Radio Web InformaSom

sexta-feira, 18 de março de 2011

Macaé derrota o líder e avança na Copa Sudeste de Basquete

Jogadores do Macaé comemoram a classificação suada
Com uma vitória emocionante diante do líder Sorocabana pelo placar de 89 a 82, o Macaé Sports Basquetebol conseguiu a última vaga nas semifinais da Copa Brasil Sudeste de Basquetebol. O jogão aconteceu nesta quinta-feira (17) à noite no Ginásio do Juquinha, em Macaé. Ao término do jogo a torcida vibrou, mas os jogadores comemoram discretamente, pois ainda não tinham a certeza da classificação, pois dependiam de uma vitória do Tijuca.
Todos perneceram na quadra, com o Ginásio fechado, aguardando o resultado. O técnico Léo Costa e a estatística Fabiana se revezavam ao celular, em contato com o Rio de Janeiro. E após 39 minutos de espera, angústia, ansiedade e nervosismo chegou a noticia oficial que o Tijuca havia vencido o Olympico por 119 a 113 depois de três prorrogações e o Macaé enfim comemorou a sonhada classificação aos playoffs semifinais.
E o adversário do Macaé será de novo a Liga Sorocabana, em melhor de três jogos. O primeiro no dia 23, às 20h, no Juquinha, em Macaé; o segundo no dia 26, às 19h, em São Paulo e no dia seguinte, se for necessário, o jogo de desempate também em São Paulo. Na outra semifinal, O Tijuca encara o Rio Claro, na mesma condição.
O duelo vencido pelo Macaé nesta quinta-feira foi sofrido. Depois de um primeiro tempo equilibrado, com o Macaé indo para o intervalo perdendo pelo placar de 38 a 40, na volta dos vestiários a equipe macaense reagiu e fechou o terceiro quarto vencendo por 65 a 64, com uma bola de três do Mutombo.
No inicio do quarto e último período Thiaguinho aumentou a vantagem e acordou a galera.  Mas a Liga Sorocabana voltou a dominar o Macaé e passou a frente no placar. Vendo o tempo passar e tendo a necessidade de vencer o Macaé começou a arriscar e errar as bolas de três, só dava aro. Porém nos quatro minutos finais o Macaé acertou a mão nos lances livres e teve sorte. A começar pelo Marcelão, que acertou um lance livre e no segundo, sem querer, acertou o aro, pegou o rebote e cravou mais dois pontos. Gustavinho, o cestinha do Macaé com 16 pontos, foi outro jogador fundamental aproveitando os lances livres.
E quando parecia que o Sorocaba tinha desistido, cometendo muitas faltas e errando os arremessos, voltou a assustar e ficou revezamento com o Macaé à frente no placar. Restando dois minutos para o fim de jogo, Gustavinho acertou dois lances livres e o Macaé pulou na frente 81 a 80, para não mais perder. Na seqüência, o Macaé pressionou a saída de bola e forçou a equipe paulista a errar. Thiaguinho retomou a bola e sofreu falta quando buscava o contra-ataque. Marcelão também sofreu falta quando ia arremessar, e nos lances livres marcou mais dois pontos.
O Sorocaba continuou parando o jogo com faltas e o Macaé foi ampliando a vantagem no placar. Gustavinho cravou uma cesta, sofreu a falta e encestou o ponto de bonificação. Macaé 86 a 80. O cronometro ainda mostrava que restavam 33 segundos que pareciam intermináveis. Gustavinho perdeu um lance livre, acertou o outro, e aumentou a vantagem para sete pontos.
E para aliviar o sofrimento do torcedor macaense, Léo Crucillo justificou sua contratação como reforço para estes jogos decisivos, acertando mais dois lances livres e assegurando a vitória. O Sorocaba ainda diminuiu em dois lances livres, mas o tempo estourou e o Macaé venceu pelo placar de 89 a 82. Festa só nas arquibancadas... E muito tempo depois, na quadra com o time se abraçando e comemorando a classificação.
Leo Costa, técnico do Macaé, destacou o equilíbrio emocional da sua equipe, a garra e confia que o grupo tem condições de buscar a classificação para a final. “Valeu muito o espírito de luta do nosso time do início ao fim contra a líder do campeonato, uma equipe que tinha só uma derrota em 11 jogos. Isso mostra que estamos vivos na competição. Agora resta a preparação para a classificação da Super Copa Brasil”, avaliou o Léo. “Se jogarmos com esta determinação, não vamos perder pra ninguém”, completou o entusiasmado gaúcho Cristiano. A Copa Brasil Sudeste classifica três clubes para a Super Copa Brasil, marcada para 18 a 24 de abril, que qualifica as duas primeiras colocadas para o Novo Basquete Brasil em 2012.
O Macaé venceu heroicamente, superando muitas dificuldades, inclusive os dois meses de salários em atraso com: Gustavinho, Mutombo, Cristiano, Crucillo e Diegão. Entraram: Thiaguinho, Pietro, Vitinho, Alan, Marcelão e Gabriel. Apenas o garoto Massena, debilitado devido a uma virose, permaneceu no banco de suplentes.



Nenhum comentário: