Radio Web InformaSom

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os GRANDES do Rio na Copa São Paulo de Juniores


Vai começar mais uma temporada do futebol brasileiro, com a Copa São Paulo de Futebol Junior dando o ponta pé inicial. Os quatro grandes times do Rio de Janeiro serão representados por suas fortes equipes de juniores. Neste ano, a competição será realizada entre os dias 3 e 25 de Janeiro e apresentará algumas novidades para o público. A principal está na adesão de quatro clubes no evento, totalizando 96 equipes participantes, com isso, serão 24 grupos disputando a taça, um a mais do que no ano de 2011.
O Flamengo, atual campeão da Copa São Paulo é um dos favoritos a levantar o título este ano, pelo que apresentou em 2011. O Flamengo disputou vários campeonatos mantendo um nível técnico alto em todos eles, inclusive, conquistando a Taça Rio e o o Torneio Octavio Pinto Guimarães. O técnico Paulo Henrique permanece no comando da equipe, e com ele, foram revelados alguns jogadores que já participam do elenco profissional, entre eles: Muralha e Thomas. Além disso, o clube irá apostar em promessas que já estão interessando o treinador da equipe principal, é o caso do Adryan, Vitor Hugo, Pedrinho, Marlon e Fernandinho.
Discreto, a beira do campo, o ex-diretor de futebol do Quissamã e treinador Paulo Henrique que está no clube desde 2009, vem mostrando sua habilidade de formar profissionais. A equipe profissional do flamengo, está recheada de jogadores que passaram pelo treinador como Negueba, Luiz Antônio, Thiago Galhardo, e Diego Mauricio. Quando dirigia o Quissamã, com o pai Paulo Henrique, Paulinho trabalhou com o lateral Cortês. Com estreia prevista para o dia 3 de Janeiro, às 21h, o Flamengo estará no Grupo I, com sede em São Carlos, e terá como adversários na primeira fase as equipes do São Carlos, Aquidauanense-MS e o União São João.
O Botafogo mantém seu processo de reestruturação da equipe de juniores através da atual diretoria e do presidente Mauricio Assumpção, que tem como um de seus focos no clube, a valorização da base. A melhoria está sendo visível, este ano o Botafogo foi semi-finalista da taça OPG e campeão carioca, título que foi muito comemorado pelo clube pois a base estava há 11 anos sem um título. Pelo menos dois jogadores desse elenco merecem destaque. O goleiro Luís Guilherme, com passagens pelas seleções de base, e o meio campista Vitinho que bastante veloz e técnico, lembrando e muito o meia-atacante Maicossuel dos profissionais. O Botafogo estreará na competição no dia 4, às 19h, pelo grupo W contra o Americano-MA. Com sede em São José dos Campos, estão no mesmo o Vila Nova-GO e o mandante São José.
O Fluminense passou por um processo de reformulação do elenco. Contratou muitos reforços no meio do ano e mesmo assim conseguiu alcançar três finais: a taça BH onde perdeu para o Atlético/MG, a final da OPG onde perdeu para o Flamengo e o Brasileiro Sub 20, perdendo para o America/MG. Com esse destaque nas competições, alguns jogadores começaram a interessar a equipe profissional. O meia Lucas Patinho e o atacante Samuel, estão garantidos na pré- temporada que irá acontecer em Mangaratiba no início de 2012. O Fluminense estará no grupo C, e irá estrear no dia 5 contra o JI-Paraná-RO, às 21h. O grupo que tem sede em Ribeirão Preto tem também como participantes na primeira fase o Olé Brasil e o Mogi Mirim.
E o Vasco mesmo sem grandes conquistas em 2011, conseguiu montar um elenco bastante competitivo para o ano de 2012 devido ao projeto de longo prazo que é feito no clube. Segundo o treinador Galdino, a intenção do clube é primeiro formar o cidadão e depois transformá-lo em profissional. Ele destaca que a “garotada” aprende desde jovem, que cada dia fica mais difícil conseguir uma vaga no time profissional, por isso todos do grupo tem que se esforçar ao máximo para conquistar esta vaga.
O clube leva para São Paulo jogadores com destaque na categoria de base como Marlone, Luciano, Ian e Allan. Galdino também destaca o jovem Guilherme, de apenas 17 anos, que já está na seleção brasileira Sub-20 e a qualquer momento estará pronto para ser promovido ao elenco profissional do clube. O Vasco da Gama estreia no dia 5, às 16h, pelo Grupo O contra o Colo Colo-BA. No mesmo grupo, o clube ainda encontrará na primeira fase o Taubaté-SP e o Clube do Remo-PA.

Nenhum comentário: