Radio Web InformaSom

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dicas para tratar do catingoso chulé

Não é desagradável você tirar a chuteira ou o tênis na frente de alguém e sentir aquele odor desagradável? É bem comum que todos nó já tenhamos passado por isso, principalmente na nossa adolescência. Por mais que o nome seja engraçado (chulé), a graça para no nome mesmo nada mais. Muitas pessoas pensam que é o suor excessivo que prejudica, causando o mal cheiro, mas não é só ele que atua sozinho. Segundo dermatologistas, o material de conservação dos calçados também acaba influenciando no mau cheiro bem como a meia que você usa.
Qual a causa do chulé?
Ele é causado devido o suor excessivo na sola do pé. O problema é ainda agravado pela falta de higiene com esse membro, fazendo assim com que fungos e bactérias acabem se proliferando. Suar excessivamente pode ter relação também com doenças como a obesidade, hipertireoidismo e diabetes.
Como tratar o chulé
Não está mais aguentando o mau cheio de seus pés? Pois bem, separamos algumas dicas para você fazer em sua casa e dar adeus a esse mau cheiro que persegue você, literalmente!
- Use meia limpa: não vale aquela desculpa de “eu coloquei rapidinho”. Cada vez que você vestir o tênis, use uma meia limpa e de preferencia, uma meia de algodão, já que ela ajuda os pés a respirarem mais.
- Use talco: o talco específico para os pés podem conter ação desodorante e antibacteriana. Eles ajudam a absorver a umidade do calçado, mantendo o pé sequinho por amis tempo. Há talcos sprays que podem ser usados após o banho, ajudando ainda mais.
Como tratar o chulé? Veja as receitas caseiras
- Coloque o tênis no sol: é o mínimo que se pode fazer depois de usar um tênis. Quando chegar em casa, tire as palmilhas e coloque-o para secar no sol. O calor irá fazer com que o suor seque e diminua a proliferação das bactérias ali. É certo que se tire a palmilha quando colocar o seu tênis no sol, assim ajuda a secar ainda mais. Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Dê um intervalo mínimo de 01 dia.
- Seque bem o pé: eis uma questão difícil. Muitas vezes saímos do banho e vemos que o nosso pé já está “quase seco” e nunca pensamos que devemos secá-lo novamente. Seque bem, principalmente entre os dedos. Além do chulé, você se livra de micoses e frieiras.

Nenhum comentário: