Radio Web InformaSom

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Para seguir sonhando com a Série B, terá que rebaixar o Gama

Depois de dois jogos consecutivos na Terceirona do Campeonato Brasileiro sem vencer, perder a liderança no Grupo C e pela primeira vez fora da zona de classificação à próxima fase, o Macaé se reapresentou nesta terça-feira (14), visando à partida decisiva no próximo domingo (19), contra o lanterna Gama. Pela manhã, os atletas fizeram musculação na academia do Ginásio Municipal e, à tarde, o técnico Dário Lourenço comandou um treino com bola na sede campestre do Clube dos Empregados da Petrobras.
Para garantir vaga nas quartas-de-finais e seguir sonhando com o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, não será tão simples, desde que o Macaé Esporte derrote o Gama no domingo (19), às 16h, no Estádio Moacyrzão, pela última rodada da fase de classificação. O Clube da Princesinha ocupa a terceira colocação, com 11 pontos, um a menos que os líderes Luverdense e Ituiutaba, que se enfrentam no mesmo dia e horário no interior de Minas Gerais. O Gama é o último colocado, com apenas cinco, e se perder ou empatar, será rebaixado à Quarta Divisão.
Para enfrentar o Candango, o Macaé será reforçado pelos laterais Johnatan e Bill, que retornam ao time após cumprir suspensão. O técnico Dário Lourenço espera ainda pela recuperação do volante Osmar e o meia André Gomes, que não enfrentaram o Luverdense, vetados pelo departamento médico. O atacante Bruno Luiz, que marcou dois gols contra o Gama, na goleada por 4x1 em Brasília, longe dos gramados há cerca de um mês por contusão, é outro que pode reaparecer.
O apoio do torcedor nas arquibancadas será fundamental para incentivar o Macaé e pressionar o Gama. Uma vitória simples classifica o Macaé Esporte. Mas se o jogo for equilibrado será preciso ter paciência e não vaiar, pois até o empate poderá ser suficiente, desde que haja uma combinação de resultados.
Neste caso, o Macaé chegaria aos 12 pontos e seria preciso haver um vencedor no confronto entre matogrossenses e mineiros. E, mesmo assim, o Macaé terá que fazer contas devido ao saldo de gols. O Luverdense tem quatro gols positivos de saldo, contra três da dupla Ituiutaba e Macaé Esporte. O ideal seria o Luverdense derrotar o Ituiutaba, que só perdeu na primeira rodada. Assim, o clube de Lucas do Rio Verde terminaria em primeiro lugar na chave, com 15 pontos, e a equipe de Macaé, com os mesmos 12 pontos do time mineiro, ficaria com a segunda vaga pelo saldo de gols.
Em caso de empate entre Macaé e Gama sem a rede balançar e vitória do Ituiutaba por 1x0 sobre o Luverdense, o único representante carioca na Série C estaria eliminado. Isto porque Macaé e Luverdense ficariam com os mesmos 12 pontos, o mesmo saldo de gols (3 x 3), porém o adversário teria maior número de gols marcados (11 contra 10). Nesta situação, o empate macaense teria que ser por 2x2 ou mais. Se a vitória do Ituiutaba for por dois ou mais gols de diferença, o Macaé avança com qualquer empate.
E se houver empate entre Ituiutaba e Luverdense, o Macaé Esporte só garante a vaga se derrotar o Gama. Neste caso, a vitória recolocaria o Macaé na liderança da chave com 14 pontos. A outra vaga seria do Luverdense, com 13, mesma pontuação do Ituiutaba, porém com melhor saldo de gols.
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o trio de arbitragem para Macaé e Gama. E o árbitro será Edmundo Alves do Nascimento, da Federação Catarinense, o mesmo que apitou o jogo do Macaé contra o Luverdense no último domingo (12), em Lucas do Rio Verde (MT). Ele ganhou o sorteio do conterrâneo Jefferson Schmidt. Edmundo será auxiliado por Juliano Fernandes da Silva e Nadine Schram Câmara Bastos, ambos também de Santa Catarina. O quarto árbitro será Rodrigo Carvalhaes de Miranda e o observador Carlos Elias Barroso Pimentel, ambos da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Na foto enviada pelo Tiago Ferreira, o volante Marciel disputa a bola com o meia Danilo, observados pelo goleiro Lugão, no treino do Macaé.

Nenhum comentário: