Radio Web InformaSom

sábado, 21 de março de 2009

Ouvindo o jogo pelo rádio fica emocionante

Eu estava disposto a ir em Araruama ver o Macaé jogar contra o Americano. Mas desisti de encarar a estrada, pagar dez merreis e derrepente ver o Toninho Andrade sair vitorioso. Me lembrei que na derrota para o Madureira, o Jones, outro que também já defendeu o nosso time, bagunçou a defesa do Macaé e ainda fez um golaço. Quer saber mais, no radinho o jogo fica muito mais interessante e todas as outras vezes que não fui ao jogo, o Macaé venceu.
Experimente um dia, levar um radinho para o estádio. É o maior barato as informações antes de a bola rolar, as entrevistas com os jogadores e a expectativa de quem vai comentar. Ele só vê qualidades no time da casa, agita o ouvinte, opinando sobre o esquema e a escalação ideal. E o narrador? Na maioria das vezes o jogo tá ruim dando cãibra na vista, porém ele imprime uma velocidade incrível e passa a impressão que está movimentadíssimo. Vê a bola quase entrar e não cansa de dizer que o gol "está amadurecendo" ou que a bola passou "tirando tinta" da trave.
Tem as piadinhas durante a transmissão, o anuncio de gol em outros jogos e aquele tradicional alô para os ouvintes fiéis que se apegam plenamente no que houve pelo rádio. Quando o seu time de coração perde, a choradeira é inevitavel, ainda mais se alguém usar o microfone para dizer que o resultado foi injusto. O próprio torcedor inventa que houve pênalte e não foi marcado, que inumeras chances de gol foram criadas, e muitas vezes sai dizendo que seu time era tão superior, que se tivesse mais uns dez minutinhos de bola rolando a história seria diferente.
Conheço até uma história de um torcedor do Fluminense em Macaé, que foi ao enterro de um amigo num domingo em que o Flu estava jogando, e quando saiu o gol (ele que ouvia o jogo pelo radinho de pilha) soltou a alça do caixão e saiu comemorando. Foi uma cena rídicula, tão era o fanatismo deste torcedor.
E quando só tem aquela radio transmitindo o jogo e pinta um problema técnico tirando a transmissão do ar. Bate o desespero e cria-se enorme expectativa. Pior é quando voce liga para um amigo que está no estádio e o telefone não dá sinal. A tensão só acaba, quando a transmissão retorna ou alguém bate um fio e informa o tempo e placar.
A moderna tecnologia, utilizando a informática e a televisão, só beneficia o torcedor dos grandes clubes. Normalmente os sites não transmitem em tempo e real, e sem o jogo pela TV, quem mora no Interior e torce para time pequeno, mesmo disputando a Primeira Divisão, muitas vezes a unica opção para acompanhar o jogo é colar o ouvido no radinho. E como é gostoso reviver a emoção dos gols, imaginando a cena, apenas ouvindo o narrador.
Neste sábado (21), às 16h, Eraldo Manhãs e sua equipe vão estar na Arena Guanabara transmitindo tudo o que rolar no duelo Macaé x Americano, em jogo pelo Campeonato Carioca. Confira!

Nenhum comentário: