Radio Web InformaSom

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Macaé vai sediar Mundial de Kart Indoor, inédito no Brasil

A Princesinha do Atlântico vai sediar o campeonato mundial de kart indoor - IKWC – realizando o evento de 06 a 09 de agosto de 2009 no Centro de Convenções jornalista Roberto Marinho. Mas os motores vão esquentar durante as comemorações do aniversário de emancipação política-administrativo de Macaé, neste mês de julho e a prefeitura está na expectativa de receber um público estimado de mais de dez mil pessoas para curtir as “baratinhas”.
Curiosamente, no dia 25 de julho, a equipe GEM (Grupo Esporte Motor) vai estar participando de uma prova em Interlagos – SP, representando o automobilismo de Macaé. Na verdade, a GEM, segundo e-mail enviado pelo Carlos Estites, é uma Associação Desportiva sem fins lucrativos com base no esporte a motor. Segundo, Estites, a GEM tem uma equipe participando dos campeonatos brasilleiro e paulista de carros de turismo - prototipo spyder R-13. (foto). “Através da equipe de competição damos a chace de jovens mais carentes aprenderem uma profissão em um ambiente de pressão e extremamente competitivo”, garante o Estites, que divulga inclusive o telefone (22) 9975-6743, para outras informações e possíveis ajuda de patrocinadores.
O mega evento em Macaé, será disputado por 120 pilotos dos quais serão 60 vagas destinadas para os pilotos europeus e centro norte americanos (Canadá, EUA, México, Panamá, Honduras…) e 60 para américa do sul. Em quatro dias de competição serão três horas de classificação para cada piloto, divididas em quatro corridas e os primeiros 25 colocados serão alinhados na finalíssima de duas baterias de 45 minutos cada uma.
Serão karts zero km numa pisa inédita montada dentro do Centro de Convençoes. Não haverá vantagem para ninguém, pois os carros serão conhecidos pelos pilotos através de sorteio momentos antes das provas. Os melhores do mundo da categoria estarão presentes num evento inédito no Brasil. O IKWC distribui prêmios aos pilotos e grupos de pilotos em diversas categorias. Categoria Geral, Seniors, feminina e equipes. Assim há oportunidade para todos.
Segundo o site da Associação Paulista de Kart, o evento único no mundo, foi criado há cinco 5 anos. Um evento oferecido para milhões de fãs que pudesse reunir alguns desses amantes do esporte dentro da pista. Mas, ao mesmo tempo, garantisse baixo custo, baixo risco e simplicidade de acesso. A IKWC - Indoor Kart World Champioship, idealizado nos Estados Unidos, onde foi realizado pela primeira vez em julho de 2005, é um evento que acontece a cada ano em um país diferente. As três primeiras edições do evento foram realizadas na cidade de Phoenix, Arizona, Estados Unidos. Em 2005 o piloto austríaco Werner Truegler, venceu na categoria geral. Em 2006 venceu outro austríaco, Alex Gumpenberger e, em 2007, foi a vez do brasileiro Rodrigo Faulhaber sagrar-se campeão mundial na categoria geral.
Nesse ano foi criado o IKWC International Commitee composto por 10 pilotos membros representando os três continentes que mais participaram das edições do IKWC até então: América do Norte, Europa e América do Sul. Por ocasião daquela reunião ficaram definidas metas e padrões para realização dos demais eventos. Em 2008 a Bélgica hospedou o primeiro evento fora dos Estados Unidos no lindo kartódromo Worldkarts na cidade de Kortijk, vencido pelo piloto Mathias Grooten, da Bélgica.
Em 2009 o evento será no munícípio de Macaé, no Rio de Janeiro, de 03 a 09 de agosto de 2009 com amplo apoio da prefeitura local. Isso representou um salto de maturidade e consolidação do evento que agora viaja ao redor do mundo. Foi montada toda uma infra estrutura para realização desse evento, com o apoio técnico da empresa 4D+ que opera o kartódromo Kart in Búzios. “Temos todas as garantias que será um evento de grande atratividade de público e de relacionamento pois o campeonato mundial estará vinculado ao aniversário de Macaé. Diversas atrações como atores, cantores e pilotos profissionais numa corrida de exibição estão sendo aguardados”, garante Ed Cordeiro, da Associação Paulista de Kart. “Temos ampla estrutura para exibição da marca e dos produtos de sua empresa”, convida Chico e Poul IKWC International Commitee Member for Latin América.
Antes do Mundial, vão acontecer as etapas da Copa Macaense e ainda Copa do Mundo de endurance (Nation´s Cup), dia 03 de agosto. O Nation´s Cup é uma corrida com três horas de duração, em princípio com 20 karts. Cada um é pilotado por uma equipe composta por quatro pilotos de um país participante do IKWC. Haverá karts do Brasil, Bélgica, Austria, EEUU, Alemanha, entre outros. Os treinos livres já começaram e os motores estão roncando desde o dia 14 de julho.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns ao Dr. Ed Cordeiro pelo seu desempenho e esforço para realização deste mega evento.

Prof. Hippolito Navarro de Oliveira
Matemático.