Radio Web InformaSom

quinta-feira, 12 de março de 2009

Deficientes auditivos surfando na Praia do Pecado

A IIIª etapa do Circuito Macaense de Surf terá como atrações neste fim de semana, na Praia do Pecado, o garoto prodígio Matheus Farias e o experiente João Castaño. Mas a grande novidade será a realização de baterias exclusivas para deficientes auditivos. A inovação é uma iniciativa da Associação de Surf de Macaé (ASM) em parceria com a prefeitura de Macaé.
Os surfistas cairão na água, neste sábado (14) para a fase classificatória e no domingo (15) serão ralizadas as baterias finais. Também serão disputadas as categorias Open, Sênior, Máster, Mirim, Júnior e Petit. O presidente da Associação de Surf de Macaé, Miguel Ângelo, lembra que a categoria Open não tem limite de idade. “Essa é a mais disputada e promete ser uma disputa acirrada”, comentou.
A terceira etapa do Circuito Macaense de Surf é válida para definir o ranking 2009. Atualmente, o surfista número um da cidade é João Castaño, atleta macaense de 29 anos, praticante do surf desde os seis anos e professor do esporte. João coleciona cerca de 60 troféus conquistados ao longo da carreira de surfista. Já o atleta Matheus Faria, de 14 anos, está despontando no surf e hoje é apontado como promessa no esporte. Matheus participou no Rio de seletiva da seleção brasileira que vai definir os atletas que vão para a Austrália disputar o mundial. Se ele se classificar, será um dos surfistas a representar o Brasil no evento mais tradicional do circuito mundial.
De acordo com Miguel, serão promovidas mais duas etapas do circuito macaense de surf até o final do ano. “A Praia do Pecado é a praia que oferece as condições mais constantes de surf”, ressaltou, acrescentando que a previsão é de ondas de até um metro para o final de semana. O presidente da ASM ressalta que a nova categoria, para surdos, terá atletas de fora e começa a ser difundida no esporte, como ocorre em Florianópolis (SC). “Haverá uma sinalização por bandeira para avisar aos atletas como eles estão por bateria, inclusive contaremos com a ajuda da equipe para promover essa bela inovação no surf macaense”, disse.
A supervisão técnica do evento será feita pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), que leva para Macaé a comissão técnica formada por árbitros e headjudices (coordenadores técnicos responsáveis pela nota final).A premiação do Circuito Macaense de Surf será pranchas, troféus e kits. As inscrições para o circuito podem ser feitas antecipadas no Atol Surf Shop por R$ 25, ou pelo site www.asmmacae.com.br. No dia do campeonato, as inscrições serão R$ 50 mais um quilo de alimento não perecível.

Nenhum comentário: