O surf macaense consolidou seu profissionalismo de status nacional. A Associação de Surf de Macaé (ASM) comemorou na noite de segunda-feira (28), na sede de praia do Tênis Clube, a homologação dos resultados das etapas do Circuito Macaense de Surf por meio de certificação da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj). A cerimônia homenageou grandes nomes do surf macaense como Hércules Zarour e Marcelo Brasileiro, além de novos talentos como Matheus Faria, de 13 anos, e o atual líder do ranking de surf na categoria Open, João Castaño.
De acordo com o presidente da ASM, Miguel Ângelo, o sistema oficial utilizado para emitir as notas dos atletas, com emissão on line de cada onda em cada bateria, é o Beach & Bite, o que garante total transparência dos resultados. “O surf em Macaé está certificado pelo órgão competente do esporte, a Feserj, através do sistema Beach & Bite, usado em circuitos mundiais de surf como Austrália e Havaí. Nunca na história de Macaé tivemos atletas certificados e hoje nós temos”, explicou Ângelo.
O prefeito Riverton Mussi, que recebeu certificado de honra ao mérito por apoio incondicional ao circuito macaense de surf de 2006 e 2007, destacou a importância do surf e do esporte para a formação do cidadão. “A prefeitura incentiva a prática esportiva e valoriza os profissionais de surf de Macaé. Estimulamos o esporte com o Bolsa-Atleta e esperamos que os atletas de vários esportes, como o surf, levem cada vez mais o nome de Macaé em todo o país”.
O subsecretário de Esporte, Valter Soares Bittencourt, avaliou que a certificação valoriza o profissional, que fica sabendo ainda na bateria, que nota precisa tirar para melhorar sua colocação na bateria. “A prefeitura de Macaé valoriza o esporte e o atleta”, disse Valtinho, afirmando que não tem intimidade com a prancha sobre as ondas, apesar de ter tentado aprender a surfar.
Na primeira etapa do Circuito Macaense de Surf 2008, realizada em março, o surfista João Castaño faturou o primeiro lugar na categoria Open . Na categoria Máster (a partir de 35 anos), Márcio Castro conquistou o primeiro lugar. A categoria Sênior (surfistas a partir de 28 anos), teve como primeiro lugar Jovan Silva. A supervisão técnica do evento foi feita pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, que trouxe para Macaé a comissão técnica formada por árbitros e headjudices (coordenadores técnicos responsáveis pela nota final).
O presidente da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte), Alex Moraes, também prestigiou o evento e ressaltou a qualidade do surf no município. “O surf de Macaé atingiu hoje um nível de profissionalização muito importante, participando inclusive de eventos nacionais. Temos no momento atletas que recebem bolsa auxílio da prefeitura, como uma forma de não só ajudar, mas também estimular a dar continuidade a prática do surf”, frisou.
Miguel Ângelo também salientou a importância do profissionalismo do surf em Macaé e do apoio do poder público municipal. “O surf em Macaé está crescendo e a tendência é crescer ainda mais”, comentou o presidente da ASM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário