Radio Web InformaSom

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Maricá recupera pontos no "Tapetão" e vai brigar pelo acesso à Segundona do Carioca

Estádio Eucyrzão - Saquarema.RJ
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informou que a final do Campeonato Estadual da "Terceirona" de Profissionais, entre Nova Cidade e Campos Atlético, seria disputada no Estádio Eucyr Resende de Mendonça, em Bacaxá, no dia 27 de outubro. Mas o jogo não aconteceu, o Maricá que havia sido punido e perdido a vaga nas semifinais, foi absolvido pelo Suplemo Tribunal de Justiça Desportiva e melou tudo.

Com isso, o Campeonato Carioca da Série B2 foi outra vez paralisado, e não é nenhuma novidade, tem sido assim em quase todas as temporadas, especialmente nesta década. O Maricá retomou os seis pontos que tinha perdido no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva, e volta a entrar na briga pelo acesso. Fora da disputa no certame que já foi disputado, o clube retorna à luta pelo acesso podendo ter de recomeçar no ponto em que tudo foi parado pela primeira vez e os jogos que foram realizados pelas semifinais do segundo turno seriam cancelados.

Juridicamente, não há mais que se possa fazer e a FFERJ tem um grande problema para resolver, gerado a partir do momento em que uma decisão reversível foi tomada como pretexto para retomar o andamento da competição, há cerca de um mês.

Quando o segundo turno da Terceirona terminou, o Maricá estava classificado para as semifinais daquela etapa do campeonato, numa altura em que já tinha sido julgado, em primeira instância, pela escalação supostamente irregular do atacante Felipe Zuca. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) decidiu então paralisar a competição para esperar o veredicto do Pleno do TJD, que julgaria o caso dias depois. Nele, o Maricá foi punido de fato, ficando com menos seis pontos, perdendo a vaga na semifinal do returno e deixando a luta pelo acesso condicionada ao Pérolas Negras não ser campeão do returno.

Além disso, o Maricá também tinha a segunda colocação geral, com 33 pontos, estando portanto garantido nas semifinais do acesso. Com menos seis, chegou a 27, caindo para o quinto lugar. Só o título do Pérolas no returno poderia tirá-lo das duas frentes e foi exatamente isso que aconteceu. Agora, com a retomada dos pontos e a volta à situação anterior, é possível que os jogos que valeram o acesso a Nova Cidade e Campos sejam anulados e precisem ser jogados de novo. Ou seja, seria preciso voltar às semifinais do returno.

Neste caso, o Maricá disputaria estas semifinais, enfrentando o Pérolas Negras, enquanto Nova Cidade e Campos jogariam a outra semifinal, conforme já aconteceu. Só depois da decisão do título é que o acesso estaria de fato em disputa, com o Maricá também garantido e enfrentando o Campos. O Nova Cidade, líder geral, encararia Pérolas ou Queimados, dependendo do desfecho do segundo turno. Embora esta seja a hipótese mais provável, ainda nao houve um posicionamento oficial da Federação Carioca.

Caso a competição seja retomada deste ponto, seriam necessárias mais cinco datas (pelo menos três semanas) para concluir a competição. Até a noite de sexta-feira (26), véspera do que seria a final, entre Nova Cidade e Campos, nenhuma confirmação de calendário foi feita. Se o imbróglio já é enorme, qualquer outra solução poderia afetar diretamente a classificação do campeonato e até os promovidos, uma vez que o regulamento cita apenas dois clubes subindo para a Série B1.

Aditivo para não perder seus atletas
Após vencer a batalha judicial e recuperar os pontos pela escalação do atacante Felipe Zuca, o Maricá se organiza para voltar à Série B2 do Campeonato Carioca. Aguardando decisão da FERJ, que ainda não divulgou como e quando a competição será retomada, o clube iniciou o processo de renovação de contrato dos jogadores do elenco.

Como a maior parte se encerrava nesta terça-feira (30), dia que a competição, pelo calendário inicial, já teria acabado, a direção prolongou o vínculo por mais um mês, deixando todos com contrato até 30 de novembro. A medida é necessária para deixar os atletas em condição regular.

Nomes como Allan, Alex, Joelzinho, Indio, Pablo e Paulinho Fernandes já aparecem no BIRA com o aditivo - termo usado para breve aumento da extensão de um contrato. O clube aguarda agora o posicionamento da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) para conhecer as datas.

Nenhum comentário: