Radio Web InformaSom

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cariocão sem as mulheres no apito ou na bandeirinha

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) através da COAF-RJ (Comissão de Arbitragem de Futebol) pelo segundo ano consecutivo, realizará a preparação para os árbitros do Estado. Se os times realizam pré-Temporada, os árbitros e assistentes também estarão aprimorando forma física e técnica visando o Campeonato Carioca de 2009.
Depois da Cerimônia de Abertura da temporada, realizada na noite de segunda-feira (5) no auditório da FERJ, a ralação começou na manhã desta terça-feira (06), no CT do Sendas. Os profissionais do apito passarão por exercícios físicos, táticos e técnicos, até a próxima sexta-feira. O presidente da Comissão de Arbitragem Jorge Rabello, salientou a importância da preparação dos árbitros como principal demonstração da evolução da categoria.
Entre as novidades está à implementação da figura do Técnico de Arbitragem, que estará presente em quatro dos oito jogos de cada rodada. Eles têm como função estudar as atuações dos árbitros e apontar medidas que melhorem seu rendimento. Na lista dos pré-relacionados, não consta nenhuma mulher para o apito ou bandeirinha.
Nas finais e semifinais do Carioca deste ano estão mantidas duas experiências realizadas na competição do ano passado: a concentração da comissão de arbitragem e os assistentes atrás dos gols para lances duvidosos.


Em 2008, a FERJ através do seu departamento de arbitragem, pela primeira vez no futebol brasileiro, escalou um quinteto de árbitros de futebol formado todo por MULHERES. A partida foi entre Flamengo x Friburguense, realizada no Maracanã, numa noite de quarta-feira, válida pela sexta rodada da Taça Rio. Com uma atuação firme e competente, o trio de arbitragem foi totalmente aprovado por todos presentes ao estádio. O quinteto foi formado pelas seguintes mulheres: No apito, a árbitra Simone Xavier de Paula e Silva e nas bandeirinhas, as assistentes Fernanda Lisboa da Silva e Lilian da Silva Fernandes Brum. A quarta árbitra foi Sulanir Silva de Souza. Antes da partida, num ato de cordialidade, os jogadores do Flamengo entregaram Flores e um placas, parabenizando todo o trio de arbitragem.
Outra iniciativa da Federação Carioca, foi a reforma de alguns gramados que receberão os jogos do Campeonato Carioca de 2009. Ao todo três campos foram recuperados para que estejam prontos a receberem os jogos. Os estádios benefeciados foram: o Eucy Resende de Mendonça, em Bacaxá; Guillite Coutinho, em Edson Passos e Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
Os próximos campos a receberem melhorias serão os dos estádios do Trabalhador, em Resende e Moça Bonita, em Bangu. Após visitas realizadas pela Comissão de Vistorias em outros estádios, foram destacados os gramados da Arena Guanabara, em Araruama, onde o Macaé mandará seus jogos; o Godofredo Cruz, em Campos, além dos Estádios Engenhão, São Januário e Maracanã.


Nenhum comentário: