Radio Web InformaSom

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Surfista macaense domina as ondas na Terra do Araribóia

O macaense Matheus Faria dominou as ondas no último final de semana, dias 11 e 12, na praia de Itacoatiara e subiu ao pódio na Segunda Etapa do Circuito ASN Compão HB UFF de Surf 2010. Com o resultado, o Menino Prodígio manteve a liderança no Ranking Niteroiense, nas categorias Mirim e Junior. O outro macaense, Cristiano Silva “Mosquito” , terminou em 5º lugar e agora é o 4º colocado no Ranking da categoria Sênior. O evento aconteceu com sol e praia cheia nos dois dias. No sábado as ondas estavam em torno de um metro com séries chegando a um metro e meio, bem fortes e pesadas. No domingo o mar diminui e boas ondas de meio a um metro formaram o cenário dos confrontos finais de todas as categorias com baterias equilibradas e viradas emocionantes nos instantes finais.
Na INICIANTE, Dávio Figueiredo deu o troco da primeira etapa, ficando em primeiro e deixando o local Matheus Rodrigues com o vice. Com esse resultado os dois estão empatados no ranking com 1900 pontos, o que deixará a disputa pelo título do ano mais emocionante na terceira e última etapa de 2010. Luca Nolasco, que chegou a liderar a final, repetiu a mesma colocação da primeira etapa, ficando em terceiro nesta e também no ranking, com 1620 pontos. O carioca Pedro Ribeiro completou a decisão em quarto.
Na MIRIM, as colocações da final foram idênticas em relação a primeira etapa. O macaense Matheus Faria faturou o segundo título neste ano, disparando na liderança do ranking com 2000 pontos. Rafael Reis surfou boas ondas, mas não o suficiente para reverter o resultado em seu favor, terminando em segundo, e somando 1800 pontos. Matheus Rodrigues, que disputou sua segunda decisão, ficou em terceiro na etapa e no ranking, somando 1620 pontos. Luan Braga terminou em quarto e está com 1458 pontos.
Na JUNIOR, o niteroiense Rafael Reis descontou o vice da categoria Mirim para cima de Matheus Faria. Reis surfou a melhor onda da decisão, com boas batidas em uma esquerda, recebendo 8,25, a maior nota do campeonato. Faltando cerca de 5 minutos, ele conseguiu a nota que precisava assumindo a ponta até o fim. Com essa vitória e mais o quarto na primeira etapa está na vice-liderança do ranking com 1729 pontos. Matheus Faria, que dominou grande parte da decisão acabou em segundo, repetindo sua posição do campeonato anterior. Com os dois vices Matheus soma 1800 pontos e lidera o ranking. O local Jonathan Gomes fez sua primeira final, e terminou em terceiro. Luan Braga não encontrou boas ondas e, como na Mirim, terminou na quarta colocação.
Na FEMININO, Razya Silveira abriu a bateria com uma boa nota, e administrou a liderança com tranqüilidade até o fim da decisão. Ela manteve sua invencibilidade pelo quinto campeonato consecutivo. A carioca Monika Takaki foi quem chegou mais perto. Ela quase completou um tubo, e teve que se contentar com mais um vice neste ano. Mariana Alonso, guarujaense radicada em Niterói, ficou em terceiro, com Roberta Naum em quarto. Rayza soma 2000 pontos, seguida de perto por Monika que está com 1800, com Mariana um pouco mais distante com 1620 pontos.
Na OPEN UFF, Pedro “Formiga” pegou as melhores da final e conquistou seu primeiro título. Dudu Berba ficou mais uma vez com o vice, mas com 1800 pontos assumiu a liderança do ranking. Breno Ebert terminou em terceiro na etapa e no ranking, e agora soma 1539 pontos. Erick Conde, que havia vencido a primeira etapa, não encontrou boas ondas nesta decisão finalizando em quarto. Erick soma 1729, e está na cola de Dudu pelo título do ano.
Na MASTER, Léo Chinês voltou a vencer em águas niteroienses, desbancando os três locais na bateria final. Ele mandou uma forte batida na junção de uma esquerda, obtendo a melhor nota da decisão e ainda pegou outras boas ondas. Com o vice na primeira etapa ele soma 1900 e dispara na liderança. Conforme declaração do próprio na entrega de prêmios, ele já ganhou os rankings da Open e Senior na ASN, e agora batalha por seu primeiro título no ranking da categoria Master. Eduardo Pantaleão tentou, mas acabou ficando com o segundo lugar. Somado ao quarto da primeira etapa, Duca está em segundo no ranking com 1629 pontos. Completando esta final Marcos Brandão e Antônio Sérgio “Abelha” terminaram em terceiro e quarto respectivamente.
Na SENIOR, a disputa tinha uma motivação especial, a briga pela passagem aérea para o Peru, para o campeão do ranking. No último minuto Leandro Patrício, o “Melecão” de Saquarema, virou o resultado à seu favor, faturando seu primeiro campeonato em Itacoatiara. Com o quarto no primeiro evento deste ano ele soma 1729 pontos e está bem próximo de Luis Oberlander. Luisinho que liderou a maior parte da decisão acabou em segundo, e com o título da primeira etapa soma 1900. A disputa pela passagem oferecida pela AIT Surf e Taca Air Lines promete ser boa para o terceiro e decisivo campeonato de 2010. Cristiano Saraiva, que vinha de boas apresentações nas fases anteriores terminou em terceiro, com o big rider local, Eric Gonçalves, finalizando em quarto. O macaense Cristiano “Mosquito” foi o quinto colocado, acumulando 1312 pontos, na quarta colocação do ranking nesta categoria.
OPEN INTERNA
A decisão, restrita aos locais, foi a mais equilibrada de todas. No fim, mais uma vitória de Rafael Guimarães. Já é sua quarta seguida em competições da ASN. Rafinha, irmão da ex-top nacional Juliana Guimarães, manteve 100% de aproveitamento, e coloca uma das mãos na outra passagem aérea para o Peru. Ele foi campeão do ranking em 2009, e só uma combinação de resultados tirará o título dele neste ano. Rafael Brasiliense, que atualmente reside na França, está passando uma temporada no Brasil e aproveitou para rever os amigos e competir em Itacoatiara. Sempre com muita força em suas manobras, e muita vontade de vencer, Brasiliense terminou em segundo, mas por não ter participado da primeira etapa, não tem chances de faturar o ranking. Marco Antônio Portugal, o “Cofrinho”, ficou com a terceira colocação. Guilherme Sodré, recém chegado da Indonésia, tinha passado todas as baterias em primeiro, mas na final ele só encontrou uma boa onda, e fechou sua participação em quarto. Na disputa pelo ranking o único que pode alcançar Guimarães é Ben Borges. Ele foi barrado na semi, ficando em quinto, e com o vice na primeira etapa, soma 1556. Ben terá que vencer o último campeonato do ano, e torcer para Rafael ficar no máximo na sétima colocação.
A ASN se orgulha de ter realizado com sucesso mais um evento com boas ondas, disputas emocionantes, farta premiação, sol e praia cheia. O campeonato ocorrido neste mês fez parte das comemorações do aniversário de 30 anos da ASN, que foi fundada no dia 23 de setembro de 1980. A Black Firma Eventos, do locutor e promoter Gilberto Pereira está organizando a festa de comemoração do aniversário da ASN, no dia 22 de setembro, quarta-feira, a partir das 21:00h, na boate Waxy, localizada na Rua Domingues de Sá, 325 em Icaraí. O evento contará com show da banda Nikity All Stars, DJs Filipe Rocha, Gustavo Magoo, Phil Monnerat e GuiEngert, filmes de surf e videos da ASN no telão (Triângulo Vídeos), exposição de pranchas (Heenalu Cultura e Arte), fotos e decoração temática. Maiores informações sobre a festa com Gilberto Pereira pelo e-mail: gilbertoeventos@gmail.com
A Segunda Etapa do Circuito ASN Compão HB UFF de Surf 2010 teve patrocínio das Lanchonetes Compão, Hot Buttered e Universidade Federal Fluminense, e apoios da Prefeitura de Niterói, Águas de Niterói, AIT Surf Operadora de Turismo, Taca Air Lines, Pranchas BOU, Heenalu Surfboards, André Cebola Shaper, Energéticos Mad Dog, Clínica de Fisioterapia Intato, Vibe, Cobra D’Água, Cobian, S3 Boarders United, Código de Surf, TSN, Bustle, Kaway, Girlie, Hang Way, Hanga Bay e Original Brasil.

Nenhum comentário: