Radio Web InformaSom

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Macaé acredita na punição ao Ituiutaba para subir à Segundona

Será nesta terça-feira (7), às 17h, o julgamento dos atletas Vinícius e Tarcísio, ambos do Ituiutaba, que disputaram a Série C do Brasileiro deste ano. Os volantes foram flagrados pela Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF depois do resultado positivo do exame de urina para a substância proibida fenproporex, contida em remédio para emagrecer. Os exames aconteceram após o jogo contra o Chapecoense, realizado no dia 9 de outubro, em Chapecó, pelas quartas-de-final da Série C.
Na sessão realizada no dia 23 de novembro, os auditores da Segunda Comissão Disciplinar decidiram adiar o julgamento, após alegação da própria defesa dos atletas. Tarcisio e Vinicius foram denunciados com base no artigo 2.1. (presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta) do Código Mundial Antidoping (CMAD), que prevê até dois anos de suspensão. E o Macaé Esporte passou a ser interessado direto no caso se o STJD entender que o Ituiutaba tenha participação direta no doping de seus jogadores. Caso isso se confirme, a equipe mineira pode ser eliminada do campeonato e, neste caso, o Macaé, quinto colocado, herdaria a vaga à Série B do Brasileiro de 2011.
Caso o Macaé Esporte não consiga a vaga no tapetão para disputar a Série B do próximo ano, terá que brigar dentro de campo, disputando a Serie C para conquistar o sonhado acesso ao seleto grupo dos 40 melhores times do país.
Como a Terceirona é dividida por chaves regionalizadas, o time macaense disputaria a fase de grupos contra apenas adversários da região sudeste. Além do Marília que se manteve na Serie C, os possíveis concorrentes do Macaé em 2011 na Primeira Fase é o Madureira, que conquistou o acesso na Série D e o Santo André, recém rebaixado da Serie B.
Campeonato ao vivo na Telinha
Outro fator que anima os participantes da Série C, é que a CBF, negocia com a TV Brasil para que a emissora transmita toda a edição da Série C do próximo ano. Com isso, os clubes passam a ter direito nas cotas de televisão, que pode variar em repasse financeiro ou no pagamento integral do transporte e hospedagem para todas as partidas.
Em 2010, todos os 14 jogos da fase final da competição foram exibidos pela TV Brasil e a CBF bancou todas as passagens aéreas e hospedagem de todas as equipes a partir das quartas-de-final.
A TV Brasil usou a edição deste ano como parâmetro para uma possível parceira nas próximas temporadas. O que pode mudar é a forma de disputa. A negociação também tem como pauta deixar o campeonato mais longo. Ao invés de 4 grupos de 5 equipes, seriam formadas apenas duas chaves com 10 times em cada, classificando dois ou quatro melhores para as finais.

Nenhum comentário: