Radio Web InformaSom

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Moacyrzão receberá os grandes do futebol carioca







Acreditando na promessa da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro em resgatar a volta dos grandes clubes do futebol carioca aos estádios no Interior na temporada 2009, a prefeitura de Macaé está investindo no estádio Moacyrzão e pretende inaugurar a nova arquibancada no mês de julho. E como teste, a pretensão é trazer os quatro grandes durante as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa da Princesinha do Atlântico.

O fato de os clubes considerados pequenos não poderem enfrentar Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco em seus estádios está perto do fim. Em 2009, o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro deve voltar a respeitar o mando de campo das equipes de menor investimento. Na atual temporada esse mando só foi respeitado entre elas, enquanto os pequenos foram obrigados a jogar no Maracanã, em São Januário e no Engenhão.

A confirmação foi dada por Rubens Lopes, presidente da Ferj, em entrevista à Rádio Brasil. “Vamos fazer um estudo para que os clubes pequenos possam jogar contra os grandes em seus campos ou em locais neutros. Por exemplo, se o Americano não tiver condições de mandar a sua partida em Campos, que jogue em Macaé, que é próximo. Se o Resende não puder jogar em casa, que vá para Volta Redonda”, explicou Rubens Lopes.

O presidente ainda acrescentou o estádio do rebaixado América como opção e defendeu a fórmula de disputa da atual temporada. “Temos o estádio do América que tem condições de receber partidas. Mas também não podemos culpar a fórmula de disputa por um pequeno não ter conquistado o título, já que há mais de 40 anos só dá os grandes como campeões”.

Também foi confirmado a manutenção de 16 equipes na Primeira Divisão em 2009. “O Campeonato Estadual deste ano foi muito melhor do que o de 2007 e isso está provado nos números. Por exemplo, as semifinais da Taça Guanabara deste ano tiveram público de 189 mil pagantes, contra 122 mil do ano passado” explicou Lopes.

O cartola disse ainda que não existe a menor possibilidade de o América conseguir no tapetão se manter na elite do Estadual. O Diabo, ao lado do Cardoso Moreira, foi rebaixado e já perdeu a primeira batalha na justiça desportiva. “Aqui no Rio de Janeiro não se vira a mesa. Porém lamento muito a situação do clube, que é uma glória do nosso Estado. Torço para que seja apenas uma fase ruim.” Finalizou o presidente.

Série C do Brasileirão
Lopes confirmou ainda que a Cabofriense vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube estava correndo risco de abrir mão do torneio por causa de dificuldades financeiras.
O Macaé Esporte sabe da importância de terminar esta competição, no mínimo entre o 16 primeiros colocados, para não ser rebaixado à Série D (a ser criada em 2009). Iniciou esta semana os treinos físicos e começou as negociações de renovações de contratos. O capitão André e o camaronês Steve são os primeiros a aceitar a proposta do Macaé e acertaram suas renovações com o clube.
Se for possível o Macaé renovará todos os contratos do atual elenco a pedido do técnico Tita. Porém o clube buscará reforços e já anunciou a contratação do lateral Schineider junto ao Nova Iguaçu. Mais três reforços podem chegar na próxima semana, vindos da Friburguense.

Nenhum comentário: