Radio Web InformaSom

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Se deixarem, um PEQUENO será campeão Carioca

A bola rolou abrindo o Campeonato Carioca neste fim de semana e já na primeira rodada pela Taça Guanabara, a arbitragem pisou na bola e dois clubes considerados pequenos e desacreditados por serem do Interior, se agigantaram em campo. A Ferj também deixou a desejar, adiando a rodada de abertura na categoria Júnior, culpando a chuva e deixando a galera sem preliminar.
No sábado (24), o árbitro insistiu em confirmar um gol para o Botafogo em que a bola passou por fora e apareceu no fundo das redes. Foi preciso o assistente insistir por três vezes, mantendo a bandeirinha erguida, até que o poderoso do apito aceitasse a marcar o tiro de meta. No domingo (25) foi pior ainda, com o assistente anulando um gol do Friburguense, marcado pelo Vitor Hugo. Neste caso, o árbitro poderia assumir a responsabilidade e dar o gol. Depois o Flamengo fez um gol, em que Juan e mais três rubro-negros estavam dentro da pequena área e tinham pela frente so o goleiro Adriano. No inicio do lance, Juan tinha condições, mas em termos de dúvida, seria até aceitável se este gol fosse anulado.
Imaginem se não tivesse o "técnico de arbitragem", a grande inovação neste Carioca e a transmissão ao vivo pela TV. E a pré-temporada na Sendolândia, com palestras, reciclagem, trabalhos técnicos e físicos. A teoria ficou nas salas de aula no momento de ser colocada em pratica. Ainda tem o 4º árbitro e o observador. Se na primeira rodada já aconteceram duas lambanças inadmíssiveis, o "clubes pequenos", que certamente chegarão às semifinais, terão que superar a força do apito, sempre beneficiando os chamados "grandes".
Em São Januário o Vasco entrou pelo "Cano". A dupla Ernani e Éberson parecia estarem jogando com o uniforme trocado. Se fosse um coletivo, titulres contra reservas, com o Americano simbolizando os reservas, a dupla campista ganharia a titularidade. Pelo sufoco em 2008, lutando para não ser rebaixado, nem o mais fanatico torcedor do Americano imaginava esta façanha do alvinegro de Parque Tamandaré. E no domingo, o Flu iludiu a sua galera com um gol logo a quatro minutos, desperdiçou outras oportunidades de balançar a rede e depois dos trinta minutos levou um passeio, permitindo a virada cabofriense com os gols de Ramon, Roberto e Da Silva, que não marcava um gol desde 2003.
E ainda teve aquele jogo no Marrentão debaixo de chuva em um gramado impraticável, colocando em risco a integridade física dos atletas e obrigando a galera a encarar o frio. O jogo terminou empatado em 1x1, beleza. Mas se os torcedores resolvessem brigar, guarda-chuvas e sombrinhas serviriam como perigosas "armas". No futebol profissional quem manda é a TV e neste caso não se pode adiar o jogo, vale tudo.
Nada contra a TV. Inclusive é benéfica para o futebol, pois ajuda financeiramente os clubes e permite ao torcedor ver todos os jogos confortavelmente da poltrona, com segurança e sem o desgaste físico e emocional, nas perigosas aventuras de ida e volta pelas estradas que levam aos estádios. O campeonato carioca já foi o mais charmoso do Brasil, transformado em Estadual, só terá graça quando não "impedirem" que um clube do Interior seja campeão.
Resultados da Primeira Rodada - Taça Guanabara
Macaé 2x0 Volta Redonda, Mesquita 3x1 Bangu, Boavista 1x2 Botafogo, Madureira 1x1 Resende, Vasco 0x2 Americano, Duque de Caxias 1x1 Tigres do Brasil, Flamengo 1x0 Friburguense e Cabofriense 3x1 Fluminense.

Nenhum comentário: