Radio Web InformaSom

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Macaé poderá levar o Bodyboarding para a Boca da Lagoa

As inscrições para a 4ª e última etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding foi prorrogada para esta quinta-feira (11). O evento está confirmado, até o momento, para este final de semana, dias 13 e 14 de dezembro na Praia do Pecado, em Macaé, litoral norte do Rio do Janeiro.
A possibilidade de adiamento da etapa está praticamente descartada, apesar da previsão de apenas meio metro para o final de semana, segundo a organização do evento a falta de datas seria um dos motivos. “É complicado pensar em adiar um evento quando não há datas disponíveis no calendário. Ainda é muito cedo, vamos aguardar até quinta-feira para termos uma posição mais concreta dos serviços de previsão de ondas. Adiar para os dias 26 e 27, logo após o Natal, comprometeria o sucesso do evento, visto que muitos atletas geralmente viajam para casas de familiares nesta época do ano e realizar a última etapa no inicio de 2009 está descartado por enquanto.” Comentou Malik Lazaro, presidente da AMB.
A última etapa do Circuito Estadual 2008 promete pegar fogo. Enquanto que na categoria mirim o título estadual já está definido, com a merecida vitória do rio-ostrense Gabriel Ramalho. Nas outras categorias o título segue totalmente em aberto.
Na amador feminino a carioca Gabi Gouveia, atual líder do circuito, precisa chegar pelo menos na terceira colocação para garantir o título estadual. Além de Gabi, quem ainda tem chances de se tornar campeã em 2008 é a rio-ostrense Vanessa Oliveira. Para se tornar campeã estadual Vanessa precisa vencer em Macaé e torcer para que Gabi não fique entre as três primeiras.
Pela categoria iniciante, a briga é parecida. João Luiz, de Niterói lidera o ranking 2008 e tem em sua cola o atleta Leonardo Medina, de Rio das Ostras. Para levar o título estadual para Niterói, João precisa chegar pelo menos na segunda colocação. Qualquer resultado pior que o segundo lugar coloca seu título em risco. Leonardo Medina pode levar o título para Rio das Ostras caso vença a etapa e o niteroiense João Luiz fique no máximo em terceiro lugar.
Já entre os amadores a disputa é mais intensa, o título está totalmente indefinido. Apesar de remota, as chances de ser campeão se estende até o macaense Joe Rodrigues, nono colocado até o momento. Para Joe ser campeão ele teria que vencer a etapa e torcer para que os 6 primeiros colocados não chegassem a final. Uma missão praticamente impossível. Entre os 4 primeiros colocados o título será disputado em igualdade de condições, ou seja, quem vencer a etapa é o campeão estadual de 2008.
Um das medidas para garantir melhores condições aos atletas está sendo estudada. A etapa que está marcada para a Praia do Pecado, no local onde tradicionalmente são realizadas as etapas em Macaé, pode ser alterada. Buscando uma melhor qualidade de ondas, o evento poderá ser realizado desta vez na Boca da Lagoa, o que será confirmado através de release oficial na quinta-feira.
A Boca da Lagoa é um local da praia que quebra poucas ondas ao longo do ano, porém, com a abertura da faixa de areia que liga a Praia à Lagoa de Imboacica, um “fundo” é formado e as ondas quebram com excelentes condições para os dois lados. Como a abertura da lagoa se deu a cerca de um mês, a barra entre a praia e a lagoa já está se fechando e com isso as ondas não estão com a mesma perfeição de antes, mas ainda sim apresentam boas condições, semelhantes à Praia do Pecado, porém com maior perfeição e força.
Vale lembrar que o evento distribuirá cerca de 7 à 8 mil reais em premiação, sendo aproximadamente 5 mil em prêmios para as categorias amadoras e 2 ou 3 mil para a categoria profissional, dependendo apenas do número de inscritos na categoria, com 16 inscritos a premiação será de 2 mil reais, caso os inscritos cheguem a 24 atletas, serão distribuídos 3 mil reais de premiação.

Nenhum comentário: