Radio Web InformaSom

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Peneira em Macaé nas categorias de base do basquete

Após um ano fora das competições oficiais promovidas pela Federação de Basquete do Rio de Janeiro, o Macaé Sports vai promover uma peneira visando a formação das equipes infanto-juvenil e juvenil masculino, recolocando Macaé no cenário estadual de basquete. A seleção dos atletas será realizada nesta sexta-feira e sábado, coordenada pelo treinador Leo Costa, no ginásio Maurição, na Riviera Fluminense.
O motivo que afastou Macaé das competições foi a tumultuada eleição para a nova diretoria da Liga Macaense de Basquete. Alguns atletas foram jogar em São Paulo, mas devem retornar a Princesinha do Atlântico. “Esperamos realizar um bom campeonato. Conseguimos repatriar alguns atletas do município que defenderam outros clubes em 2009 e esperamos ainda descobrir alguns talentos nesta peneira para fechar o elenco na tentativa de formar equipes competitivas neste Estadual”, disse o técnico Leo Costa.
A seleção para atletas acontece nesta sexta-feira (19), das 18 às 20 h, para os nascidos em 1995/94 e 93, categoria infanto juvenil e das 20 às 22h, para os nascidos em 1991/92, na categoria juvenil. No sábado (20), a peneira será pela manhã: das 08 às 10h, no infanto-juvenil e das 10 às 12h, no juvenil.
Escolinha de Bodyboarding
E para aqueles que não tem a intimidade com a bola laranja e gostam de esportes radicais, ainda há tempo de se tornar um praticante de bobyboard e tirar onda de graça. A Escolinha de Bobyboard da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), que deu uma paradinha durante o Carnaval, retorna as aulas na próxima segunda-feira (22), na Praia de Cavaleiros.
Com a escolinha, a prefeitura tem sido a responsável pela popularização do bobyboard no município, que tem como referencia a vice-campeã mundial desta modalidade, a bodyboarder Jéssica Becker. As aulas são gratuitas e têm duração de uma hora e 15 minutos. Acontecem o ano inteiro, até dezembro, em três turmas: de manhã, às 8h30 e às 10h45, e às duas da tarde.
Para participar, basta um responsável levar a criança, a partir dos 8 anos, ao contêiner verde, da Escolinha, localizado próximo ao Posto 1 em Cavaleiros, onde a equipe está de plantão para fazer a matrícula dos interessados.
O professor Rafael Mussi Carrilho informou que podem se inscrever crianças matriculadas na rede pública ou particular de ensino, mediante apresentação de declaração da escola, junto com uma fotografia, comprovante de residência e atestado médico. Após passar por esses procedimentos, pronto, é hora de cair na água.
Não demora e a criança logo se familiariza com a linguagem própria do esporte, como tubo (ficar alguns instantes encoberto pela onda), aerial (virar junto com a prancha), drop knee (andar com um dos pés e o joelho oposto apoiados na prancha, em vez de deitado), e outras muito utilizadas no dia-a-dia dos praticantes de bodyboard.
O esporte consiste em descer a onda deitado ou de joelhos em uma prancha com auxílio de pés de pato (nadadeiras) que servem para a entrada na onda e na execução de manobras. Há milhares de praticantes em todo mundo, incluindo mulheres.

Nenhum comentário: