Radio Web InformaSom

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Junior do Macaé jogará em Rio das Ostras

Simultâneamente ao Estadual de Profissionais, a bola vai rolar neste sábado (24) pelo Campeonato Estadual de Futebol Júnior com a participação das dezesseis equipes que integram o Cariocão. Para esta temporada a novidade será a fómula de disputa, o retorno do Bangu, atual campeão da categoria na Segundona; o Tigres do Brasil, Caçulinha da Primeirona e o Macaé jogando em Rio das Ostras, quando o normal seria fazer a preliminar em Araruama.
Ainda estarão na disputa o Fluminense, atual campeão, Volta Redonda, Flamengo, Duque de Caxias, Boavista, Vasco da Gama, Cabofriense, Botafogo, Madureira, Resende, Friburguense, Americano e Mesquita. O grande ausente é o América, nono colocado na categoria em 2008, "rebaixado" à Segundona com o time principal.
Segundo a tabela divulgada somente esta semana pelo departamento técnico da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, os jogos da categoria júnior serão disputados nas preliminares dos times profissionais, mas com uma modificação: os times estarão em grupo único e se enfrentarão em turno e returno. Os campeões (turno e returno) decidirão o título da temporada. Com essa alteração o Estadual da categoria será jogado no primeiro semestre. Se um time conquistar os dois turnos será proclamado campeão sem a necessidade das partidas finais.
Os jogos da primeira rodada e os árbitros para este final de semana, são: neste sábado (24) - Macaé Esporte x Volta Redonda (Rio das Ostras, 13h45). Árbitro: Wanderlei Rodrigues de Souza. Assistentes: Luiz Cláudio da Silva Areias e Marco André Dutra Barbosa; Mesquita x Bangu (Nielsen Louzada, 13h45). Árbitro: Cláudio Roberto da Cunha Melo. Assistentes: Julio Cesar Moizinho de Melo e Augusto Alves Pereira; Boavista x Botafogo (Eucy Resende de Mendonça, 13h45). Árbitro: Janderson Augusto da Silva. Assistentes: Ewerton Maciel Pires do Nascimento e Julio César Gomes; Madureira x Resende (Giulite Coutinho, 13h45). Árbitro: Claucio Hermanos Félix Campos do Amaral. Assistentes: Hugo dos Santos Pereira e Jailson Pereira da Costa; Vasco x Americano (São Januário, 16h). Árbitro: Alexandre Jimenez Bocca. Assistentes: Igor Bertozzi de Aquino Mattos e Leonan Cardoso Berute; Duque de Caxias x Tigres do Brasil (Romário de Souza Faria, 18h15). Árbitro: Rogério Lucas dos Santos. Assistentes: Thales Algebaile Bondim e Diogo Carvalho Silva. Já no domingo (25) dois jogos completam a rodada: Flamengo x Friburguense (Maracanã, 14h45). Árbitro: Philip Georg Bennett. Assistentes: Marcos Sivolella do Nascimento e Luiz Cláudio Regazonni; Cabofriense x Fluminense (Alair Corrêa, 17h). Árbitro: João Ennio Sobral. Assistentes: Agnaldo Adolfo Vieira e Raimundo Martins de Souza Filho.Flamengo é o papão de títulos na categoria
O Campeonato Estadual de Juniores que até 1979 era disputado com o nome de Campeonato Carioca de Juvenis, teve o Flamengo como primeiro campeão em 1921 e no ano seguinte o São Cristóvão. A competição não foi realizada entre os anos de 1923 e 1931 e voltou em 1932. Nesse ano, o campeão foi o Sport Club Brasil.
Dos grandes clubes, o América conquistou o primeiro título em 1933 e o Botafogo dois anos depois. Já o Vasco só foi levantar o troféu pela primeira vez em 1944 e o Fluminense somente em 1947 - o primeiro troféu de sua galeria. O Bangu retorna este ano à elite e foi o último campeão (1987), excluindo-se, aí, os quatro grandes do Estado. Após a conquista banguense, somente Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, conquistaram campeonatos.
O Flamengo com vinte e oito conquistas é o maior vencedor da categoria. Na sequência vem o Fluminense, com 15 títulos. Botafogo e Vasco (11 vezes, cada), o América tem seis, Bangu, quatro e São Cristóvão, três. Olaria, Brasil, Bonsucesso e Madureira, com um título cada, fecham a galeria de campeões. Nenhuma equipe do interior do Estado ganhou um estadual júnior da Primeira Divisão.

Nenhum comentário: