Radio Web InformaSom

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Macaé supera fumaça e o Frisão para seguir na Copa

Desta vez o Macaé Esporte vai mais longe na Copa Rio. A vaga à próxima fase foi conquistada com sofrimento, na tarde desta quarta-feira (27), após a vitória por 1x0 contra o Friburguense, gol de Léo Santos, na Arena Guanabara, em Araruama. Com o resultado o Clube da Princesinha terminou esta segunda fase como o melhor terceiro colocado dentre os grupos B, C e D. Na terceira fase, o Macaé terá como adversários no Grupo F, o Resende, Tigres do Brasil e Sendas.
Seguindo a tabela original, a estreia do Macaé Esporte seria neste sábado (30), contra o Sendas, em Araruama. Mas, falta a definição do segundo classificado por índice técnico, que hoje seria a Cabofriense (com 8 pontos no Grupo D). Só que o Pleno do TJD decidiu que o duelo entre Boavista e Americano, pelo Grupo C, terá que ser realizado.
Este confronto, que deveria ter sido realizado no ultimo dia 9, em Caio Martins, não aconteceu porque o Americano não chegou ao estádio devido a um acidente na BR-101. A equipe de Campos perdeu o julgamento em primeira instância, por 3 votos a 2, mas recorreu da decisão e teve parecer favorável. Com isso, este jogo deve acontecer no sábado (30) e o Boavista (7 pontos no Grupo B) se classifica em caso de empate ou vitória. Sendo assim, a terceira fase começaria apenas na próxima quarta-feira (03). Mas ainda existe a possibilidade do Boavista reccorrer ao Tapetão, na tentativa de conquistar os três pontos sem entrar em campo, o que pode inclusive paralisar a competição.
Na primeira etapa, além da obrigação de vencer para garantir a classificação sem depender dos outros jogos, o Macaé precisou superar uma incômoda fumaça que poluiu o ar da Arena durante os 45 minutos, atrapalhando na respiração dos atletas e até na visibilidade. A pimeira chance de gol surgiu logo com um minuto de bola rolando, mas o goleiro Adriano fez a defesa no chute do atacante Bruno Luiz, que recebeu livre na área O Friburguense equilibrou as ações e levou perigo aos 14min com o Lucas. O zagueiro cabeceou a bola no travessão após cobrança de escanteio do meia Alex Faria pela direita.
O Tricolor da Região Serrana voltou a assustar aos 34min. Após o cruzamento de Sérgio Gomes pela direita, a bola bateu no volante Gedeil e o goleiro Lugão salvou o que seria o gol contra. Mas, aos 39min, o Clube da Princesinha balançou a rede com o atacante Léo Santos, de cabeça, finalizando após cobrança de escanteio pelo meia Wallacer. Os friburguenses quase empataram aos 45min com o lateral-esquerdo Gilson, que livre na área cabeceou, de olhos fechados, para fora.
Na etapa final, o Frisão foi em busca do empate e, aos 3min, Alex Faria arriscou de fora da área para a defesa de Lugão. O goleiro macaense voltou a aparecer três minutos depois para defender uma cabeçada de Sérgio Gomes. O Macaé levou perigo aos 14min com Marciel, em chute da entrada da área. A bola passou sobre o travessão.
O time comandado pelo Toninho Andrade, tomava sufoco, mas administrava o resultado favorável e explorava os contra-ataques. Com as entradas de Carlos Alberto, Steve e Norton, o Macaé voltou a dominar o jogo e quase ampliou o placar. Aos 46minutos, o meia Carlos Alberto, recebeu passe de Norton e chutou à esquerda de Adriano. A rede balançou, mas a bola passou por fora, bateu na grade e deu a impressão de gol. E o próprio Norton chutou de perna esquerda da entrada da área, assustando o veterano Adriano.
Macaé: Lugão; Uilian, Rodrigão, Otávio e Bill; Gedeil, Marciel, André Gomes (Steve) e Wallacer (Carlos Alberto); Léo Santos e Bruno Luiz (Norton). Técnico: Toninho Andrade. Friburguense: Adriano; Sérgio Gomes, Cadão, Lucas e Gilson; Bidu, Cassiano (Tiago), Elan e Alex Faria (Ricardinho); Ziquinha (Romário) e Hércules. Técnico: Luiz Alexandre. O árbitro foi Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Ricardo Nogueira da Silva e Marcelo Corrêa de Lima.
Nos outros jogos, pelo Grupo B, o Madureira derrotou Tigres do Brasil por 3x0, no Aniceto Moscoso; pelo C, o Americano empatou em 2 x 2 com o Boavista, em Campos e o Resende derrotou o time reserva do Quissamã, por 2x1, no estádio do Trabalhador; pelo D, a Cabofriense perdeu para o Volta Redonda por 2x1 no Correão e o Bangu foi derrotado pelo Sendas por 3x1, em Moça Bonita.
Classificação: Grupo B, 1º Madureira, 14 pts (saldo 6); 2º Tigres, 14 pts (saldo 2); 3º Macaé, 13 pts; 4º Friburguense, 8 pts; 4º CFZ, 7 pontos; Grupo C, 1º Resende, 19 pts; 2º Quissamã, 15 pts; 3º Boavista, 7 pts; 4º Fênix, 6 pts; 5º Americano, 3 pts; Grupo D - 1º Volta Redonda, 20 pts; 2º Sendas, 16 pts; 3º Cabofriense, 8 pts; 4º Aperibeense, 7 pts; 5º Bangu, 4 pts.
Na terceira fase, o Grupo E será formado por: Madureira, Volta Redonda, Quissamã e Cabofriense ou Boavista. O Grupo F, terá: Resende, Tigres do Brasil, Sendas e Macaé. As equipes jogarão entre si dentro dos Grupos em jogos de ida e volta, classificando apenas o 1º colocado de cada Grupo para a decisão do título. O campeão da Copa Rio garante uma vaga na Copa do Brasil e o vice, uma vaga na Série D do Brasileiro, ambos para 2010. No esboço de tabela, pelo Grupo E, o Madureira pega o Volta Redonda, no Aniceto Moscoso e a Cabofriense ou Boavista recebe o Quissamã, no Correão ou Caio Martins. Pelo Grupo F, o Resende recebe o Tigres do Brasil, no estádio do Trabalhador e o Macaé Esporte pega o Sendas, na Arena Guanabara. Porém as datas e horários ainda serão oficializados pela FERJ.

Nenhum comentário: