Radio Web InformaSom

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Torneio Juvenil tentando sobreviver no Rio

Com previsão de bola rolando no dia 30 deste mês e a final prevista para 8 de fevereiro, será realizada a Copa Rio Sub17, promovida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. A competição, no passado, tinha o mesmo peso da Copa São Paulo de Futebol Júnior e ainda o status de "Brasileirinho" de Juvenil. Mas perdeu em credibilidade e organização, e em consequencia as grandes equipes de outros estados e até de fora do Brasil, desistiram de participar. Além disso, grandes cidades do Interior, não dediam mais nenhum jogo, o que dava suporte a Ferj.
Para a edição deste ano estarão na disputa 44 clubes, incluindo os quatro clubes tradicionais do Rio. Em 2008 o Fluminense-RJ foi o campeão ao derrotar o Flamengo na final por 4x2, em Campos. Além dos grandes do futebol carioca, irão disputar equipes de fora do Estado com tradição em revelar jogadores, entre eles: Nacional-AM, Desportivo Canindé-SE, Tarumã-AM, Linhares-ES e Suzano-SP.
Serão onze sedes com quatro clubes. Três Rios - Três Rios, Flamengo, Paraíba do Sul e Nacional-AM; CT do Sendas - Sendas, Portuguesa, Vasco da Gama e Desportivo Canindé-SE; CT Tigres do Brasil - Tigres do Brasil, Gênus-PR, Futuro Bem Próximo e Madureira; São Cristóvão - São Cristóvão, Botafogo, Barcelona e Mesquita; Maricá - Maricaense, Estrela do Norte-ES, Tarumã-AM e Profute; Artsul - Artsul, Fluminense, Rubro Social e Liga de São João de Meriti; CT CFZ do Rio - CFZ do Rio, Campo Grande, Estácio de Sá e Heliópolis; Sapucaia - Liga de Sapucaia, Carmelo, Linhares-ES e União Suzano-SP; Céres - Céres, Vilar Carioca, Rio de Janeiro e Cash Top Santa Cruz; Colônia/Jacarepaguá - Colônia, Uni-Souza, Cruzeiro e El-Shadday; Paty do Alferes - Paty do Alferes, Vila do João, Rogi Mirim-SP e Real Maré.
O Departamento Técnico da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira (21), a tabela da primeira fase. Jogos do dia 30: Entrerriense - Flamengo x Nacional-AM (16h) e Três Rios x Paraíba do Sul (18h); CT Sendas - Vasco x Desportivo Canindé-SE (9h) e Sendas x Portuguesa (11h); CT Tigres do Brasil - Madureira x Gênus-PR (9h) e Tigres do Brasil x Futuro Bem Próximo (11h); São Cristovão - Botafogo x Mesquita (9h) e São Cristovão x Barcelona (11h); Maricá - Profute x Estrela do Norte-ES (15h) e Maricaense x Tarumã-AM (17h); CT Artsul - Liga São João de Meriti x Fluminense (9h) e Artsul x Rubro Social (11h); CFZ do Rio - Campo Grande x Heliópolis (9h) e CFZ do Rio x Estácio de Sá (11h); Municipal Sapucaia - Carmelo x União Suzano-SP (15h) e Liga de Sapucaia x Linhares-ES (17h); Céres - Rio de Janeiro x Santa Cruz (9h) e Céres x Vilar Carioca (11h); Colônia - Uni-Souza x El Shaddai (15h) e Colônia x Cruzeiro (17h); Municipal Paty dos Alferes - Rogi Mirim x Vila São João (15h) e Paty do Alferes x Real Maré (17h).Regulamento da Copa RioA primeira fase será disputada pelas 44 equipes em sistema classificatório, distribuídas em onze sedes, da seguinte forma: quatro equipes jogando entre si classificando-se a vencedora de cada grupo e mais cinco por índice técnico, classificadas em segundo lugar independente dos grupos.
Nas oitavas-de-final, as dezesseis associações classificadas jogarão em sistema eliminatório em oito sedes e estarão classificadas às quartas-de-final, as vencedoras de cada grupo.
Nas quartas-de-final, as associações classificadas serão divididas em quatro sedes, cada uma com duas associações, realizando-se, apenas, um jogo eliminatório entre elas e classificando-se para a fase semifinal as vencedoras de cada chave.
Na Semifinal, os jogos serão disputados pelas quatro associações classificadas da fase anterior em uma só Sede, pelo sistema eliminatório e classificando-se para fase final as vencedoras de cada jogo. A Fase Final será disputada pelas duas associações, classificadas pelo sistema eliminatório simples e a equipe vitoriosa será proclamada Campeã do XXIII Torneio Estado do Rio de Janeiro de Futebol Juvenil Sub -17 - (Copa Rio) 2009

Nenhum comentário: