Radio Web InformaSom

domingo, 26 de abril de 2015

Macaé Basquete derrota o Mogi e traz decisão para o Juquinha

 http://www.webtodasua.com.br/
Voltando a jogar muito bem e desta vez não permitindo o Mogi desgarrar no ultimo período, o Macaé calou o lotado ginásio Hugo Ramos na noite deste sábado (25), vencendo o jogo por 89x84. A torcida mogiana acreditou que seria mole e foi em peso para o "caldeirão". Com grande atuação do "americaense" Jamaal, a equipe do técnico Léo Costa ignorou completamente a pressão vinda das arquibancadas, vence e igualou a serie em 1x1. Agora, eles serão pressionados.
Em uma partida extremamente equilibrada durante os 40 minutos, o time macaense mostrou mais tranquilidade nos minutos finais e conseguiu a vitoria. Agora, a equipe do litoral norte-fluminense terá a oportunidade de fechar a série apoiada por sua fanatica torcida, no Ginásio do Juquinha. O terceiro jogo acontecerá na próxima quarta-feira, às 19h30, e a quarta partida será disputada dois dias depois.
Para vencer em solo mogiano e quebrar o mando de quadra dos paulistas, Macaé contou com um grande desempenho do armador norte-americano Jamaal, grande cestinha da partida, com 27 pontos, sendo expressivos 13 deles no último quarto. O jogador ainda registrou quatro bolas recuperadas, duas assistências e dois rebotes. Ele já tinha sido o "Dono da Bola" nas oitavas.
Outro nome fundamental para o êxito do Macaé foi o ala João Phylippe, que deixou a quadra com 16 pontos. Responsáveis por 15 e 14 pontos, respectivamente, o ala/pivô Fernando Mineiro e o pivô Atílio também foram cruciais para decretar o empate na serie. Do lado mogiano, os destaques foram os alas Shamell e Filipin, ambos com 20 pontos.
O pivô Atílio també foi fundamental no jogo coletivo do Macae

O jogo

Com pouco menos de um minuto, o clima de playoff já apareceu em quadra. Depois de uma sequência de faltas de Elinho, Jamaal teve a oportunidade de ir diversas vezes para a linha dos lances livres e Macaé abriu 5 a 0 de frente. Logo em seguida, Mogi passou a atuar com mais tranquilidade e no embalo de Shamell passou a pontuar com regularidade. Porém, do outro lado, Atílio apareceu muito bem no garrafão, Fernando Mineiro acertou duas bolas de três pontos praticamente seguidas e os visitantes seguiram tranquilos em vantagem (19 a 10).
Impondo um ritmo agressivo nos minutos finais do primeiro quarto, os donos da casa reagiram. Gustavinho e Paulão saíram muito bem do banco de reservas e deram uma nova cara ao time. Então, depois de marcar 15 pontos contra apenas oito dos rivais, os comandados do técnico Paco García reduziram a diferença no marcador para apenas dois pontos ao final da parcial inicial (27 a 25).
No início do segundo período, os paulistas até chegaram a se alternar com os mogianos na liderança, mas Gustavinho cometeu sua quarta falta e precisou ir para o banco de reservas. Depois disso, os mogianos não conseguiram manter a mesma intensidade e o jogo ficou truncado.
Diante de uma forte defesa por zona dos macaenses, Mogi passou a abusar dos tiros de três pontos e não obteve sucesso, com apenas dois acertos em dez tentativas. Enquanto isso, os representantes do Estado do Rio de Janeiro passaram a valorizar mais a posse de bola e conseguiram controlar o ritmo do jogo. Desta maneira, a equipe contou com boas participações dos experientes Márcio e Fernando Mineiro e partiu para o intervalo com três pontos de frente: 44 a 41.
Com muita disposição, Mogi voltou melhor dos vestiários e rapidamente assumiu a ponta do marcador. Depois de ficar em quadra por apenas 36 segundos no primeiro quarto, Elinho voltou concentrado e, com seis pontos e três assistências, foi uma das grandes figuras para a arrancada dos donos da casa. Após uma enterrada fantástica de Tyrone, os paulistas abriram quatro pontos de frente (56 a 52) e a torcida foi ao delírio nas arquibancadas do Hugo Ramos. Com a moral lá em cima, a equipe da casa finalizou o período com uma bela corrida e carregou oito pontos de vantagem para os dez minutos finais: 68 a 60.
Sem se abater, Macaé virou o jogo logo no início do último período. Com uma forte defesa e boas movimentações ofensivas, a equipe emplacou uma sequência de 11 a 2, assumiu a liderança (71 a 70) e obrigou o treinador mogiano Paco García a parar o jogo, com sete minutos para o fim. A partir de então, o jogo ficou lá e cá e as duas equipes passaram a se revezar na ponta do placar. Restando pouco menos de quatro minutos para o fim, os donos da casa tinham dois pontos de frente (77 a 75) e desta vez quem parou o jogo foi o comandante macaense Léo Costa.
Após o pedido de tempo, Macaé parou o ataque mogiano, conseguiu sete pontos seguidos em contra-ataques e abriu cinco pontos de frente (82 a 77). Em bela jogada individual, Shamell cortou a diferença no placar (82 a 79), mas no lance seguinte Jamaal jogou um balde de água fria na empolgação da torcida mogiana com uma bola de três pontos certeira (85 a 79). Depois disso, os donos da casa não conseguiram se reabilitar e os macaenses mostraram muita calma para confirmar a importante vitória fora de casa.
 http://www.webtodasua.com.br/
Confira o calendário completo da série entre Mogi (4º) e Macaé (12º):

Jogo 1 – Mogi x 72 Macaé
Jogo 2 – Mogi 84 x 89 Macaé
Jogo 3 – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 4* – 01/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi
*Se necessário

Com informaçoes da Liga Nacional de Basquete

Cano pega a Lusa na final da Santos Dumont

Ouça a nossa Rádio  http://www.webtodasua.com.br/

Sonhando com o retorno à elite do futebol carioca, o Americano derrotou o America por 3x2 neste sábado (25) no Estádio Giulite Coutinho, e vai disputar a Taça Santos Dumont contra a Portuguesa, que na outra semi eliminou o ngra dos Reis. Após ficar duas vezes em desvantagem no placar, o Cano conseguiu uma virada aos 44 minutos do segundo tempo. Mais uma vez o Mequinha ficou na semifinal do primeiro turno. 

O Americano começa a decidir a final da Taça Santos Dumont nesta quarta-feira contra a Portuguesa no Estádio Aryzão, em Campos. Já o America só retorna a campo no dia 13 de maio, quando irá encarar o Duque de Caxias na segunda rodada da Taça Corcovado, pois folga na primeira rodada.

America: Felipe; Muniz, Fábio Braz, Vagner Eugênio e Enric; Taércio, Darlan, Accioli (Steve) e Léo Rocha; Jean (Abedi) e Fábio Saci (Marcelinho). Técnico: Arturzinho. Americano: Vander; Anderson Kunzel, Ramon, Espinho e Noel; Abuda (Bobby), Yan (Tiago Corrêa) e Adrianinho; Ramon Costa (Nikson), Léo Guerreiro e Philip. Técnico: João Carlos Ângelo. O árbitro foi Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Daniel da Silva Araújo e Wander Luiz da Conceição.

Na outra semifinal, a Portuguesa derrotou o Angra dos Reis por 2x0 no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, e avançou para decidir o título do primeiro turno da Série B com o Americano. Os gols foram marcados pelo volante Victor Hugo e pelo atacante Allan, artilheiro do campeonato agora com nove gols.

Trans Parente                                                           Ouça a nossa Rádio  http://www.webtodasua.com.br/

Macaé vence o Itaboraí em amistoso no Moacyrzão

Novidade no ar  http://www.webtodasua.com.br/
Em mais um jogo-treino visando a Segundona do Brasileirão, desta vez colocando em campo o time considerado titular, o Macaé Esporte derrotou o Itaboraí, na tarde deste sábado (25) no Moacyrzão. O gol unico na vitória diante do time que vai disputar a Terceira Divisão do Carioca, foi marcado pelo meia Fernando Santos, aos 26 minutos do primeiro tempo. No dia anterior, com o time alternativo, o Macae perdeu por 1x0 para o Campos, que também disputará a Terceirinha do Rio.

No jogo deste sábado, o técnico Marcelo Cabo mandou a campo a base da equipe que disputou o último Campeonato Carioca, com Ricardo Berna; Max, Brinner, Filipe Machado e Diego; Juninho, Dos Santos, Fernando Santos, Aloisio, Pipico e Rodrigo Fumaça. O zagueiro Matheus Brandão foi o unico a entrar no amistoso substituindo o Fumaça.

Na derrota para o Roxinho de Campos, que tem estreia prevista na Terceirinha para o dia 3 de maio, contra o Artsul no Moacyrzão, o gol foi marcado pelo zagueiro Douglas. O tecnico do Leão colocou em atividade os recém-contratados Vitinho, meia ex-Barra Mansa e Henrique, lateral-direito que defendeu o Volta Redonda no Carioca. O Leão pode anunciar outros reforços na proxima semana. O clube busca entre outros, um atacante, e Fernandão pode reaparecer em Macaé.

Na próxima semana, o Macae Esporte fará seus dois últimos jogos-treinos antes da estreia na Segundona do Brasileiro, marcada para o dia 9 de maio, contra o Santa Cruz, no Moacyrzão. Os adversários dos próximos amistosos serão provavelmente dois clubes da Segundona Carioca.

Alan Brado

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Juquinha lotado inspirou o Macaé Basquete a encestar o Minas

Empurrado por uma galera vibrante que lotou o Juquinha, o Macaé Basquete encestou o Minas por 91 a 62 e fez 2 a 1 na série oitavas de final. Na noite desta quarta-feira (15), o Macaé começou perdendo o primeiro quarto, mas fechou sua defesa, virou o placar e venceu os outros três quartos com expressiva vantagem levando a galera ao delírio.

O confronto começou com superioridade minastenista, que venceu a etapa inicial por 24 a 19. Depois, só deu Macaé. Com marcação forte e muita velocidade no jogo de transição, a equipe do técnico Leo Costa sofreu apenas oito pontos no segundo quarto e 13 no terceiro, o que os permitiu não só virar o jogo como ir para o último quarto com 20 pontos de frente, diferença esta que pulou para a casa dos 30 pontos na etapa final.

Com 14 pontos, sendo 12 deles oriundos de quatro bolas de 3 pontos certeiras no último quarto, o jovem armador Pedrinho Rava, de apenas 19 anos, saiu do banco para ser um dos principais destaques do Macaé neste duelo. Também com 14 pontos, o também armador e ídolo Jamaal Smith ainda deu quatro assistências e foi mais uma figura importante do time vencedor, assim como Márcio, outro com 14 tentos.

Pelo time mineiro, que saiu vencendo a série em Belo Horizonte e agora sofreu a segunda derrota, teve como maior pontuador em quadra seu principal destaque na série: o jovem ala Danilo Siqueira, de 21 anos, que deixou a quadra com 15 pontos. Com 12 pontos, o ala/pivô Léo Demétrio, também garoto de 21 anos, também apareceu bem na derrota para o Macaé.

O quarto e decisivo jogo, que pode dar a inédita classificação na sequência dos playoffs ao Macaé ou igualar a disputa novamente e forçar a realização do quinto Jogo, acontece nesta sexta-feira (17), às 19h30, novamente no Ginasio do Juquinha, em Macaé. Se necessário, o quinto jogo acontecerá na segunda-feira (20), na Arena Minas, em Belo Horizonte, às 19h30. Mas a atuação do Macaé nos ultimos dois confrontos deixou o torcedor confiante em acabar com esta série no Juquinha, já imaginando o Mogi na sequencia do Novo Basquete Brasil.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Americano empatou com o São Gonçalo pela Segundona

Pela sétima rodada da fase classificatória da Taça Santos Dumont do Campeonato Estadual da Segundona de Profissionais, o Americano empatou em 2x2 com o São Gonçalo FC na tarde deste domingo (12) no estádio Aryzão, em Campos.
O resultado acabou sendo ruim para o alvinegro campista que saiu da zona de classificação após essa rodada. Agora com uma duzia de pontos o Cano é o quinto colocado do Grupo A. Já o time gonçalense, com meia duzia de pontos, está em sexto no Grupo B. 
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (15), às três da tarde. O Americano visitará o Angra dos Reis, no estádio Jair Toscano de Brito, e o São Gonçalo FC enfrentará o Gonçalense no estádio Alziro de Almeida.
Americano: Vander, Anderson, Ramon, Léo Gomes e Tiago Corrêa (Davi); Abuda (Nikson), Iuri, Ramon Costa (Bobby) e Adrianinho; Léo Guerreiro e Philip. Técnico: João Carlos. São Gonçalo FC: Victor Hugo, Dreivison, Fernando, Raphael e Ramon; Matheus, Guilherme (Robertinho), Walber e Felipe Linhares; Eduardo e Vaguinho (Camacho). Técnico: Marquinhos Pereira. O árbitro foi Pedro Goulart Martins, auxiliado por Marcelo da Silva Cardoso e André Luis da Silva Segundo.
No outro jogos deste domingo, o São Cristovão fez 3x0 no Queimados, no Luso Brasileiro. No Sábado (11): Goytacaz 2 x 0 Duque de Caxias, Gonçalense 1 x 0 América, Audax Rio 4 x 2 Mangaratibense, Ceres 1 x 1 Barra da Tijuca, Portuguesa 3 x 0 Olaria, Sampaio Corrêa 2 x 1 Barcelona e Angra dos Reis 1 x 0 São João da Barra.
Na classificação da Taça Santos Dumont, pelo Grupo A: 1º Portuguesa, 14 pontos (saldo: 7); 2º Gonçalense, 14 (saldo: 6); 3º Audax Rio, 13 (vitórias: 4); 4º Sampaio Corrêa, 13 (vitórias: 3); 5º Americano, 12 (saldo: 5 / gols pró: 11); 6º Goytacaz, 12 (saldo: 5 / gols pró: 10); 7º Ceres, 11; 8º São João da Barra, 8 e 9º São Cristovão, 7. Pelo Grupo B: 1º América, 14 pontos; 2º Angra dos Reis, 11; 3º Queimados, 8 (saldo: -4); 4º Olaria, 8 (saldo: -5); 5º Barra da Tijuca, 6 (saldo: -2); 6º São Gonçalo FC, 6 (saldo: -3); 7º Duque de Caxias, 6 (saldo: -4); 8º Barcelona, 5 e 9º Mangaratibense, 1 ponto.
A oitava rodada vai acontecer na quarta-feira (15), com bola rolando às três da tarde, em seis jogos: Barra da Tijuca x Audax Rio, em Guilherme da Silveira; Olaria x São João da Barra, no Mourão Filho; Barcelona x Ceres, no Luso Brasileiro; Queimados x Goytacaz, no Nivaldo Pereira; São Gonçalo FC x Gonçalense, no Alziro de Almeida e Angra dos Reis x Americano, no Jair Toscano de Brito. Mais tarde, às sete da noite, Duque de Caxias x Portuguesa, no Marrentã e Mangaratibense x São Cristovão (Jair Toscano de Brito). Fechando a jornada, às 20h, o América receberá o Sampaio Corrêa, no estádio Giulite Coutinho.

domingo, 12 de abril de 2015

Macaé Basquete derrota o Minas na prorrogação e empata a serie nos playoffs

O Macaé surpreendeu o Minas e empatou a série pelas oitavas de final do Novo Basquete Brasil em 1x1. Neste domingo (12), na Arena Minas, o Macaé chegou a abrir 20 pontos no placar, foi para o intervalo vencendo por 35 a 20 e na volta dos vestiários permitiu a reação dos minastenistas e cedeu o empate em 71 a 71, a menos de dez segundos para o fim, forçando um período extra de cinco minutos.

Nesta prorrogação, o Minas começou melhor, mas o Macaé voltou a equilibrar o duelo e acabou vencendo por um ponto de diferença (81 a 80), com parciais de 7/13, 8/22, 26/15 e 30/21. Na prorrogação, Macaé 81x80 Minas.

Agora, Macaé e Minas voltarão a jogar pelos playoffs, em Macaé. Os duelos serão na quarta-feira (15) e na sexta-feira (17/4), às 19h30, no Ginásio Tênis Clube de Macaé, o Juquinha. Caso seja necessária a quinta partida, ela será realizada novamente na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O norte americano Jamaal, do Macaé, foi o cestinha da partida com 23 acertos. Ele ainda obteve 100% nos lances livres, com 12 arremessos certeiros. Atílio, 15 pontos e três rebotes, e Eddy, 12 tentos e oito rebotes, também foram destaques.

Pelo lado do Minas, Alex foi quem mais pontuou, com 14 acertos, seguido por Irigoyen, com 13. Shilton foi bem na zona do garrafão ao apanhar 13 rebotes, sendo oito deles defensivos. Na parte ofensiva, entretanto, ele foi mais discreto ao marcar sete pontinhos.

O time que avançar nesta série vai encarar o Mogi das Cruzes nas quartas de final. A equipe paulista fez a quarta melhor campanha na fase de turno e returno. O Macaé terá a oportunidade de fechar a série em casa, caso vença os dois confrontos. O Minas precisa vencer ao menos uma aprtida para levar a decisão para Belo Horizonte.

Minas: Cafferata, Shilton, Irigoyen, Coelho e Leo Demétrio. Entraram: Danilo, Ansaloni, Alex e Pitico. Técnico: Demétrius Ferracciú. Macaé Basquete: Márcio, Eddy, George, Atílio e Jamaal. Entraram: Fernando Mineiro, João, Young, Pedrinho, Diego e De Bem. Técnico: Léo Costa. Os árbitros foram Marcos Benito, Fábio Kover e Gustavo Edson Mathias.

sábado, 11 de abril de 2015

Uma nova derrota pode eliminar o Macaé dos playoffs da NBB

Na inédita disputa dos playoffs do Novo Basquete Brasil, o Macaé estreiou com derrota para o Minas Tênis Clube, perdendo por 90 a 78, na Arena Minas, em Belô. Nesta fase de mata-mata do NBB, que pode terminar numa melhor de três jogos, com possibilidades de acontecer até mais dois jogos caso seja necessário, nesta sexta-feira, o time treinado pelo Leo Costa não conseguiu se reabilitar das quatro derrotas seguidas na fase anterior. 

Agora precisa vencer no domingo (12), às cinco da tarde, o mesmo adversario no mesmo local e continuar na briga por uma vaga nas quartas de final do sétima edição do nacional para enfrentar o Mogi das Cruzes. O terceiro jogo, e o quarto se necessário, serão no Juquinha em Macaé. O SporTV mostra este jogo ao vivo para todo o Brasil.

Nesta vitória diante do Macaé, o time do técnico Demétrius Ferracciú contou com grande atuação coletiva e teve quatro atletas registrando dígitos duplos na pontuação. Com destaque para o jovem ala/armador Danilo Siqueira, que saiu do banco e foi autor de 20 pontos em 29 tentados, e para o também jovem Henrique Coelho, com 16 pontos e sete assistências.

O clube de Belo Horizonte ainda teve no pivôs Ansaloni, que flertou com um duplo-duplo ao registrar 16 pontos e apanhar nove rebotes, e Shilton, responsável por 11 pontos, foram os outros destaque do Minas. Curiosamente, o cestinha deste duelo, foi o armador norte-americano Jamaal, do Macaé, acumulando 24 pontos.

O duelo

O confronto começou bastante movimentado e disputado ponto a ponto, com uma constante alternâncias de liderança de placar por parte das duas equipes. O armador norte-americano Jamaal Smith estava inspirado e foi responsável por dez dos 12 primeiros pontos do Macaé na partida. No entanto, foi com entrada dos reservas Márcio Dornelles e Otis George que o Macaé abriu uma pequena vantagem de cinco pontos ao final do primeiro período (21 a 16), repetindo o resultado de inicio dos ultimos confrontos, porém perdendo sempre nos minutos finais.

Todo este bom primeiro quarto feito pelos macaenses foi superado pelos mineiros após uma sequencia de pontos chegado nos 15 a 3, nos cinco primeiros minutos da parcial, com direito a dez pontos do jovem ala Danilo Siqueira. Esta sequência não só devolveu ao Minas a dianteira no placar como também os deixou com sete pontos de vantagem (31 a 24). O escrete macaense fez seis pontos seguidos e voltou para o jogo (31 a 30), mas os minastenistas voltaram a ter superioridade em quadra e foram para o intervalo vencendo por 39 a 33.

Na volta dos vestiários o Minas continuou encestando e abrindo 11 a 3 nos primeiros quatro minutos, aumentando a vantagem no placar em 14 pontos (50 a 36). Passou a atuar com mais tranquilidade em quadra, encerrando a terceira etapa com 15 pontos de vantagem: 63 a 48. O Macaé não esboçava reação.

No último quarto, o Minas manteve a pegada forte e foi aumentado a diferença no placar. Bastante acionado e acertando os arremessos, o pivô Ansaloni anotou dez pontos e ajudou o clube de Belo Horizonte a abrir 19 pontos de vantagem (80 a 61). O Macaé ainda tentou incomodar nos últimos minutos, chegando a reduzir o prejuízo para nove pontos (83 a 74) com pouco menos de dois minutos para o apito final. Mas o time não teve forças para uma possível virada, sendo derrotado no jogo que abriu a série: 90 a 78. Resta tentar o empate no proximo jogo e levar a "decisão" para Macaé.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pela primeira vez nos playoffs do Novo Basquete Brasil

Começa nesta sexta-feira (10), às sete e meia da noite, na Arena Minas para o Macaé Basquete o inédito playoffs do Novo Basquete Brasil, duelando com o Minas Clube. A equipe mineira terminou a primeira fase na 5ª posição enquanto o escrete fluminense conquistou a ultima vaga (12º), beneficiado pelas derrotas de Uberlandia e Basquete Cearense na penultima rodada. O Macaé teve uma sequencia de quatro jogos em casa, precisando vencer apenas um e perdeu todos.

Agora precisa vencer para avançar na competição. As séries das oitavas, assim como as quartas e as semifinais, serão disputadas em uma melhor de cinco jogos. As duas primeiras partidas acontecerão na casa da equipe de melhor campanha, assim como um possível quinto jogo, enquanto que os duelos 3 e 4 serão sob os domínios do time de pior campanha na fase de classificação.

Os dois primeiros jogos contra o Minas Tênis Clube serão nos dias 10, às 19h30 e no dia 12, às 17h, ambos na Arena Minas, em Belo Horizonte. Este jogo no domingo será transmitido ao vivo pelo SporTV. O terceiro jogo será no dia 15(quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé, com transmissão ao vivo pela WEB. Caso um mesmo time vença os três jogos, estárá automaticamente classificado às quartas de finais.

Caso seja necessário, o quarto jogo acontecerá no dia 17(sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé. O quinto jogo só será necessário caso este confronto chegue ao empate em 2x2. Este quinto e deciso jogo de desempate está previsto para o dia 20 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Punição ao Barra Mansa praticamente salva o Boavista

O Barra Mansa foi punido com a perda de 15 pontos e está automaticamente rebaixado à Segundona de 2015. Mas ainda cabe recurso, no entanto dificilmente o Leão do Sul conseguirá reverter a situação. Com isso, na última rodada do Campeonato Carioca, quatro equipes vão brigar para fugir da unica vaga que resta para o rebaixamento. 
Como o regulamento não prevê critérios de desempate na luta contra o descenso, a fuga da Segundona do Estadual pode ser decidida em um Quadrangular, Triangular ou ser disputado por duas equipes e jogos extra em campo neutro, provavelmente em Macaé.
Agora o Barra Mansa é o lanterna com -7 pontos, Boavista e Nova Iguaçu dividem a vice-lanterna com 7 pontos. O Verdão recebe o Friburguense em Bacaxá, enquanto o Laranja da Baixada encara o Flamengo no Moacyrzão, em Macaé. Em caso de vitórias, ambos alcançariam a pontuação do Tigres, que recebe o rebaixado Barra Mansa. Se o time de Xerém for derrotado em Los Larios, e a Cabofriense, atualmente com 9 pontos, empatar com o Bonsucesso, quatro equipes terminariam empatadas com 10 pontos. 
O regulamento do Estadual, em seu artigo 15º, obriga a formação de um Quadrangular com jogos de ida e volta neste caso. Mas na logica o Tigres vencerá, com possibilidades de até ganhar por Win Out. Ou seja, sem precisar entrar em campo.
De acordo com o item II deste artigo, “no caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno”.
O regulamento também prevê que, em caso de apenas duas equipes empatadas na penúltima colocação, o time rebaixado será decidido em dois jogos extras, disputados em campo neutro. Esta será a situação se o Barra Mansa, que tem 8 pontos, for derrotado pelo Tigres, e Boavista ou Nova Iguaçu apenas empatarem seus jogos. No entanto, caso ambos empatem e cheguem aos mesmos 8 pontos do Barra Mansa, o descenso seria definido não mais em um quadrangular, mas em um triangular da morte.
Já o último parágrafo do artigo 15º, por outro lado, estabelece que "havendo empate em pontos ganhos entre duas ou mais associações ao final do returno do grupo X serão aplicados, para fins de classificação, os critérios de desempate estabelecidos no art. 6º". Ou seja: caso o Quadrangular ou Triangular terminem com dois times em igualdade de pontos, voltam a valer os critérios previstos, por exemplo, para a classificação às semifinais do Estadual, a saber: número de vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto, número de cartões e sorteio.
A punição ao Barra Mansa, se confirmada, salvará um clube do rebaixamento. E o clube que tem mais chances de permanecer na elite do futebol carioca é o Boavista. Basta vencer o Frisão em Bacaxá e torcer para o Nova Iguaçu não ganhar do Flamengo. 
Sendo rebaixado, o Barra Mansa corre o risco de seguir a mesma trajetoria do Quissamã e Cardoso Moreira, que só disputaram uma temporada na Primeirona e ao retornarem à Segundona fecharam as portas. Têm ainda outros exemplos como o Campo Grande, Itaperuna e Serrano, que ao serem rebaixados nunca mais voltaram. O tradicional Campusca ainda rala na Terceirona, os outros dois, não disputam mais nada.
A última rodada desta fase classificatória do Carioca, com bola rolando em todos os jogos às 22h desta quarta-feira, terá: Vasco x Volta Redonda, em São Januário; Nova Iguaçu x Flamengo, no Moacyrzão; Botafogo x Macaé, no Nilton Santos;Madureira x Fluminense, no Raulino de Oliveira; Bangu x Resende, no Giulite Coutinho; Boavista x Friburguense, no Eucyr Resende; Cabofriense x Bonsucesso, no Alair Corrêa e Tigres x Barra Mansa, no Los Larios.

Tapetão pode ter "livrado" o Boavista

Nesta segunda-feira (6), o Barra Mansa foi julgado por escalar jogadores de forma irregular e acabou punido com a perda de 15 pontos pela Justiça Desportiva do Rio de Janeiro. Com isso, acabou despencando para a lanterna do Campeonato Carioca e consequentemente rebaixado.
Além da perda de pontos, o Barra Mansa terá que pagar uma multa de R$ 5 mil. Na tabela de classificação, ficou com -7 pontos, tirando Boavista da zona de rebaixamento. O caso ainda cabe recurso, mas as chances de reverter o quadro são consideradas mínimas, já que acabou sendo punida por unanimidade e se atrapalhou na hora de fazer sua defesa durante o julgamento.
O pivô do caso foi o zagueiro Romulo, que atuou em cinco partidas antes de ser inscrito na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Contra o Volta Redonda - um dos cinco jogos -, Wesley, que até hoje não está regularizado, ficou entre os suplentes.
A punição ainda poderia ser maior. O Barra Mansa poderia ter perdido 22 pontos, caso a comissão julgadora incluisse o jogo diante da Cabofriense e tirarasse os pontos do clube conquistados dentro de campo. A multa de 5 mil também foi simbólica, baseada no  CBJD.
De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), há punição com perde de pontos se “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. Além da perda de três pontos mais os pontos conquistados no(s) jogo(s), também está prevista de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Esta é a oportunidade do momento e o negocio do futuro.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Macae Basquete perde jogo e ganha vaga inedita nos playoffs do NBB

Pela terceira vez consecutiva o Macae Basquete perdeu e deixou a galera frustrada no Ginásio do Juquinha. Apesar da derrota por 81 a 79 para o vice-lider Limeira, o Macae foi beneficiado pelas derrotas do Basquete Cearense e o Uberlândia, e com isso garantiu a tão sonhada e inédita classificação para os playoffs do Novo Basquete Brasil.
 
Com esta combinação de resultados, mesmo que O Macaé não vença o ultimo jogo desta fase classificatória, na proxima sexta feira contra o Rio Claro, não será ultrapassado. No minimo, terminará em igualdade de pontos com o Basquete Cearense ou Uberlandia, caso ambos vençam ou um dos dois.
 
No criterio de desempate, o Macaé garante a vaga pelo confronto direto contra ambos.
O Macaé deixou a vitória escapar nos segundos finais e teve como destaque o pivô Atílio. O jogador foi o cestinha do jogo com 26 pontos, além de sete rebotes recuperados. Pelo lado do Limeira, David Jackson e Deryk foram os destaques.
 
Na última rodada, o Macaé recebe o Rio Claro, no Juquinha, na próxima sexta-feira. Já o Limeira joga contra o Flamengo, no mesmo dia, no Tijuca Tênis Clube.

Barra Mansa corre o risco de ser rebaixado no Tapetão

Se no campo não estava tão facil para o Barra Mansa permanecer na elite do futebol carioca, o rebaixamento poderá ser oficializado na próxima segunda-feira (6), no Tapetão, caso o clube seja punido.
 
A 5ª Comissão Disciplinar do TJD/RJ acolheu a denúncia da Procuradoria e vai julgar o clube por ter supostamente escalado o zagueiro Rômulo de forma irregular por cinco vezes e o volante Jean por uma vez.
 
O processo pode render a perda de 25 pontos por parte do Leão do Sul, o que o rebaixaria automaticamente.
 
A denúncia partiu do Nova Iguaçu, que entrou com um recurso no TJD que foi aceito pela Procuradoria. O clube foi incurso no art. 214 do CBJD que prevê, além da perda dos pontos, multa que varia de R$ 100 reais a R$ 100 mil reais.
 
O QUE DIZ O ARTIGO

Art. 214: Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.
 

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
 

§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator.
 

§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados.
 

§3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.