Radio Web InformaSom

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um novo Estadual de Futsal no retorno do Macae Sports

O Campeonato Estadual, principal competição interclubes de futsal, promete ser diferente em 2010. Em reunião do Conselho Arbitral, antes do carnaval, a Federação de Futsal do Rio de Janeiro, apresentou uma série de novidades. Uma delas será a volta do Macaé Sports
Pela primeira vez em duas décadas, a competição será estendida durante toda a temporada, com duração de oito meses. Ficou definido pelos clubes e pela Federação que o Estadual terá um número máximo de 10 participantes, seis dos quais já estão confirmados: Petrópolis; Vassouras; Macaé Sports; Cabo Frio Futsal; ADDP (também de Cabo Frio); e Flamengo. Outros dois clubes já manifestaram interesse em participar do torneio: o Vasco da Gama e o Clube Comary, de Teresópolis.
Por conta da mudança de fórmula do calendário, a Federação estendeu o prazo de confirmação para o dia 23 deste mês, quando se encerra a Assembleia Geral Ordinária convocada pela entidade para discutir assuntos gerais, reforma no estatuto, no regulamento geral e nos regulamentos dos campeonatos. Até o ano passado, a Federação promovias duas competições: o Carioca e o Estadual.
A fórmula sugerida pelos clubes garante a manutenção em atividade, pelo menos, até o final de outubro. O Estadual será disputado em três fases: a primeira, dividida em duas ou três etapas, de acordo com o número de clubes participantes, além das fases semifinal e final.
Outra mudança definida na fórmula de disputa se refere às fases decisivas. Até 2009, nas fases eliminatórias, ao final do segundo jogo, em caso de igualdade em número de pontos, era disputada uma prorrogação de 10 minutos, com o empate na prorrogação favorecendo a equipe de melhor campanha. Para o Estadual Adulto deste ano, as fases semifinal e final não terão mais a prorrogação depois do segundo jogo; caso haja a necessidade de um desempate, será realizada uma terceira partida, na casa da equipe de melhor campanha nas fases anteriores. Neste caso, o mandante do terceiro jogo atua com a vantagem do empate.
Com a alteração no calendário, que prevê a paralisação do Estadual no período da Copa do Mundo, a previsão é que o campeonato comece na última semana de março. Os clubes terão um prazo até o final do mês para enviar os dias da semana de preferência em seu mando. Por conta dos compromissos de Macaé e Petropolis na Liga Futsal, a tabela desses clubes será flexibilizada priorizando a participação da dupla na competição nacional.
Além do campeonato adulto, foram discutidas algumas ideias para a realização do Estadual na categoria sub-20. Apenas Flamengo e Pentágono Futsal/Colégio Pentágono se inscreveram até o momento. Porém, a Federação quer estimular a participação das equipes do interior no torneio.

Nenhum comentário: