apenas três ondas, o suficiente para não deixar dúvida quanto a sua conquista. O niteroiense faturou o título da etapa, e ganhou um kit com prancha, pé-de-pato e duas peças de roupas, oferecidas pela Free Rider e Bac bodyboard shop. Em segundo lugar ficou o rio-ostrense Bruno Araujo, que com o resultado garantiu o título macaense por antecipação. Em terceiro ficou o cabo-friense Jonas Vasconcellos e na quarta colocação fazendo as honras da casa o macaense João Alex.
Entre os mirins, Gabriel Ramalho, franco favorito ao título da etapa surfou sem pressão. Gabriel apenas se divertiu na competição e talvez por isso deixou escapar por muito pouco a classificação para a final. Já na final, quem venceu foi o rio-ostrense Guilherme Tadeu que sobrou na bateria e deixou seus adversários em combinação. No segundo lugar apareceu o capixaba Décio Vieira, seguido pelo niteroiense Caio Bronzeado e pelo também capixaba Eron Mello.
Entre as mulheres, Gabi Gouveia chegou como favorita ao título. Gabi dependia de si mesma e só perderia o título caso a rio-ostrense Vanessa Oliveira vencesse o campeonato e a mesma não chegasse à segunda colocação. Vanessa não se classificou para segunda fase e deixou no colo da carioca o título estadual 2008. Assim como o niteroiense João Luiz, Gabi mesmo com o título embaixo do braço continuou competindo como se dependesse da vitória. Na final a carioca provou porque é a campeã e após uma vitória e um segundo lugar em Niterói a carioca venceu mais uma vez em Macaé e anunciou sua profissionalização em 2009. Em segundo lugar ficou a pernambucana Kirtys Montenegro de apenas 13 anos, seguida por Renata Cavaleiro, de Rio de Janeiro e Talita Oliveira, de Barra de São João.
Entre os amadores a disputa foi emocionante e realmente segurou o publico na praia. Dos 14 atletas filiados, nove chegaram à Macaé com chances de conquistar o título, entre eles três rio-ostrenses, quatro macaenses, um cabo-friense e um capixaba, o único que pretendia tirar o título do estado do Rio de Janeiro.
A disputa começou tensa ainda no sábado. Rafael Paes de Rio das Ostras e Joe Rodrigues de Macaé já se enfrentaram na 1ª fase da competição, mas como top que são fizeram jus ao favoritismo e avançaram juntos à fase seguinte. Já na segunda fase começaram as primeiras baixas importantes para definição do título estadual. Caio Fabricius de Cabo Frio, até então líder da competição, enfrentou os rio-ostrenses Israel Eduardo e Rafael Paes e sucumbiu ao jogo de equipe sendo eliminado logo na segunda fase. Na bateria seguinte outros quatro atletas que também disputavam diretamente o título de 2008 se enfrentaram e Werneck Almeida, em excelente fase se classificou junto com Diego Pacheco, eliminando Igor Santos de Macaé e Adriano Minguta de Rio das Ostras.
Já no domingo, pela semi-final, o trio de Macaé Joe Rodrigues, Werneck Almeida e Marcus Vinicius de Macaé contra o solitário Rafael Paes, de Rio das Ostras. A bateria começou quente, com Joe Rodrigues e Marcus Vinicius fazendo boas notas. Foi então que Werneck e Rafael acharam o caminho da final e mais à frente decidiram juntos o título estadual de 2008.
Na segunda bateria da semi-final, Israel Eduardo surfou o suficiente para avançar a final e esquentar ainda mais a decisão do título, junto com ele quem também avançou a final foi o carioca Sérgio Luiz, que mesmo disputando a final deu adeus ao título, pois só seria campeão se vencesse a competição e todos os outros três concorrentes não subissem ao pódio em segundo lugar.
Já na final os atletas mostraram mais uma vez porque são as grandes estrelas do evento. Mesmo com as condições no mar prejudicadas devido ao fraco vento que chegou apenas para tentar atrapalhar a final, os atletas se superaram e extrapolaram nas manobras aéreas. Até os sete primeiros minutos de bateria quem vencia era o rio-ostrense Rafael Paes, porém nos minutos finais, o locutor do evento parou de divulgar as notas para preservar o suspense, lotando a área de premiação como a muito não se via.
O vencedor da bateria, por apenas 0,67 pontos de vantagem, foi o macaense Werneck Almeida Foto), que levou um kit completo de premiação com prancha, pé-de-pato, strep, camisa de lycra, duas peças de roupa e suprimentos da Herba Life, oferecidos pela ATOL surf shop e pela marca Slake. Em segundo lugar ficou Rafael Paes, em terceiro Israel Eduardo (ambos precisavam apenas de um 6,68 para vencer) e na quarta colocação o carioca Sérgio Luiz, campeão mirim de 2007.
O evento também contou com a categoria profissional, que devido a falta de patrocínio foi realizada com sistema de premiação variável, de acordo com o número de atletas inscritos, e com a proximidade da etapa decisiva do Circuito Brasileiro no Espírito Santo teve pequena procura por parte dos atletas da categoria. Mesmo assim quem venceu foi o atleta Erisberto Abrantes, deixando em segundo lugar o macaense (ainda amador) Duda Becker e na terceira colocação Fellipe Santiago, também de Macaé e Fred Verçosa de Barra de São João.
Os campeões estaduais de 2008 receberão a premiação na abertura do Circuito Estadual de 2009 que já tem data marcada para os dias 23, 24 e 25 de janeiro em São João da Barra, litoral norte do estado, e contará com R$ 5 mil reais de premiação. Além de isenção da taxa de inscrições para as etapas de 2009, exceto na categoria profissional, os atletas receberão também uma premiação equivalente à receita arrecadada com a taxa de filiação em sua determinada categoria.
Ainda sobre o estadual 2009 a FEBRJ anunciou que medidas estão sendo tomadas para que em 2009 o Circuito se fortaleça e conte também com a categoria Profissional, pois segundo a Federação o estado do Rio de Janeiro não pode mais deixar de ter o seu campeão anualmente.
O evento contou com o Patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé através da FESPORTE, e apoio das marcas Slake, Free Rider, das Lojas Bac bodyboard shop e Atol surf shop, da empresa Meeting empreendimentos esportivos e Quality sinalização e Quiosque Arco-íris.

Nenhum comentário: