Radio Web InformaSom

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Caminhada Ecológica no aniversario da Restinga de Jurubatiba

Em comemoração ao aniversario do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, será realizado neste sábado (30) a tradicional caminhada ecológica. Este ano a Casa de Artes está preparando uma feijoada comemorativa com o preço especial de R$13 reais. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba estará completando 13 anos de criação com uma vasta programação no município de Quissamã, além dos municípios de Carapebus e Macaé. O Parna é uma das áreas de restinga mais preservada do litoral brasileiro, cuja fauna e flora encanta estudiosos e turistas. Com o tema “Você conhece o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba?” foram programadas diversas atividades como fóruns, exposições, caminhadas e cursos.
As atividades comemorativas começaram na quinta-feira (28) em Quissamã quando o Espaço Cultural José Carlos de Barcellos abriu as portas para uma audição com o tema “Um passeio pela memória da Restinga de Jurubatiba”. Nesta sexta-feira (29), às 14h, acontece a abertura oficial em Quissamã, no Centro Cultural Sobradinho, com apresentação da oficina de violino, formação da mesa oficial e palestra da Drª Cláudia Petean, do Museu Nacional da UFRJ, com o tema “A ciência além dos muros da universidade: Uma experiência que deu certo”. Na sequência, às 15h30, o público assistirá a mais uma palestra, desta vez com o tema “A importância de Jurubatiba para a conservação da toninha (Pontoporia blainvillei), o pequeno cetáceo mais ameaçado do Brasil” com o Dr. Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz.
De acordo com a responsável pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Eunice de Azeredo, ao final haverá confraternização pelos 13 anos de criação do Parque e bolo em comemoração ao aniversário.
No mesmo dia em Carapebus, às 9h, está previsto a diplomação da guarda ambiental da cidade como abertura oficial do evento no município, além de palestra com o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rogério Rocco, homenagem ao professor do NUPEM, Francisco Esteves, e confraternização na Estação Cultural do município.
E no sábado (30), às 8h, acontecerá o esperado passeio de bicicleta e a caminhada ecológica na Trilha das Garças-Bezerra, no Parna da Restinga de Jurubatiba, com saída no Centro de Visitantes da Praia de João Francisco, em Quissamã. Enquanto as pessoas se organizam para o passeio de bicicleta e para caminhada, será possível apreciar uma exposição sobre o tema “Preservação de Jurubatiba”, com obras produzidas pelos alunos da oficina de artes do Sobradinho, além de som ambiente comandado por um DJ.
Em seguida, às 13h, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma feijoada na Casa de Artes, no Complexo Cultural Fazenda Machadinha, pelo preço promocional de R$13 por pessoa. Na ocasião, ocorrerá apresentação de chorinho e jongo. Finalizando a programação, já em Macaé, no NUPEM/UFRJ, vai ocorrer o encontro de planejamento da pesca na Lagoa de Carapebus e entrega de kits de apoio aos pescadores tradicionais da lagoa de Carapebus. Vale ressaltar que a programação em comemoração iniciou na segunda e na terça-feira (dias 25 e 26) com atividades na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF) e no Rancho Ouro Preto, em Carapebus.



Nenhum comentário: