Radio Web InformaSom

terça-feira, 5 de abril de 2011

Exorcizando o Diabo, Macaé sobrevive na Elite do Carioca

A primeira vitória do Macaé Esporte sobre o Boavista na história dos confrontos oficiais entre as duas equipes desde 2003, no último sábado (2) por 2x1 no Moacyrzão, acabou com um tabu, abafou a crise e afastou o Leão da zona do rebaixamento. Mas ainda não dá para comemorar a permanência na elite do futebol carioca.
Antes deste jogo, o Macaé vinha de quatro derrotas, houve demissões e o assunto era reformulação. Após o resultado histórico contra o Verdão, mudou o discurso. “Nosso time é muito bom, mas tinha um jogador que estava atrapalhando. Ele saiu e vencemos. Agora que estamos praticamente livres de rebaixamento vamos enfrentar o America e o Flamengo, com tranqüilidade e jogando futebol. Existe a possibilidade do jogo com o Flamengo ser em Macaé, se não estivermos dependendo do resultado e na briga contra o rebaixamento”, prometeu o presidente de honra Mirinho.
Na empolgação da vitória, o cartola macaense prometeu manter a promoção do ingresso ao preço único de R$ 10,00 e confirmou a participação do clube na disputa da Copa Rio. “Já estamos na Serie C do Brasileiro e agora vamos tentar a vaga na Copa do Brasil”. Mirinho garantiu que o Macaé teria dois times (A e B) para disputar simultaneamente as duas competições.
No entanto para tornar realidade estes sonhos primeiro é preciso exorcizar o diabo, ou seja: despachar o America. Assim o Macaé chegaria aos 16 pontos, com possibilidade de conquistar ainda mais três, e se distanciaria do Madureira e Volta Redonda, cada um com 12 pontos; Cabofriense, com oito e America, com sete, todos brigando contra o rebaixamento nas duas rodadas que restam. Um empate também serve, desde que a Cabofriense não vença o Vasco.
Nunca é demais lembrar que foi após uma vitória histórica e inacreditável contra o Vasco pelo placar de 3x1, nesta Taça Rio, que o Macaé bateu o recorde negativo em sua história acumulando quatro derrotas consecutivas, sendo obrigado a dispensar toda a comissão técnica, o gerente de futebol, trocar de treinador e dispensar o “cara” que foi contratado PA reforçar o time com status de craque.
O técnico Toninho Andrade, que em 2010 estava na mesma situação atual com o Macaé e foi substituído pelo Dario Lourenço. Acabou indo para Campos, pegou o Americano na lanterna e conseguiu “salvar” o clube campista na última rodada. Toninho já havia “salvado” o Cano de um inédito rebaixamento em 2009.
A vitória contra o Boavista já faz parte do passado, e Toninho sabe que ainda não pode comemorar. É preciso trabalhar durante esta semana visando o duelo com o desesperado America. Nesta quarta-feira (6) o treino será em dois períodos no campo do Horto, o coletivo apronto será na quinta-feira no Moacyrzão e na sexta o especialista em fugir do fantasma do rebaixamento comanda um treino tático e a tarde inicia a concentração para o jogo.
O técnico revela o segredo para superar as adversidades. "Não sou milagreiro. Preparo um esquema tático para não perder e faço ver ao elenco que ser rebaixado é ruim para a carreira de todos os envolvidos. Eles absorvem a mensagem, vão para o campo e dão tudo em busca dos três pontos, como aconteceu contra o Boavista. Foi a vitória da garra e da superação". Com essa mesma filosofia, o técnico ajudou o Americano a vencer o Macaé, que na época estava embalado pela vitória contra o Vasco na abertura da Taça Rio.
Para este confronto “decisivo” contra o time treinado pelo Marcelo Buarque, que antecedeu o Toninho e foi dispensado, apenas o goleiro Lugão desfalcará o Macaé. O zagueiro Ciro cumpriu suspensão e estará em condições de jogo. O confronto entre o Leão e o Diabo que a princípio seria às 15h30 foi remarcado às 18h30 deste próximo sábado (9), outra vez no Moacyrzão.





Nenhum comentário: