Radio Web InformaSom

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Flamengo abre a Copa Macaé Sub 17 contra a Seleção EUA

Oficialmente confirmada com uma dúzia de agremiações representando o Rio de Janeiro, e outras quatro representando o futebol de Minas Gerais, São Paulo, Pará e Estados Unidos, respectivamente totalizando 16 equipes participantes, será disputada de 18 a 26 de julho, a XIIIª Copa Macaé de Futebol Sub-17, organizada pela Liga Macaense de Desportos, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Macaé.
A Copa Macaé é realizada desde 1997, quando o Botafogo foi o primeiro campeão. Na época, apenas seis equipes participaram da competição, além do alvinegro, o Vasco, Flamengo, Fluminense e os representantes macaenses, Cidade do Sol e do Selefogo. O torneio, que já se tornou tradicional durante a programação de aniversário de Macaé, será disputado este ano, curiosamente sem a presença do tri-campeão Internacional (RS) e o atual bi-campeão Cruzeiro (MG).
O objetivo inicial da Copinha Juvenil era promover um intercâmbio dos clubes amadores de Macaé com os quatro grandes do Rio. Mas a competição ganhou projeção nacional e chegou a ser considerada a mais importante da categoria no Brasil. Em Copas anteriores, além dos quatro grandes do Rio de Janeiro, participaram outros clubes tradicionais de outros estados, com destaque para o Internacional e Grêmio (RS); Cruzeiro e Atlético (MG); São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras (SP); Bahia e Vitória (BA); entre outros. A novidade este ano será uma Seleção Americana, assim como os times da Argentina, México e Japão, que já estiveram em Macaé.
Rio de Janeiro domina a Copa Macaé Sub-17, com seis conquistas dos clubes cariocas, mas é o clube gaúcho do Internacional, o maior colecionador de títulos na Copa, sendo campeão por três vezes, na última trazendo o atacante Alexandre Pato à Macaé. Flamengo e Fluminense, e Cruzeiro, cada um com dois títulos estão na cola do Inter. Botafogo, Vasco da Gama e Grêmio levantaram as outras Copas.
O jogo de abertura será no estádio Moacyrzão, no dia 18, às 9h, com o Flamengo recebendo a Seleção Americana. À tarde com bola rolando às 13h, vão jogar Sendas x Funorte, na sede Campestre do Cidade do Sol; Payssandu x CFZ do Rio, em Rio Bonito; Botafogo x Caxias do Sul, no Expedicionário e Vasco x Suzano, no Moacyrzão. Fechando a rodada, às 15h, Rio Bonito x Fluminense, em Rio Bonito e Córrego do Ouro x Boavista, no Expedicionário, em Macaé.
A competição será disputada em três fases. Na primeira, as 16 equipes serão distribuídas em quatro Grupos (A,B,C e D). As quatro de cada Grupo jogarão entre si, avançando as duas melhores colocadas de cada Grupo. Na segunda, os jogos serão eliminatórios em partida única, com o 1º do A x 2º do D e 1º do D x 2º do A. Estes confrontos serão no campo do Cidade do Sol, e os vencedores disputarão a semifinal. O 1º do B x 2º C e 1º do C x 2º do B. Estes duelos serão no Moacyrzão, e os vencedores disputarão a outra semifinal.
Os jogos pelas semifinais serão realizados no sábado (25), a partir das 9h, com rodada dupla no Clube Cidade do Sol. Os vencedores destes confrontos decidem o título no dia seguinte, às 10h, no estádio Moacyrzão, na Barra de Macaé.

Nenhum comentário: