Radio Web InformaSom

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Semeando cidadania nos tatames de Macaé

Visando a cidadania e também uma melhor qualidade de vida, a Associação Esportiva (ABEJ), promoveu a primeira mudança de faixa do Projeto Jiu Jitsu, que tem como responsável o mestre Adão Januário O projeto recebe o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura, e da Empresa Vale do Sol.
Atualmente, o programa conta com uma média de 800 crianças, engajadas em alguma modalidade esportiva, como Jiu Jitsu, Karatê, Capoeira e Kendô. Além disso, três professores e três instrutores, formados pela ABEJ, também integram o programa. Os interessados em ingressar na associação precisam ter mais de quatro anos, estar estudando e devidamente cadastrado na instituição.
Januário ressaltou que é mágico a arte de ensinar, ainda mais da forma que ele adotou. “É na brincadeira que inserimos o ensinamento de forma que as crianças vão se apaixonando aos poucos e a evolução é fantástica”, declarou.
Ele lembrou que a participação dos pais é fundamental para a evolução do processo e que, mensalmente, eles se reúnem e muitos deles ganham cestas básicas para auxiliar na alimentação daquele atleta. “Para motivá-los, de vez em quando participamos de competições, seminários e palestras. Além de aumentar o conhecimento deles, o intercâmbio cultural é fantástico”, avaliou.
Outro ponto importante levantado por Adão foi em relação a parte educativa e preventiva, que é transmitida aos alunos e aos pais também. “Passamos diariamente a importância de um atleta não se drogar, não consumir bebida alcoólica e preservar o seu bem estar e sua alimentação. Até porque, a vida de atleta não é mole”, alertou o mestre.
A sede da ABEJ está situada na Rua Luiz Ribeiro Pinto, 136 - Sobrado, no bairro Cajueiros e conta com cerca de 200 alunos. O espaço possui, ainda, outros três pólos, sendo um no Parque Aeroporto, um no distrito de Glicério, na Região Serrana e outro no Sana, também na Serra macaense. Em 2010, a associação pretende implantar outros dois pólos, um no Lagomar e outro no Horto da Aroeira.

Nenhum comentário: