Radio Web InformaSom

quinta-feira, 30 de julho de 2009

América caiu diante do Artsul no Maracanã

O Artsul aprontou no Maracanã nesta quinta-feira (30) ao tirar a invencibilidade do favorito América, no duelo que fechou a quarta rodada pelo Grupo A no Estadual da Segundona. O Tricolor da Dutra exorcizou o Diabo e venceu por 2x1, gols de Geovane e Cleisson. Alexandro fez o gol do America. Com esta façanha, estreando no Maior do Mundo, o Artsul ultrapassa o América e assume a liderança deste Grupo, com dez pontos ganhos.
A rodada começou na quarta-feira (29), com o Quissamã goleando o CFZ do Rio por 4x0, com dois gols de Rodrigo, Fabrício e Adão, no Ari de Oliveira e Souza, em Campos; Bonsucesso 4 x 2 Bréscia, com dois gols de Alan, Bruninho e Julio Cesas, Jeferson e Duda descontando para o time de Queimados, no Leônidas da Silva; o Cardoso Moreira, de técnico novo, derrotou o Riostrense por 2 x 1, com dois gols de Paulão, e Baiana marcando o gol do time de Rio das Ostras, no Ferreirão e o São Cristóvão goleou o Profute por 3x0, com dois gols de Diogo e Wendel, na Figueira de Melo.
Pelo Grupo B, a Portuguesa derrotou o Campo Grande por 3x1, com dois gols de Bruno e Alex Alves para a Lusa e Borges para o Campusca, no Marrentão; Miguel Couto 2 x 2 Angra dos Reis, gols de Gilmar e Carlão para o time da Baixada, e Abílio marcando os dois gols do Angra, no Louzadão Sendas; na Bariri o Olaria aumentou a crise no Goytacaz e venceu por 3x0, gols de João Rodrigo, Juninho e Flamel; o Aperibeense mesmo perdendo o mando de campo, derrotou o Villa Rio por 1 x 0, gol de Dione “Souza”, no Jair Toscano de Brito, em Angra; e o Sendas empatou com Nova Iguaçu sem balançar a rede no estádio Arthurzão, em São João de Meriti.Com estes resultados, no Grupo A, o líder é o Artsul com dez pontos; 2ºAmérica e Bonsucesso, nove; 4º Quissamã, oito; 5º Riostrense, seis; 6º Cardoso Moreira e São Cristovão, quatro; 8º Bréscia e CFZ do Rio, dois e 10º Profute, um. No Grupo B, o líder é o Olaria com dez pontos; 2º Nova Iguaçu, oito; 3º Portuguesa e Goytacaz, sete; 5º Angra dos Reis, seis; 6º Sendas, cinco; 7º Aperibeense, quatro; 8º Campo Grande, três; 9º Miguel Couto, dois e 10º Villa Rio, um ponto.Na briga pela artilharia, Zambi, do Nova Iguaçu tem cinco gols; Alexsandro, do América, quatro; Alan, do Bonsucesso e Paulo Henrique, do Nova Iguaçu estão com três gols cada.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Santa Helena goleia no Amador Riostrense

A bola rolou no fim de semana pela quinta rodada do Campeonato Riostrense de Futebol Amador. No sábado, o Santa Helena goleou o Beira Rio por 5x1, no Estádio Emília Rosa Guimarães, em Mariléa. Com a vitória o Santa Helena assumiu a liderança isolada no Grupo A, com nove pontos ganhos.
No domingão foram realizados mais dois jogos em Rocha Leão. Na preliminar o Liberdade derrotou o Nova Esperança por 2x1 e no jogo de fundo o Rocha Leão sapecou uma goleada no Mariléa, escrevendo 4x1 no placar do Estádio Gilberto Mendonça dos Santos, em Rocha Leão.
A sexta rodada será realizada no sábado (1), com Nova Esperança x Santa Helena, às 15h, e Nova Aliança x Liberdade, às 17h, ambos no Estádio Amaro Mota de Oliveira, no Palmital. A outra rodada dupla será no Jardim Mariléa, com Rocha Leão x Nova Estrela, às 14h, e Mariléa x Nova Cidade, às 17h, ambos no Estadio Emília Rosa Guimarães.
Campeonato no Cidade Beira Mar
Devido ao mau tempo no último sábado, dia 25 de julho, os jogos válidos pela 2ª rodada do Campeonato Interno Sub 14 de Futebol Society da Unidade Esportiva de Cidade Beira Mar foram adiados para o próximo sábado (1 de agosto), a partir das 8h. A tabela será mantida com: Real Madri x Juventus, Getafe x Milan, Villa Real x Parma e Valencia x Barcelona, todos no Campo de Futebol Society de Cidade Beira Mar.
Final de semana esportivo em Rio das Ostras
Competições de beach soccer, futevôlei, vôlei de praia, vôlei indoor, handebol e basquete movimentam a cidade. De 31 a 2 de setembro, acontece na Praia do Abricó o Festival de Esportes de Praia, com início no sábado (1), a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, no Jardim Mariléa, o II° Campeonato Regional de Desporto. E no domingo (2), a partir das 11h, uma partida de basquete masculino válida pelos Jogos Abertos do Interior (JAI), também no Jardim Mariléa, com o Rio das Ostras recebendo o São Gonçalo. O JAI tem por finalidade promover o desporto amador nos municípios do interior do estado e os jogos servem como etapa classificatória para os Jogos Abertos Brasileiros (JABs), que ocorrem no fim do ano.
Muita agitação também nas areias com o Festival de Esportes de Praia 2009 que contará com a participação de diversas equipes e duplas de Rio das Ostras e toda a região, divididas em três modalidades esportivas: beach soccer, futevôlei e vôlei. O evento acontece a partir das 9h, com o beach soccer na Quadra de Areia, que fica em frente à Secretaria de Bem-Estar Social. O futevôlei e o vôlei ocorrerão no domingo, a partir das 9h, na Quadra de Areia localizada em frente ao Fórum de Rio das Ostras
Já o 2° Campeonato Regional de Desporto terá a participação de equipes de Rio das Ostras, Macaé, Quissamã, Cabo Frio e Casimiro de Abreu nas modalidades de handebol e vôlei (masculino e feminino) e basquete (somente masculino), nas categorias juvenil e adulto. Os jogos serão realizados aos sábados e domingos, sempre a partir das 9h da manhã.
Rio das Ostras é campeão do Internacional Soccer do Brasil
A equipe Sub 13, que foi vice no ano passado, foi a única representante do estado do Rio na competição e conquistou o título do Internacional Soccer do Brasil 2009. Além do Rio das Ostras, times de vários estados brasileiros e de outros países como Venezuela, Uruguai, Peru, Argentina e Colômbia brigaram pela taça, que veio para Rio das Ostras. A competição foi realizada entre os dias 19 e 26, na cidade paulista de Águas de Lindóia.
A equipe riostrense, que no ano passado foi vice-campeã, desta vez ergueu a taça ao derrotar o time da Escolinha do Corinthians-SP pelo placar de 1x0. Além do título, Rio das Ostras teve dois garotos premiados individualmente: Bernard Resende, melhor goleiro e Luis Fernando, melhor jogador da competição.
Os campeões contaram com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e patrocínios de empresas locais riostrenses, entre elas: Pleidisco, Hentzy Acabamentos, Hidroluz, Calixto Gramados, Casas das Tintas e Cia, Super Trevo Auto Posto, Sigatec Informática, Imperial Rio Plantas e Jardins, Dinâmica Auto Escola, Casa do Pintor II, La Mamma Pizzaria, Atacadão da Construção, Drogaria Max, Água e Luz, Mercado do Careca, Centro Educacional Casulo, Rosa Confeiteira, Toninho Telhas, Gelostra e Auto Escola Rio das Ostras.

Time Suplente do Macaé derrota o Esprof no Moacyrzão

Após merecida folga, curtindo a família, os jogadores do Macaé Esporte se reapresentaram na manhã desta terça-feira (28) e trabalharam sob o comando dos professores de educação física, Narciso e Maicom Botelho, na academia do Ginásio Municipal e, à tarde, o time formado pelos jogadores considerados reservas participaram de um jogo-treino contra o Esprof, de Cabo Frio, que se prepara para a estreia no Estadual da Segundona contra o Rio das Ostras.
A exemplo do time titular, único com cem por cento de aproveitamento e invicto na Série D do Brasileiro, o time de Suplentes também acumula uma serie de vitórias em jogos amistosos. Neste jogo-treino contra o Esprof Atlético de Futebol e Clube, o Macaé chegou a estar perdendo por 1x0, gol de Ronaldinho, mas reagiu e venceu de virada no Moacyrzão, com os gols do atacante Jhon e o lateral-esquerdo Vanderson, em cobrança de pênalti.
Macaé: Jefferson (Rerysson); Gabriel (Johnathan), Rodrigão, Lucas (Élson) e Vanderson; Marciel, Edilberto, Pezão (Leanderson) e Norton (Serginho); Anderson (Thiago Emílio) e Jhon (Rodrigo Ayres). Técnico: Toninho Andrade. Esprof: Maricá; Adriano, Thiago, Washington e Mailon; Júlio César, Anderson, Zé Francisco e Leomir (Tiquinho); Ronaldinho (William) e Paulinho (Willians). Técnico: Afonso Hering.
Apesar do resultado positivo, o técnico Toninho Andrade não pretende mexer no time que está ganhando, devendo começar jogando contra o Rio Branco (ES), em Campos, mantendo os onze titulares das quatro vitórias na competição. O goleiro Jefferson, o zagueiro Rodrigão, o meia Norton e os atacantes Anderson e Jhon são "figurinhas carimbadas" no bancode reservas, aguardando uma brecha para entrar no time titular.
Outro que pode reaparecer na sequência da Série B é o experiente Gláuber. Recuperado de uma inflamação no púbis, que o afastou do time durante quase 90 dias, ainda precisará de mais duas semanas para recuperar o condicionamento físico. Mas existe a preocupação do jogador quanto a sua permanencia no Macaé, já que o seu contrato com o clube encerra no dia 2 de agosto, e ainda não recebeu nenhuma proposta para renovação. Nesta quarta-feira (29), dia em que o município completa 196 anos, os jogadores treinam pela manhã no Moacyrzão.
Única equipe com 100% de aproveitamento no Brasileiro da Série D, classificado para a segunda fase com duas rodadas de antecipação e com o primeiro lugar do Grupo 5 garantido, a meta agora é terminar a fase de classificação com a melhor campanha dentre os 39 participantes da competição, e a partir do mata-mata, sempre ter o direito de fazer o segundo e decisivo com o mando de campo.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Seleção dos Estados Unidos conquista a Copa Macaé

O surpreendente Funorte resistiu heroicamente a Seleção Americana, na decisão da Copa Macaé Sub 17, realizada na manhã deste domingo (26), na sede Campestre do Clube Cidade do Sol. Porém depois do empate sem a rede balançar no tempo regulamentar, os mineiros não tiveram a mesma competência nas cobranças dos tiros livres da marca do penalti e permitiram a conquista inédita e merecida da Seleção dos Estados Unidos.
A Seleção Americana estreou na competição derrotando o flamengo por 2x1, venceu o Artsul por 1x0 e fechou a primeira fase goleando o Cidade do Sol por 4x0. Nas oitavas de final goleou o Caxias do Sul por 4x1, na semifinal ganhou do Fluminense por 3x0 e na decisão do título empatou em 0x0 com o Funorte, no tempo regulamentar e venceu pelo placar de 4x2 nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti.
Campeão invicto com todos os méritos, a Seleção foi a sensação desta Copa, jogando coletivamente, trocando passes de primeira e impondo um ritmo forte durante os 80 minutos de bola rolando. Os destaques individuais foram o goleiro Edwards, o zagueiro Herold e o meia atacante Gil.
Já o vice-campeão Funorte estreou perdendo de 2x0 para o Sendas, conseguiu se reabilitar vencendo o Suzano por 2x0 e fechou empatando em 3x3 com o Vasco. Nas oitavas, empatou em 2x2 com o Olaria e venceu nos pênaltis; voltou a empatar em 2x2 com o Flamengo nas semifinais e de novo ganhou nos pênaltis. Na final, o quarto empate consecutivo, porém não teve a mesma sorte e perdeu nos pênaltis. Duas cobranças bateram na trave e a última foi defendida pelo goleiro.


Seleção Americana: Edwards, Zavaleta, Polak, Kichen e Herold; Duran, Shinsky (Palodichuk), Gil e Martinez (Sarle); Chavez (Agudelo) e Mclnerney. Técnico: Wilmer Cabrera. Funorte: Victor Hugo; Wdson, Ricardo, Altamiro e Iago; Pedro Henrique, Roger, Matheus e Taylon (Edmar); Marcus (Marcos) e Hiago. Técnico: Helio Borges. O árbitro foi Luis Carlos Gavazzi (CBF), auxiliado por Luis Henrique Vilela e Marcos Neves (AMARD). Os árbitros reservas foram Walter Bernardes e Carlos Magno (AMARD).


A Associação Macaense de Árbitros de Desportos – AMARD trouxe alguns árbitros das Federações Carioca e Mineira, que se juntaram aos competentes árbitros de Macaé, aumentando a qualidade técnica no apito.
A Copa Macaé não foi conquistada este ano por nenhuma equipe brasileira, mas o objetivo do Torneio foi alcançado. O Córrego do Ouro foi o melhor time macaense, com destaque para o meia Douglas Neves e o atacante Juninho, que foram convidados pelo Caxias e vão passar uma semana em Caxias do Sul. Se forem aprovados, serão contratados pelo time gaúcho.

domingo, 26 de julho de 2009

Campo Grande acaba com jejum vencendo o Villa Rio

Finalmente o Campo Grande acabou com a sequência de 13 jogos sem vencer, ao derrotar o Villa Rio por 2x1 na tarde deste sábado (25) no Louzadão, pelo Estadual da Segundona. Erick e Humberto, marcaram os gols da vitória, que tirou o Campuscão da lanterninha do Grupo B, ultrapassando o Aperibeense, Miguel Couto e o próprio Villa Rio, com um ponto ganho cada.
O Galo da Zona Oeste não vencia desde o dia 3 de dezembro, quando perdeu o titulo do Estadual da Terceirona ao ser derrotado pelo Quissamã por 3x1, no estádio Carneirão. A última vitória havia acontecido no jogo de ida, com vitória do Campo Grande por 1x0, em Curicica, no dia 29 de novembro.
Nesta temporada, o Campo Grande foi humilhado na Copa Rio, sofrendo dez derrotas em dez jogos. No último foi goleado por 10x02 pelo Aperibeense. O resultado deixou o técnico Vilson Porto animado. "A equipe está se conhecendo e ganhando entrosamento. A vitória de hoje mostra que os resultados do trabalho feito no Campo Grande começam a aparecer". O Campuscão volta a campo nesta quarta-feira (29), às 15h, contra a Portuguesa, no Marrentão, em Xerém.
A sequência de 13 derrotas começou no dia 3 de dezembro, em Quissamã. Os outros 12 jogos sem vencer começaram no dia 21 de março deste ano pela Copa Rio, e o Campo Grande foi goleado por 6x0 pelo Sendas. Nos outros nove duelos o Campusca sofreu 50 gols e marcou apenas 13. Perdeu de 5x1 para o Fênix, 7x0 Castelo Branco, 6x2 CFZ do Rio, 5x2 Aperibeense, 3x2 Sendas, de novo 5x1 Fênix, 3x1 Castelo Branco, 6x2 CFZ do Rio e 10x02 Aperibeense. Na estreia pela Série B do Rio, foi goleado pelo Nova Iguaçu por 4x0 e pelo placar de 2x0 para o Angra dos Reis.

Riostrense humilhou o São Cristóvão na Série B do Rio

A bola rolou neste sábado (25) com nove jogos dando início a terceira rodada pelo Estadual da Série B, a tradicional e popular Segundona. O destaque foi o Riostrense, que não respeitou o São Cristovão e venceu de goleada por 5x0, com dois gols de Rafael, Clayton, Fabio e Igor no estadio Julieta Carvalho Viana, em Rio das Ostras. Ainda pelo Grupo A, o Quissamã empatou em 1x1 com o Brescia, no Marrentão; o CFZ do Rio perdeu para o Artsul por 1x0, no Antunes Coimbra e o Profute foi derrotado pelo Bonsucesso também por 1x0, em pleno Alzirão, em Itaboraí.
Pelo Grupo B, a decepção foi o Goytacaz, que empatou em 1x1 com Sendas, diante de sua fiel e grandiosa torcida no Arizão, em Campos. Nos outros quatro jogos, o Nova Iguaçu empatou em 1x1 com o Miguel Couto, no Estádio Jânio; a Portuguesa também empatou com o Olaria em 1x1, no Luso Brasileiro; o Angra dos Reis empatou em 2x2 com o Aperibeense, no Jair Toscano de Brito, em Angra e o Villa Rio perdeu de 2x1 para o Campo Grande, no Louzadão. O complemento da rodada será neste domingo (26), às 16, na preliminar do Maracanã, com o América recebendo o Cardoso Moreira.
Com os resultados de sábado, no Grupo A, o Artsul assumiu temporariamente a liderança com 7 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo vice América, que tem 6 pontos e pega o Cardoso Moreira, um dos lanternas com apenas um pontinho. Riostrense e Bonsucesso também pularam para a segunda colocação, cada um com 6 pontos. O Quissamã, com 5,caiu para a 5ª posição; em 6º CFZ do Rio e Bréscia, cada um com 2; 8º Cardoso Moreira, Profute e São Cristovão, com 1 ponto. No B, Nova Iguaçu, Goytacaz e Olaria, dividem a liderança com 7 pontos cada; em 4º Angra dos Reis, 5; 5º Sendas e Portuguesa, 4; 7º Campo Grande, 3; 8º Villa Rio, Aperibeense e Miguel Couto, com 1 ponto cada.
Na Terceirona pintou o primeiro Win Out
Difícil é a bola rolar em todos os jogos programados pelo Estadual da Série C. Neste sábado (25), o Nilópolis ganhou três pontos sem precisar jogar contra o União Central. O famoso WO, que corresponde a 3x0 no placar, foi aplicado devido a falta de ambulância no estádio Hermenegildo Barcelos. O Campeonato já está na segunda rodada, porém os clubes do Grupo B (Serra Macaense, Sampaio Correa, Esprof e Rio das Ostras) ainda não estrearam devido a desistência do Rio Bonito às vésperas de iniciar a competição.
Com bola rolando, o Castelo Branco derrotou o Rubro Social por 2x0, gols de Gilmar e Tiago Amaral, no estádio Proletário Guilherme da Silveira, em Bangu; em Volta Redonda, o Fênix goleou o Três Rios por 5x0, com dois gols de Lucas, Murilo, Nenzão e Vanderson, no Raulino de Oliveira; o Juventus goleou o Santa Cruz por 3x0, gols de Gaúcho, Michel e Marcinho, no João Francisco dos Santos e Heliópolis 1 x 0 Marinho, gol de Celso, no estádio Eustáquio Marques.
Mais três jogos serão realizados neste domingo (26), às 15h, dando prosseguimento a segunda rodada da Terceirona. No estádio Nielsen Louzada, em Mesquita, o Barcelona busca a segunda vitória contra o estreante Arraial do Cabo, que folgou na primeira rodada. No Jair Toscano Brito, em Angra dos Reis, o Real recebe o Paraiba do Sul e no estádio Atílio Maroti, em Petrópolis, o Serrano encara o Duquecaxiense.
Pelo Estadual de Futebol Mirim, o Rio de Janeiro perdeu de 3x1 para o Nova Iguaçu, no CT do RJ. Valendo pelo Estadual de Futebol Feminino, o Tigres do Brasil foi derrotado pelo Cepe Caxias pelo placar de 2x0, dentro do CT do Tigres, em Xerém.

Internacional é tri-campeão na Macaé Cup Sub 13

O Internacional conquistou o tri-campeonato da Macaé Cup de Futebol Sub 13, na manhã deste sábado (25), ao derrotar o Profute por 1x0, gol do zagueiro Erick, no Centro de Treinamento do Barroco Lopes, na Ajuda. Na fase classificatória, o time gaúcho goleou o Esporte Junior por 5x1, fez 7x0 no Nacional, venceu a Portuguesa por 1x0, e na fase eliminatória goleou a Seleção Macaense pelo placar de 5x0 e voltou a golear o Nacional, desta vez por 6x0, na semifinal.
Além do troféu de campeão e as medalhas de "ouro", o goleiro Pedro Henrique "Ceará", do Inter, foi eleito goleiro revelação. Já o time de Itaboraí (RJ), além de conquistar o troféu de vice-campeão e as tradicionais medalhas, fez o artilheiro da competição, Wellerson, com seis gols. O comitê organizador elegeu o atleta Patrick, do Carapebus, como a revelação do Torneio.
Internacional: Pedro; Vinicius, Halysson, Erick e Cristiano (Yan); Allan, João Santos, Yan Peter e Savio; Gustavo e Dionatan (Marcel). Técnico: Jose Batista Profute: Marllon; Michael, Marcelo, Breno e Angelo; Geovane (Pedro, e depois Renan), Felix (Wesley) e Fabricio (Leonardo); Wellerson (Jose) e Wallace. Técnico: Valber Lessa. O árbitro foi Jader Freitas, auxiliado por Amarildo dos Santos e Adão Silva.

Copa Macaé Sub 17 terá um campeão inédito
A dupla Fla -Flu está fora da briga pelo título da Copa Macaé Sub 17. Pelas semifinais, na manhã deste sábado (25), na Sede Campestre do Cidade do Sol, a Seleção dos Estados Unidos despachou o Fluminense, vencendo na “carreira” pelo placar de 3x0. No outro jogo, o surpreendente Funorte derrotou o Flamengo por 5x4, nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti, após empate em 2x2 nos 80 minutos de bola rolando. A decisão da Copa Macaé será neste domingo (26) às 11h, no Cidade do Sol. Agora, a equipe mineira é o Brasil contra a invicta e favorita Seleção Americana.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Mengão avança rumo ao tri da Copa Macaé Juvenil

Abrindo a terceira rodada pela fase classificatória da Copa Macaé Sub 17, o Flamengo empatou em 2x2 com o Artsul na manhã desta terça-feira (21), na sede Campestre do Clube Cidade do Sol e garantiu a vaga na próxima fase da Copinha Juvenil. O Mengão fez 2x0, com Alan e Lucas, mas o Artsul empatou, com os gols de Renatinho e João Marcos. No jogo de fundo, a Seleção dos Estados Unidos goleou o Cidade do Sol por 4x0, gols de Victor, Andrew, Tyler e Nick.
Com estes resultados, o Mengo ficou na segunda colocação e vai encarar o Botafogo, na quinta-feira (23), às 15 no Expedicionário, em jogo único e eliminatório. A Seleção Americana, com 100% de aproveitamento em três jogos, permanece na Sede Campestre e vai duelar contra o Caxias do Sul. Nos outros dois jogos pelas oitavas de final, o Funorte vai duelar contra o Olaria, em Carapebus e o Fluminense recebe o Sendas, no estádio do Motorista, em Rio Bonito.
Flamengo: Douglas; Alex, Rodrigo, Bryan e Vinicius; Maicon, Michel, Alan (Rodrigo) e ricardo; Negueti e Lucas. Técnico: Marcelinho Paulista. Artsul: Diego; Carleone, Robson, Diego e Luan (Pedro); Alexandre (Andriewerton), Paulo Ricardo (Bruno Ferreira, depois Paulo Lima), Renatinho e Rafael de Sá; Cícero e João Marcos. Técnico: Jacson Campos. O árbitro foi Luis Carlos Avigni Gavazzi (CBF), auxiliado por Luis Henrique Vilela (AMARD) e Jader Freitas (FERJ).
Ainda nesta terça-feira, o Suzano derrotou o Sendas por 2x1 e o Vasco empatou em 3x3 com o Funorte, ambos em Carapebus; o Fluminense derrotou o Boavista por 3x2 e o Rio Bonito perdeu de 2x1 para o Olaria, ambos em Rio Bonito; e no Expedicionário em Macaé, o Botafogo goleou o Nova Geração por 3x0, gols de Mateus Souza, Diácomo e Felipe Cruz, e o Caxias derrotou o Córrego do Ouro por 2x0, com dois gols de Ramon.

domingo, 19 de julho de 2009

Menguinho legou um sacode dos Gringos na Copa Macaé

Na abertura da Copa Macaé Sub17, o Flamengo foi surpreendido pela Seleção Americana neste sábado (18) pela manhã e perdeu para os gringos por 2x1, na sede Campestre do Clube Cidade do Sol. À tarde no outro jogo deste Grupo A, o Cidade do Sol empatou em 1x1 com o Artsul.
Pelo Grupo B, em Ubás, o Sendas derrotou o Funorte por 2x0 na preliminar e o Vasco empatou em 1x1 com o Suzano no duelo de fundo. Nos jogos pelo Grupo C, o Olaria goleou o Boavista por 4x0 e a Seleção de Rio Bonito perdeu de 1x0 para o Fluminense, ambos no campo do Motorista, em Rio Bonito.
No Grupo D, com rodada dupla no Expedicionário, em Macaé. O Boafogo derrotou o Caxias do Sul por 3x0 e o Córrego do Ouro sofreu para derrotar o Nova Geração por 3x2, no duelo de macaenses.
Na preliminar o time gaúcho sentiu o desgaste da longa viagem e o calor. O Fogão aproveitou e fez 3x0, gols de Wellington, Cidinho (cobrando pênalti) e Jailton.
Botafogo: Luis Guilherme; Andrey (Pagé), Caio, Wesley e Felipe Oliveira; Ulisses, Fabiano (Jailton), Giácomo (Matheus) e Wellington (Felipe Cruz); Cidinho e Luis Jardim (João Felipe). Técnico: Douglas Silva. Caxias: Sidvan; Robert (Cleverson), Guilherme, Everton e Zeberson; Tassio, Leonardo (Carlos), Ramon e Dionathan; Rafael (Mateus Picoli, e depois Renan) e Padilha (Douglas). Ademir dos Reis. O árbitro foi Luis Carlos Gavazzi.
No jogo de fundo, o Córrego do Ouro, embalado pela seqüência de seis jogos sem perder e a liderança isolada no Grupo C do Estadual de Juvenil, entrou em campo teoricamente favorito contra o Nova Geração, que foi convidado na semana da estréia e praticamente não treinou o time.
O time da Região Serrana de Macaé fez 1x0 com Natan Paulista. Mesmo desentrosado, o time da Barra de Macaé empatou, gol de Caíque. Na segunda etapa, o Nova Geração perdeu Lourival, que foi expulso, e sofreu dois gols, ambos de pênalti. Natan Carapebus cobrou e fex 2x1 e Romário, também de pênalti fez 3x1. O árbitro Clovis Vieira marcou pênalti contra o Córrego do Ouro, Tom bateu e fechou o placar em 3x2. Neste domingo (19), às 13h, Caxias x Nova Geração e às 15h, Córrego do Ouro x Botafogo, ambos no Expedicionário.
Córrego do Ouro: André; Fabinho (Asaph), Douglas Neves, Lucas (Daniel), Carlos Alberto, Juninho (Marcelo), Natan Carapebus, Romário e Reminho. Técnico: Lamoglia Nova Geração: Iago; Patrick (Jacson), Daniel, Deivison; Adriano, Felipe, Gugu, Carlos Renato e Sthepham; Caique Tom. Técnico: Toninho Andrade O árbitro foi Clovis Vieira.

Macaé Cup de Futebol Mirim
Começa neste domingo (19) o torneio de futebol sub 13, com jogos no CT Barroco Lopes e no estádio Antonio Gomes Viana, em Carapebus. Segundo o coordenador desta competição, Mauricio Mahon, até a sexta-feira (17) os quatro grandes do Rio estavam confirmados, porém misteriosamente o quarteto desistiu de vir à Macaé às vésperas de iniciar a competição.
Na Primeira Fase, as agremiações foram divididas em três Grupos. No A: Internacional, Escolinha do Cruzeiro, Portuguesa e Nacional; Grupo B, Bela Vista, CPSCA, Juventude e Carapebus; Grupo C: Profute, Seleção Macaense, Bosque Azul e Esporte Junior. Três jogos abrem a primeira rodada da Macaé Cup sub 13. No CT do Barroco, às 9h, Internacional x Cruzeiro, e às 11h, Seleção Macaense x Esporte Junior. Em Carapebus, às 19h30, CPSCA x Carapebus.

Quissamã vai a Moça Bonita pegar o Artsul

Com os jogos do Grupo B, Esprof x Rio das Ostras e Sampaio Correa x Serra Macaense, adiados para o dia 1 de agosto devido a desistência do Rio Bonito, o Estadual da Terceirona começou neste sábado (18), e a rede só não balançou no estádio Marrentão, que homenageia o baixinho Romario.
Nos jogos pelo Grupo A, o Paraíba do Sul perdeu para o Fênix por 2x0, no estádio Marcelo de Moura e Souza e o Barra Mansa derrotou o Real pelo placar de 3x2, no estádio Leão do Sul. Pelo C, o Duquecaxiense foi goleado por 4x0 pelo Barcelona, no Louzadão e o debutante Leme derrotou o Serrano por 2x1, no estádio Jair Pereira da Silva, em São Gonçalo. Pelo D, o Rubro Social derrotou o Marinho por 1x0, em Moça Bonita e o Rio de Janeiro empatou com o Castelo Branco, sem a rede balançar no estádio Romário de Souza Faria. No E, o Santa Cruz perdeu de 2x1 para o União Central, no Eustáquio Marques, em Curicica. Neste domingo (19), o Bela Vista recebe o Juventus, às 15h, no estádio Jair Pereira da Silva.
Ainda neste domingão, a bola vai rolar pela segunda rodada do Estadual da Segundona, com todos os jogos iniciando às 15h. No Alzirão, Profute x Bréscia; no Eucyrzão, Bonsucesso x Riostrense; na Figueira de Melo, São Cristóvão x América; no Ferreirão, Cardoso Moreira x CFZ do Rio; em Moça Bonita, Artsul x Quissamã; no Louzadão, Villa Rio x Portuguesa; no Luso Brasileiro, Campo Grande x Angra dos Reis; no José Gonçalves Brandão Filho, Aperibeense x Nova Iguaçu; no Marrentão, Miguel Couto x Goytacaz e na Sendolândia, Sendas x Olaria.

Brancão sai da lanterna e aumenta a vantagem do Macaé

O Macaé Esporte volta a campo neste domingo (19) pelo Campeonato Brasileiro da Série D, embalado pelas duas vitórias seguidas e motivado pela combinação de resultados. Líder absoluto no Grupo 5, o Clube da Princesinha praticamente garantirá a vaga na próxima fase, se mantiver os 100% de aproveitamento contra o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Antônio Carneiro, na Bahia.
Na rodada anterior o Flu baiano derrotou o Atlético, e beneficiou o Macaé. Neste sábado (18) foi a vez do Rio Branco sair da lanterna e derrotar o Flu Baiano por 3x1, com dois gols de Joábio e Bombom para o Brancão, no Estádio Salvador Costa, em Vitória. Leonir fez o gol de honra Tricolor. Este resultado coloca o "capa-preta" na vice-liderança, junto com os baianos Atlético de Alagoinhas e Fluminense de Feira de Santana, cada um com três pontos. Se o Macaé vencer, abrirá uma vantagem de seis pontos sobre o trio.
Em sua segunda partida no Rio de Janeiro, o Madureira voltou a tropeçar, desta vez sendo derrotado pelo Paulista de Jundiaí, por 2x1, no Maracanã. Willian Rocha e Lucas marcaram para o time jundiaiense, e Ricardo Maranhão descontou para o Tricolor Suburbano.
A classificação para a fase mata-mata poderá ser sacramentada por antecipação já na primeira rodada do returno, quando o Clube da Princesinha jogará de novo contra o Atlético, no dia 26, às 15h, no Estádio Aryzão, em Campos, onde o Macaé "mandará" seus próximos jogos.Concentrado desde a sexta-feira em território baiano, o Macaé Esporte já está inclusive escalado pelo técnico Toninho Andrade, que não vai mexer no time que está ganhando.
Após o treino de dois toques, realizado na manhã deste sábado (18), em campo reduzido, no Estádio Municipal de Inhambupe, ele confirmou que inicia jogando com: Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes, Steve e Wallacer; Léo Santos e Bruno Luiz. O Atlético também já está escalado pelo técnico Ferreira, com: Vandré; Jefferson, Tobias e Edson; Fabinho, Eder, Tiago Neiva, Alessandro Azevedo, Kléber e Claudemir; e Nem. O trio de arbitragem terá Fernandode Oliveira Assunção, da Federação Alagoana, no apito, e os assistentes Marcos Welb Rocha de Amorim e Adaílton José de Jesus Silva, ambos da Federação Baiana, nas bandeiras.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mengão estreia contra os gringos na Copa Macaé Sub 17

Aconteceu nesta sexta-feira (17), no Anexo Hall, o Congresso Técnico da 13ª Copa Macaé de Futebol Sub 17, onde foi apresentada a tabela e divulgado os locais dos jogos, e o Regulamento da competição. Agora só falta a bola rolar neste sábado (18), às 11h, no duelo em que o Flamengo recebe a Seleção Americana, abrindo a competição na sede Campestre do Clube Cidade do Sol, na Glória. Mais tarde, às 15h, o Cidade do Sol estréia contra o Artsul, no mesmo gramado.
Ainda neste sábado (18), pela rodada de abertura, seis jogos serão realizados em outras três sedes. Pelo Grupo B, em Carapebus, às 13h o Sendas enfrenta o Funorte, e às 15h, o Vasco encara o Suzano, tendo como atração o atacante Romarinho, filho do baixinho Romário. Em Rio Bonito, pelo Grupo C, Olaria x Boavista na preliminar e Seleção de Rio Bonito x Fluminense no jog de fundo. Em Macaé, no Expedicionário, às 13h, Botafogo x Caxias de Sul e às 15h, o derby macaense Córrego do Ouro x Nova Geração.
Em outras edições anteriores desta Copinha, atletas conhecidos atualmente no futebol brasileiro e outros consagrados a nível mundial estiveram em Macaé quando garotos, entre eles: Adriano e Erick Flores, do do Flamengo; Rodrigo Tiuí e Toró, Fluminense; Lucas e Anderson, do Grêmio; Alexandre Pato e Rafael Sóbis, Internacional - RS. Para este edição, o Cruzeiro, atual bicampeão da Copa Macaé (2007-2008), não vai disputar. A dupla Grenal também não vieram. O Inter com três títulos ( 2000, 2001 e 2005) e Grêmio (campeão em 2004), serão substituídos pelo gaúcho Caxias do Sul. Mas o torcedor macaense verá os quatro tradicionais cubes do Rio de Janeiro, que juntos somam seis títulos na competição. Porém nesta primeira fase, o torcedor vascaíno terá que se deslocar até Carapebus e o tricolor à Rio Bonito. Ou secar os rivais Fla e Bota, que jogam em Macaé.Três equipes representarão o futebol macaense: O Cidade do Sol, que disputa o Estadual Juvenil representando o Macaé Esporte; o Córrego do Ouro, que representa o Serra Macaense e atualmente é o líder em sua chave também no Estadual Juvenil; e o Nova Geração, destaque no Amador Macaense, que foi convidado para cobrir a ausência do CFZ do Rio. A pricipal novidade nesta edição será a seleção americana, que disputa a Copa Macaé pela primeira vez. RegulamentoNa primeira fase, as 16 equipes são divididas em quatro grupos. No A, com jogos no Clube Cidade do Sol: Flamengo, Seleção Americana, ArtSul e Cidade do Sol. No B, jogando em Carapebus: Vasco, Sendas, Funorte e Suzano (SP). No C, com os jogos em Rio Bonito: Fluminense, Olaria, Boavista e Rio Bonito. No D, com jogos no estádio Expedicionário em Macaé: Botafogo, Caxias, Córrego do Ouro e Nova Geração.Os dois primeiros colocados de cada Grupo avançam às quartas-de-final, e jogarão em sistema eliminatório, em cruzamento olímpico (1ºA x 2ºD, 1ºB x 2ºC, 1ºC x 2ºB e 1ºD x 2ºA). Os vencedores destes confrontos, em jogo único, avançam às semifinais e os vencedores nas semifinais disputam o título da Copa Macaé 2009. Poderão participar do Torneio, os atletas nascidos em 1992, 93 e 94, podendo, cada associação, inscrever até 20 (vinte) atletas. A Copa Macaé de Futebol Sub-17, começa neste sábado e termina no dia 26 de julho. A competição é organizada pela Liga Macaense de Desportos (LMD), em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Prefeitura de Macaé.
A Associação Macaense de Árbitros de Desportos – AMARD, presidida pelo Sidenil Gregório “Xangô” será responsável pela arbitragem. Além dos árbitros locais, entre eles alguns Federados, a AMARD contará com mais quatro árbitros da Federação Carioca e um da Federação Paulista. Mas a grande novidade será a utilização de rádios transmissores, para facilitar a comunicação entre os árbitros e assistentes. “Somos a segunda Associação de Árbitros a trabalhar com estes equipamentos, e com exclusividade vamos implantar nesta Copa Macaé”, anuncia o presidente Xangô.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Malwee goleia o Umuarama na Liga Futsal

Confirmando todo o favoritismo na Liga Futsal, a Malwee Futsal (SC) derrotou o Umuarama (PR) na noite desta quarta-feira (15), por 6 x 2, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), a agremiação catarinense assumiu a liderança do grupo A, com três pontos, segunda fase.
O time comandado pelo técnico Fernando Ferretti abriu o placar antes do relógio cravar dois minutos de bola em jogo. Falcão, melhor do mundo e artilheiro da Liga 2009 com 25 gols, finalizou rasteiro, na diagonal, para fazer 1 a 0. Falcão não perdoou a fragilidade da defesa adversária, e fez 2x0. A bola bateu na trave e no goleiro Gian antes de estufar o barbante. Lenísio, retornando de contusão, recebeu passe preciso do pivô Andrey e, com estilo, anotou o terceiro gol jaraguaense. Restando 11 segundos para o intervalo, outra vez Lenísio, fez 4x0, fechando o placar na primeira etapa.
No início da etapa derradeira, Umuarama esboçou uma reação e balançou a rede com o ala Augusto (ex-Malwee) e Canabarro (ex-Ulbra/RS), diminuindo para 4x2. Mas foi só, em seguida o próprio Canabarro foi expulso. Nos minutos finais, a Malwee ampliou o placar, com Lenísio pela terceira vez, e ala Xoxo, fechando a conta.
Joinvile vai estrear na segunda fase da Liga
Ansioso para estrear na segunda fase da Liga Futsal 2009, o time do Joinville (SC), melhor time da primeira fase (40 pontos em 18 jogos), segue se preparando para o jogo da próxima segunda-feira (20), contra a Umuarama, no Paraná. A agremiação catarinense, reforçada pelo vitorioso pivô Lukaian, artilheiro do Grand Prix Internacional de Futsal do ano passado, segue em busca do inédito título da Liga Futsal.
A melhor colocação da agremiação de Joinville na competição nacional foi em 2007, quando, na oportunidade, conquistou o vice-campeonato, perdendo na final para sua eterna rival, a Malwee Futsal, também de Santa Catarina.
Vini não é mais atleta do Joinvile
O pivô Vini, de 25 anos, não faz mais parte do elenco catarinense. Pouco aproveitado na equipe, o atleta acertou sua saída em comum acordo com a diretoria do clube. A decisão foi tomada na manhã da última terçaa-feira (14). Natural de Rio Grande (RS), Vini, que vestiu a camisa do Joinvile por quase um ano, confirmou sua transferência para o futsal espanhol, onde defenderá o BeniCarlo.
Macaé vai sediar a Copa Sudeste de Futsal Feminino
Depois do terceiro lugar conquistado no III Torneio Rio/Minas de Futsal Feminino, na cidade de Lages do Muriaé (RJ), a equipe do Macaé Sports volta a treinar no ginásio Maurição visando a participação na I Copa Sudeste de Futsal Feminino, que será realizada em outubro em Macaé. Em Lages, além de Macaé, as cidades de Campos, Búzios, Saquarema, Itaperuna, Muriaé, Viçosa, São da Barra e Lages do Muriaé foram representadas nos jogos realizados na quadra de esportes do Colégio Municipal de Lages do Muriaé. Macaé parou na semifinal, ao ser derrotada por um gol de diferença no confronto contra o time de Cardoso Moreira.

Macaé vai sediar Mundial de Kart Indoor, inédito no Brasil

A Princesinha do Atlântico vai sediar o campeonato mundial de kart indoor - IKWC – realizando o evento de 06 a 09 de agosto de 2009 no Centro de Convenções jornalista Roberto Marinho. Mas os motores vão esquentar durante as comemorações do aniversário de emancipação política-administrativo de Macaé, neste mês de julho e a prefeitura está na expectativa de receber um público estimado de mais de dez mil pessoas para curtir as “baratinhas”.
Curiosamente, no dia 25 de julho, a equipe GEM (Grupo Esporte Motor) vai estar participando de uma prova em Interlagos – SP, representando o automobilismo de Macaé. Na verdade, a GEM, segundo e-mail enviado pelo Carlos Estites, é uma Associação Desportiva sem fins lucrativos com base no esporte a motor. Segundo, Estites, a GEM tem uma equipe participando dos campeonatos brasilleiro e paulista de carros de turismo - prototipo spyder R-13. (foto). “Através da equipe de competição damos a chace de jovens mais carentes aprenderem uma profissão em um ambiente de pressão e extremamente competitivo”, garante o Estites, que divulga inclusive o telefone (22) 9975-6743, para outras informações e possíveis ajuda de patrocinadores.
O mega evento em Macaé, será disputado por 120 pilotos dos quais serão 60 vagas destinadas para os pilotos europeus e centro norte americanos (Canadá, EUA, México, Panamá, Honduras…) e 60 para américa do sul. Em quatro dias de competição serão três horas de classificação para cada piloto, divididas em quatro corridas e os primeiros 25 colocados serão alinhados na finalíssima de duas baterias de 45 minutos cada uma.
Serão karts zero km numa pisa inédita montada dentro do Centro de Convençoes. Não haverá vantagem para ninguém, pois os carros serão conhecidos pelos pilotos através de sorteio momentos antes das provas. Os melhores do mundo da categoria estarão presentes num evento inédito no Brasil. O IKWC distribui prêmios aos pilotos e grupos de pilotos em diversas categorias. Categoria Geral, Seniors, feminina e equipes. Assim há oportunidade para todos.
Segundo o site da Associação Paulista de Kart, o evento único no mundo, foi criado há cinco 5 anos. Um evento oferecido para milhões de fãs que pudesse reunir alguns desses amantes do esporte dentro da pista. Mas, ao mesmo tempo, garantisse baixo custo, baixo risco e simplicidade de acesso. A IKWC - Indoor Kart World Champioship, idealizado nos Estados Unidos, onde foi realizado pela primeira vez em julho de 2005, é um evento que acontece a cada ano em um país diferente. As três primeiras edições do evento foram realizadas na cidade de Phoenix, Arizona, Estados Unidos. Em 2005 o piloto austríaco Werner Truegler, venceu na categoria geral. Em 2006 venceu outro austríaco, Alex Gumpenberger e, em 2007, foi a vez do brasileiro Rodrigo Faulhaber sagrar-se campeão mundial na categoria geral.
Nesse ano foi criado o IKWC International Commitee composto por 10 pilotos membros representando os três continentes que mais participaram das edições do IKWC até então: América do Norte, Europa e América do Sul. Por ocasião daquela reunião ficaram definidas metas e padrões para realização dos demais eventos. Em 2008 a Bélgica hospedou o primeiro evento fora dos Estados Unidos no lindo kartódromo Worldkarts na cidade de Kortijk, vencido pelo piloto Mathias Grooten, da Bélgica.
Em 2009 o evento será no munícípio de Macaé, no Rio de Janeiro, de 03 a 09 de agosto de 2009 com amplo apoio da prefeitura local. Isso representou um salto de maturidade e consolidação do evento que agora viaja ao redor do mundo. Foi montada toda uma infra estrutura para realização desse evento, com o apoio técnico da empresa 4D+ que opera o kartódromo Kart in Búzios. “Temos todas as garantias que será um evento de grande atratividade de público e de relacionamento pois o campeonato mundial estará vinculado ao aniversário de Macaé. Diversas atrações como atores, cantores e pilotos profissionais numa corrida de exibição estão sendo aguardados”, garante Ed Cordeiro, da Associação Paulista de Kart. “Temos ampla estrutura para exibição da marca e dos produtos de sua empresa”, convida Chico e Poul IKWC International Commitee Member for Latin América.
Antes do Mundial, vão acontecer as etapas da Copa Macaense e ainda Copa do Mundo de endurance (Nation´s Cup), dia 03 de agosto. O Nation´s Cup é uma corrida com três horas de duração, em princípio com 20 karts. Cada um é pilotado por uma equipe composta por quatro pilotos de um país participante do IKWC. Haverá karts do Brasil, Bélgica, Austria, EEUU, Alemanha, entre outros. Os treinos livres já começaram e os motores estão roncando desde o dia 14 de julho.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pipico é novidade do Quissamã na Série B do Rio

Começa nesta quinta-feira (16), o Campeonato Estadual da Série B de Profissionais, a Segundona, com 20 clubes disputando duas vagas para o Campeonato Estadual da Série A de 2010. Entre eles os debutantes Quissamã, campeão da Terceirona em 2008, e Riostrense, criado este ano e que herdou a vaga do Silva Jardim. Ambos vão brigar com o "favorito" America, que cumpriu um planejamento de Primeira durante a pré-temporada, e os tradicionais Olaria, Portuguesa, Bonsucesso e Goytacaz, além de outros azarões que prometem surpreender.
O Quissamã sonha com a elite em 2010, aposta no entrosamento de sua equipe e nos três reforços que chegaram após a Copa Rio: o zagueiro Jadson, o meia Pipico e o atacante Adão. No coletivo apronto, realizado nesta quarta-feira (15) à tarde no Carneirão, o técnico Paulo Henrique não divulgou o time que estreia contra o Cardoso Moreira em Quissamã. Mas a tendência é manter a base que jogou as últimas duas temporadas, e promover apenas o meia-atacante Pipico, artilheiro da Segundona em 2007 com 18 gols, jogando pelo Floresta.
No único jogo-treino antes dessa estreia, o Quissamã empatou em 2x2 com o Rio das Ostras, da Terceirona. Já o Cardoso Moreira, rebaixado com o América em 2008, realizou sua pré-temporada enfrentando adversários mais fortes e só conseguiu vencer do Serra Macaense por 1x0, gol do zagueiro Caboclo. No último amistoso, contra o Goytacaz, perdeu por 1x0, gol de Rondinelle cobrando falta. Um espião do Quissamã foi conferir o duelo e fez um relatório completo, afim de evitar suspresas no Carneirão. O Quissamã deverá jogar com: Espindula; Fred, Edson, Douglas e Rodrigo; Cleiton, Amaral, Bruno Reis e Pipico; Ricardo e Fabrício.
Nos outros jogos desta quinta, pelo Grupo A, América x Bonsucesso, Brescia x Artsul, CFZ do Rio x São Cristóvão e Riostrense x Profute, no Correão, em Cabo Frio. Pelo B, Angra dos Reis x Villa Rio, Goytacaz x Aperibeense, Nova Iguaçu x Campo Grande, Olaria x Miguel Couto e Portuguesa x Sendas.
Na primeira fase da competição as associações estão distribuídas em dois grupos (A e B) com as equipes jogando entre si, dentro do grupo, em turno e returno, classificando-se para a segunda fase as 05 (cinco) primeiras colocadas de cada grupo, perfazendo o total de 10 equipes. Na segunda fase, as associações serão distribuídas em um grupo único (C), formado pelas 10 associações, jogando entre si, em turno e returno. Ao final desta fase, as duas equipes com maior número de pontos conquistados estarão classificadas para o Campeonato Estadual da Série A em 2010.
As seis últimas equipes, sendo três de cada Grupo disputarão uma repescagem. Nesta, os três últimos colocados estarão rebaixados para o Campeonato Estadual da Série C de 2010. O Grupo A é composto pelo América, Artsul, Bonsucesso, Bréscia, Cardoso Moreira, CFZ do Rio, Profute, Quissamã, Riostrense e São Cristóvão. O B, tem Olaria, Portuguesa, Campo Grande, Goytacaz, Aperibeense, Sendas Esporte, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Miguel Couto e Vila Rio.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Flamengo abre a Copa Macaé Sub 17 contra a Seleção EUA

Oficialmente confirmada com uma dúzia de agremiações representando o Rio de Janeiro, e outras quatro representando o futebol de Minas Gerais, São Paulo, Pará e Estados Unidos, respectivamente totalizando 16 equipes participantes, será disputada de 18 a 26 de julho, a XIIIª Copa Macaé de Futebol Sub-17, organizada pela Liga Macaense de Desportos, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Macaé.
A Copa Macaé é realizada desde 1997, quando o Botafogo foi o primeiro campeão. Na época, apenas seis equipes participaram da competição, além do alvinegro, o Vasco, Flamengo, Fluminense e os representantes macaenses, Cidade do Sol e do Selefogo. O torneio, que já se tornou tradicional durante a programação de aniversário de Macaé, será disputado este ano, curiosamente sem a presença do tri-campeão Internacional (RS) e o atual bi-campeão Cruzeiro (MG).
O objetivo inicial da Copinha Juvenil era promover um intercâmbio dos clubes amadores de Macaé com os quatro grandes do Rio. Mas a competição ganhou projeção nacional e chegou a ser considerada a mais importante da categoria no Brasil. Em Copas anteriores, além dos quatro grandes do Rio de Janeiro, participaram outros clubes tradicionais de outros estados, com destaque para o Internacional e Grêmio (RS); Cruzeiro e Atlético (MG); São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras (SP); Bahia e Vitória (BA); entre outros. A novidade este ano será uma Seleção Americana, assim como os times da Argentina, México e Japão, que já estiveram em Macaé.
Rio de Janeiro domina a Copa Macaé Sub-17, com seis conquistas dos clubes cariocas, mas é o clube gaúcho do Internacional, o maior colecionador de títulos na Copa, sendo campeão por três vezes, na última trazendo o atacante Alexandre Pato à Macaé. Flamengo e Fluminense, e Cruzeiro, cada um com dois títulos estão na cola do Inter. Botafogo, Vasco da Gama e Grêmio levantaram as outras Copas.
O jogo de abertura será no estádio Moacyrzão, no dia 18, às 9h, com o Flamengo recebendo a Seleção Americana. À tarde com bola rolando às 13h, vão jogar Sendas x Funorte, na sede Campestre do Cidade do Sol; Payssandu x CFZ do Rio, em Rio Bonito; Botafogo x Caxias do Sul, no Expedicionário e Vasco x Suzano, no Moacyrzão. Fechando a rodada, às 15h, Rio Bonito x Fluminense, em Rio Bonito e Córrego do Ouro x Boavista, no Expedicionário, em Macaé.
A competição será disputada em três fases. Na primeira, as 16 equipes serão distribuídas em quatro Grupos (A,B,C e D). As quatro de cada Grupo jogarão entre si, avançando as duas melhores colocadas de cada Grupo. Na segunda, os jogos serão eliminatórios em partida única, com o 1º do A x 2º do D e 1º do D x 2º do A. Estes confrontos serão no campo do Cidade do Sol, e os vencedores disputarão a semifinal. O 1º do B x 2º C e 1º do C x 2º do B. Estes duelos serão no Moacyrzão, e os vencedores disputarão a outra semifinal.
Os jogos pelas semifinais serão realizados no sábado (25), a partir das 9h, com rodada dupla no Clube Cidade do Sol. Os vencedores destes confrontos decidem o título no dia seguinte, às 10h, no estádio Moacyrzão, na Barra de Macaé.