Radio Web InformaSom

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Boavista manteve a escrita contra o Macaé

Ainda não foi desta vez que o Macaé acabou com o tabu de nunca ter vencido o Boavista. Na última rodada pelo Grupo A valendo a Taça Guanabara, o time sentiu o calor em Bacaxá e culpou o árbitro Antônio Frederico de Carvalho Schneider pela derrota por 2 x 1 na tarde deste domingo (10), no Estádio Elcyrzão, em Saquarema. Ele foi muito rigoroso ao marcar um pênalti duvidoso quando o jogo estava equilibrado e empatado em 1x1. Na preliminar de Juniores, que foi antecipada para às 11h, o Macaé venceu por 2x0, gols de Norton e Dos Santos.
Mesmo com a derrota, o Macaé permaneceu na terceira posição no Grupo A e terminou o turno tendo a melhor defesa do Campeonato com apenas cinco gols sofridos. Na classificação geral o Macaé (11 pontos), foi ultrapassado pelo Madureira (13 pontos) e caiu para a sexta colocação, o que seria suficiente para garantir uma vaga na Série C do Brasileirão no segundo semestre.
Para atingir este objetivo o técnico Tita vai se reunir com a diretoria e pedir reforços. “Fizemos uma excelente campanha neste primeiro turno, o grupo assumiu o projeto e conseguimos bons resultados. Mas precisamos de algumas peças e, este foi o diferencial na temporada passada. Tenho certeza que a diretoria irá nos atender", avaliou o técnico Tita, lembrando que foi preciso improvisar o volante Mario na lateral direita; ainda não conseguiu promover a estréia do zagueiro Otávio, por pendências burocráticas e não chegou outro atacante para substituir o Luis Cláudio, dispensado pelo clube.
Os jogadores foram "presenteados" com dois dias de folga e a reapresentação está marcada para quarta-feira (13) à tarde no Moacyrzão. O próximo compromisso do Macaé será no dia 2 de março, contra o Madureira, no Aniceto Moscoso, na primeira rodada da Taça Rio. Enquanto aguarda as semifinais da Taça GB, o Macaé vai aprimorar o esquema tático visando o returno, devendo realizar alguns amistosos para não perder o ritmo competitivo de jogo.


Os gols
A rede chegou a balançar na primeira etapa, porém o jogo terminou com 0x0 no placar. O gol do Boavista, marcado pelo Diogo, foi anulado pelo assistente Gilberto Stina Pereira. Mas se dependesse do árbitro Antônio Frederico, a Torcida Fúria Verde podia comemorar. Outro fato curioso, aos 27min, foi a paradinha de dois minutos devido ao calor.
No segundo tempo, o Boavista voltou melhor e abriu o placar aos 9min. Esquerdinha cruzou, Cássio foi atrapalhado pelo sol e o zagueiro Fábio Braz marcou de cabeça. O Macaé não se abalou e conseguiu o empate em jogada parecida. Wallacer cobrou escanteio pela esquerda, Erivelton não alcançou a bola e o zagueiro André, aniversariante neste domingo, presenteou a galera macaense também de cabeça. E quando o empate seria o resultado justo, o árbitro Antônio Frederico de Carvalho Schneider marcou um pênalti contra o Macaé, alegando que o atacante Flavinho foi empurrado na área. Um absurdo. O atacante Anselmo bateu no canto direito de Cássio, que pulou para o lado oposto, fazendo Boavista 2 x 1 Macaé Esporte.

Boavista: Erivélton; Fábio Braz, Bruno Costa e Helton; Flavinho, Bruno Moreno (Flávio Santos), Roberto Lopes, Rodrigo (Arílson) e Esquerdinha; Anselmo e Diogo (Romarinho). Técnico: Edinho. Macaé Esporte: Cássio; Mário César, André, Wallace e Andrezinho (Lima); Marcinho, André Gomes, Steve (Zada), Wallacer e Bill (Geraldo); Bruno Mezenga. Técnico Tita.
O árbitro foi Antônio Frederico de Carvalho Schneider, auxiliado por Gilberto Stina Pereira e Marcelo Corrêa de Lima. Apesar das inúmeras faltas, trocas de empurrões e muita reclamação com o árbitro, nenhum jogador foi advertido com o uso do cartão. A renda e o público não foram divulgados.
Nos outros jogos desta sétima rodada, pelo Grupo A: América 3 x 3 Cardoso Moreira, Flamengo 1 x 4 Fluminense e Volta Redonda 0 x 1 Duque de Caxias. Grupo B: Vasco 5 x 1 Cabofriense, Botafogo 1 x 2 Madureira, Americano 0 x 0 Mesquita e Friburguense 2 x 0 Resende. Classificação da Taça Guanabara Grupo A: 1º Flamengo, 18; 2º Fluminense, 17; 3º Macaé, 11; 4º Boavista, 11; 5º Volta Redonda, 7; 6º Duque de Caxias, 7; 7º Cardoso Moreira, 7 e 8º América, 1. Grupo B: 1º Botafogo, 16; 2º Vasco, 15; 3º Madureira, 13; 4º Cabofriense, 10; 5º Friburguense, 10; 6º Resende, 6; 7º Mesquita, 6 e 8º Americano, 4.
Com esta classificação, Flamengo pega o Vasco e Botafogo enfrenta o Fluminense, nas semifinais. Após sete anos, os quatro grandes do Rio de Janeiro finalmente ficaram nas primeiras posições em um dos turnos do Campeonato Carioca, beneficiados pela nova fórmula da Ferj em que estes chamados grandes não jogam no interior e nen no campo dos chamados pequenos.
A Taça Guanabara (primeiro turno) terá os clubes tradicionais lutando pelo título: Flamengo, o primeiro do Grupo A, enfrenta o Vasco, segundo do B, e Botafogo, primeiro do B, pega o Fluminense, segundo do A. A última vez que os grandes foram os quatro primeiros classificados de um turno foi em 2000, na Taça Rio, quando não havia semifinal, naquela época o Flamengo foi campeão.
As semifinais serão disputadas em apenas um jogo, ambas no Maracanã, e não há vantagem de empate para nenhum clube. Se o jogo terminar em igualdade nos 90 minutos, a decisão será nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti. No sábado, às 18h10, Fluminense x Botafogo e no domingo, às 16h. Flamengo x Vasco.
Foto: Rui Porto Filho

Nenhum comentário: