Radio Web InformaSom

domingo, 14 de dezembro de 2008

Americano de volta à uma competição nacional

Representando o futebol do Interior, o Americano de Campos disputará a Copa do Brasil após conquistar a vaga substituindo o Nova Iguaçu, que foi o campeão da Copa Rio 2008 e desistiu da competição nacional. A CBF divulgou na sexta-feira a tabela oficial do campeonato de 2009. O Americano se junta aos quatro grandes do Rio de Janeiro na competição.
Na estréia, o adversário será o Santa Cruz (PE), que vive situação financeira e administrativa complicadíssima. A primeira partida acontece em Campos, no dia 8 de fevereiro, e a segunda, se necessário, no Arruda, em Pernambuco, no dia 15 de março. O Americano não pode perder por diferença de dois ou mais gols neste primeiro jogo, para que possa disputar a segunda partida fora de casa, pois está abaixo do Santa Cruz no ranking da CBF.
O Santa Cruz foi rebaixado a Série D do Brasileirão e o Americano, fora desta competição desde 2006, é favorito a avançar. O segundo jogo, caso aconteça, será no dia 4 de março, às 20h30, no estádio do Arruda, em Recife. A Copa do Brasil de 2009 terá cinco clubes do Rio de Janeiro. Além do Americano, os quatro grandes clubes da capital também vão participar, o que não acontecia há dois anos. Em 2007 e 2008, a dupla Fla-Flu ficou de fora ao disputar a Taça Libertadores.Na primeira fase, o Flamengo enfrenta o desconhecido Ivinhema, do Mato Grosso do Sul; o Fluminense vai duelar contra o Nacional, da Paraíba; o Botafogo vai encarar o Dom Pedro, do Distrito Federal; e o rebaixado Vasco da Gama terá a dificil missão contra o Flamengo, do Piauí.
Um clube vitorioso
Recordista de títulos em Campos dos Goytacazes, o Americano foi campeão campista 27 vezes. O alvinegro do Parque Tamandaré ainda foi bicampeão fluminense (1969/1970), ganhou cinco Taças Cidade de Campos, chegou ao vice-campeonato da Taça Guanabara duas vezes(1981 e 2005), conquistou dois turnos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, em 2002(Taça Guanabara e Taça Rio), além de levantar dois títulos de expressão nacional: o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão (Módulo Azul, hoje Série C) e o Campeonato Brasileiro de Seleções (representando o Estado do Rio de Janeiro), ambos em 1987.
A partir dos anos 80, incluiu em seu currículo vitoriosas excursões ao Exterior, figurando como as mais importantes as de 1981 e 1994, ambas realizadas pelo Oriente Médio. Desde os primórdios da implantação do futebol no Brasil, o alvi-negro campista tem presença marcante. Tanto que com, apenas, oito anos de fundação o time de Parque Tamandaré já ostentava em suas fileiras dois jogadores convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa Rio Branco de 1922: os meio-campistas Soda e Mario Seixas.
O Americano teve outros nomes importantes no escrete canarinho, como Pinheiro, que disputou a Copa do Mundo de 1954, na Suécia. Na verdade, o alvi-negro sempre produziu craques em série como poucos clubes no Brasil, craques como Emílson Pessanha, Maneco e Evaldo, parceiro de Tostão no grande Cruzeiro de 60. Nos dias de hoje, o zagueiro Odvan (Vasco, Santos, Botafogo e Coritiba); Alessandro(Atlético Paranaense e São Caetano), Léo (Santos e Benfica) e Célio Silva (Corinthians, Vasco, Flamengo, Internacional e Universidad Católica), que também começaram no "Cano" e defenderam a Seleção Brasileira.
Mas, em âmbito nacional, o que mais faz inflar o peito orgulhoso do torcedor alvi-negro é o inédito título de êne-campeão campista, nos anos 60/70. Uma conquista inédita. São nove títulos consecutivos. No mundo, perde apenas para o Rangers, da Escócia, que possui um a mais.

Nenhum comentário: