Radio Web InformaSom

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Trilha ecológica passando por um vulcão na Terra do Poeta


Uma programação para quem curte a natureza e gosta de aventura. Esta é a trilha ecológica do morro São João, um vulcão extinto, localizado em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. Possui 816 metros de altitude, de acordo com o marco do IBGE e, do topo, podem ser vistos vários municípios da Baixada Litorânea, como Rio das Ostras, Cabo Frio e Búzios. São cerca de seis horas de caminhada em meio a Mata Atlântica nativa, em aproximadamente seis quilômetros, ida e volta. Muitos rios e água de nascente refrescam o calor da caminhada. As saídas, sob agendamento, costumam ser às 7h, a partir da Fazenda São João, que recentemente virou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
O guia de Turismo, Daniel Zanuzzio, revela que durante a trilha, de complexidade média/alta, é possível observar diversas espécies da fauna e da flora. “Muitos cogumelos comestíveis e o cogumelo coral (que é uma espécie rara) são comuns de encontrar”. Espécies endêmicas também habitam o morro.
O guia também conta que o macaco Bugio (também conhecido como Guariba), cobras, lagarto Teiú, esquilo, porco espinho e tatus são alguns que fazem parte do habitat do São João. Entretanto, não costumam aparecer com a presença de trilheiros.
A novidade é que um grupo de pesquisadores (biólogo, engenheiro florestal e turismólogo), financiados pela empresa Eco-aventura e pelo Hotel Fazenda São João, está catalogando as espécies vegetais e animais do morro São João.
Os interessados em fazer a trilha, se quiserem, podem se hospedar na Fazenda São João. Há cerca de quatro quilômetros da estrada RJ 162, sentido Palmital, o local faz parte da história do município de Casimiro de Abreu, pois preserva um casario do século 18, quando ainda era uma fazenda de café. Chalés no estilo colonial, ofurô, hidromassagem, sala de jogos, salão de convenções, academia, piscina e sauna são alguns dos atrativos oferecidos pelo Hotel Fazenda. Mais informações pelos telefones 2778-1571/ 2774-5550 ou 2764-1786.

Nenhum comentário: