Radio Web InformaSom

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma nova arbitragem no futebol carioca

Entre as muitas novidades na arbitragem carioca, o macaense Fábio Rogerio Neves da Conceição é o mais novo integrante do quadro de assistentes na Primeira Divisão, podendo atuar como árbitro em outras categorias. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro reuniu aproximadamente 100 árbitros que serão os responsáveis pelas aplicações das regras no Campeonato Carioca. Cerca de 30 deles estarão debutando na Primeira Divisão. Todos apresentaram-se, aparentemente, em excelente forma física.
O Presidente da Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem) , Sérgio Correa, prestigiou o encontro, e foi muito elogiado pelo presidente da Federação, Rubens Lopes, pelo interesse e dedicação em observar a qualidade técnica dos árbitros do Rio. "O estado sempre foi o carro-chefe na arbitragem do Brasil, assim como São Paulo. Mesmo com as minhas discordâncias passadas com o Rubens Lopes, não poderíamos nos distanciarmos. Posso afirmar que, hoje, existem uns oito árbitros de muita qualidade no Rio", disse Sérgio Correa, afirmando que a Ferj está à frente das demais no Brasil.
Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação, enfatizou que a Federação havia estagnado na revelação de novos talentos, mas o tempo perdido foi recuperado em dez meses. O ano de 2007 foi relevante para a arbitragem carioca devido a atuação significante nas Séries A, B e C do Brasileiro. "Os árbitros e auxiliares do Rio estão sendo observados e darão bons frutos para o cenário nacional e, quem sabe, internacional. Os resultados vão aparecer", disse Jorge Rabello, que, em seguida, apresentou, através de recurso multimídia, o cronograma da pré-temporada dos árbitros e os resultados estatísticos das avaliações que começaram em maio de 2007.
A pré-temporada começa nesta terça-feira (8) e termina no dia 11. As assistentes Dulcinete Arruda, Lilian Fernandes, Ivone Santos e Fernanda Lisboa, além da árbitra Simone Xavier, representarâo o sexo feminino atuando no futebol. O árbitro Leonardo Cavaleiro, há cinco anos apitando jogos da Segunda e Terceira divisões, está com boas expectativas e será outra novidade. "Me preparei para este momento. Em um ano, perdi 12kg. Minha alimentação é baseada em dietas. Nem sei mais o gosto de refrigerante", disse o ex-jogador de futsal da AABB, Grajaú Tênis e Criciúma.
O Estadual deste ano terá mais cinco novidades: o Resende, Mesquita, Duque de Caxias, Macaé e Cardoso Moreira. E estes novos árbitros e assistentes terão toda a estrutura e tranquilidade para atuarem no apito ou nas bandeirinhas, e o que se espera é que não sejam intimidados pelos clubes tradicionais que já conseguiram a enorme vantagem de não jogar no Interior. Todos os clubes estão investindo e formando grandes times, o campeonato carioca, tem tudo para voltar a ser o mais charmoso do Brasil.

Nenhum comentário: