Radio Web InformaSom

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um clube Goiano e outro Gaucho vão estrear na Liga Futsal

A 15ª edição da Liga Futsal contará com um número recorde de participantes. Serão 21 equipes na disputa do título mais importante do salonismo nacional. Nesta segunda-feira (1º/2), prazo final para a confirmação das últimas vagas, duas novidades foram apresentadas: a Assoeva, de Venâncio Aires (RS), e o Anápolis, de Anápolis (GO), que disputarão pela primeira vez a competição.
Em relação à competição de 2009, em que participaram 19 equipes, apenas Vasco da Gama (RJ) e Álvares/Vitória (ES) não disputarão a Liga nesta temporada. Com isso, a Assoeva, vice-campeão gaúcha no ano passado, entra na vaga dos capixabas, em parceria com a Gama Sports, dona da franquia que até o ano passado serviu o time de Vitória.
Já os goianos, por meio da Super Bolla, negociaram a compra de uma franquia, que até então servia o Diplomata, que participará desta edição do campeonato como convidado. A terceira novidade, em relação à temporada passada, fica por conta da participação do Macaé, que esteve licenciado em 2009 e retorna sob o comando do técnico Sávio Badini.
Com a confirmação das equipes, a distribuição geográfica dos times da Liga Futsal 2010 contará com equilíbrio entre quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, contarão cada um com quatro representantes, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro terão dois times, cada. Goiás, que volta ao cenário da Liga após quatro temporadas, terá uma equipe estreante.

Confira os participantes da Liga Futsal 2010
Rio Grande do Sul: Erechim, Assoeva, Carlos Barbosa e Cortiana; Santa Catarina: Florianópolis Futsal, Joinville, Malwee e Unisul; Paraná: Copagril, Diplomata, Foz Futsal e Umuarama; São Paulo: Orlândia, Garça, São Caetano/Corinthians e São Paulo; Minas Gerais: Praia Clube e Minas; Rio de Janeiro: Petrópolis e Macaé; e Goiás: Anápolis.

A novidades que vem de Goiás
O Anápolis irá representar o estado de Goiás e a região centro-oeste na Liga Futsal 2010. Após quatro anos ausente, o estado goiano terá um representante na Liga, o último foi o Palmeiras/CELG, em 2005.
Localizada a 48 km de Goiânia, capital do estado, Anápolis respirou a Liga Futsal em sua primeira edição, em 1996, quando o Goiás Futsal 2000 mandou todos os seus jogos na cidade do interior. Naquela oportunidade, o time comandado pelo técnico Foca garantiu a terceira colocação geral, atrás apenas do Vasco, vice-campeão, e da Inter/Ulbra, campeã.
De acordo com Ademir Marinho, Secretário de Esportes de Anápolis, a equipe ainda está sendo definida e as novidades serão muitas, já que o elenco será todo formado nos próximos dias. Ademir não confirmou nomes, mas o objetivo é iniciar o projeto formando uma comissão técnica respeitada e vencedora.
A pré-temporada do Anápolis/Super Bolla está programada para iniciar na segunda quinzena de fevereiro, logo após o carnaval. A base do time será formada por atletas jovens, mesclada com alguns outros nomes experientes.

Assoeva é confirmada na disputa da Liga Futsal 2010
A cidade de Venâncio Aires, que fica a 130 km de Porto Alegre, localizada no interior do Rio Grande do Sul, é conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Chimarrão. Agora, o município poderá se orgulhar de ter mais um representante no cenário nacional, por meio do salonismo e dentro da Liga Futsal 2010.
Na manhã desta terça-feira (2), a equipe da Assoeva foi confirmada pela Liga Futsal como uma das 21 equipes que disputarão a maior competição de clubes do mundo neste ano. O clube de Venâncio Aires, dono de uma torcida fanática, disputará pela primeira vez a competição.
A Associação Esportiva de Venâncio Aires (Assoeva) foi fundada no ano de 1982, por Almedo Dettenborn e em 2002, com a presidência a cargo de Vianei Batista Hammes, também atual presidente, foi criado o departamento de futsal. Desde então a equipe vem crescendo no cenário esportivo gaúcho.
Tanto que, no ano passado, a Assoeva/Unisc conseguiu seu maior feito até o momento. Sob o comando técnico de Morruga, a equipe alcançou a final do Campeonato Gaúcho de Futsal, deixando para trás forças nacionais como a Cortiana e o Atlântico. Na decisão o título acabou ficando com o Carlos Barbosa, mas estava plantada a semente do crescimento.
Desde então, houve uma mobilização na cidade. A torcida queria ver o time na maior competição do país e a possibilidade da entrada da Assoeva na Liga Futsal se concretizou depois de algumas negociações entre o clube, a Gama Sports (detentora da franquia) e a Administração da Liga Futsal. Com isso, o time de Venâncio Aires entra na Liga Futsal na vaga do Álvares/Vitória (ES).

Nenhum comentário: